segunda-feira, 3 de junho de 2013

CÂMARA FEDERAL

Discurso proferido na Câmara Federal pelo Deputado Mauro Benevides, na sessão do dia 29 de maio de 2013 


Senhor Presidente, senhoras e senhores Deputados:

Durante os últimos trinta dias, nesta Casa não mais se registrou debate em torno da Reforma Política, numa subestimação a um tema de inquestionável relevância para os nossos rumos democráticos.
É certo que, seguidas vezes, cheguei a defender alguns itens do Parecer Henrique Fontana, particularmente o Financiamento Público da Campanha, indispensável para o predomínio, nas próximas competições, de princípios éticos inafastáveis.
Neste breve esforço a que me propus, reputo indispensável o retorno dessa temática à nossa Ordem do Dia, em face do princípio da anterioridade, previsto na Carta Magna em vigor.
Considero que ainda remanesce dúvida quanto à decisão sobre a Lista Preordenada, embora a sistemática  BELGA haja sido indicada, para evitar a despersonalização do voto.
Até 30 de junho, bem que este Plenário poderia deliberar a respeito, restabelecendo a confiança popular em nossa atuação no aprimoramento das refregas eletivas.
Reitero, pois, com redobrada ênfase, a minha advertência em relação à proximidade de outubro vindouro – data limite para a adoção dos novos regramentos.
A Reforma Política torna-se, pois, improrrogável, nada explicando a procrastinação, até aqui lamentavelmente registrada, para desprestígio do Parlamento Nacional.
Que o Presidente Henrique Eduardo Alves promova as indispensáveis articulações, inserindo a matéria na pauta de nossa Ordem do Dia, pra que salvemos a imagem desta Casa e de seus integrantes de omissão verdadeiramente imperdoável.
Se assim não ocorrer, frustrar-se-á a expectativa daqueles de cuja confiança somos legítimos detentores.
Fica, pois, a advertência na certeza de que os nossos Pares sentir-se-ão motivados para participar de tão magna discussão e votação consequente.
                                               MAURO BENEVIDES
                                                                        Deputado Federal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário