sexta-feira, 14 de junho de 2013

CENTRO HISTÓRICO - REVITALIZAÇÃO

Prefeitura discute financiamento para imóveis privados no Centro Histórico

             

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, promoveu, nesta sexta-feira, 14, na Casa da Cultura, uma reunião com proprietários que tiveram as propostas classificadas no Programa do Governo Federal de Financiamento para Recuperação de Imóveis Privados no Centro Histórico de Sobral. Participaram da reunião, o Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Ceará, Ramiro Teles, a Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes, e o Presidente do Instituto de Urbanismo do Município, Campelo Costa, e técnicos.
De acordo com o Superintende do Iphan no Ceará, Ramiro Teles, o objetivo da reunião é monitorar como está ação neste momento, informar aos proprietários e identificar os pontos fracos para aperfeiçoar o processo num segundo edital.

 

No edital do programa, lançado em julho de 2012, foram classificadas 10 propostas, que passam por ajustes nos projetos. A iniciativa, parte do PAC das Cidades Históricas, é promovida pelo Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em convênio com a Prefeitura de Sobral e Banco do Nordeste do Brasil (BNB), oferece linha de crédito a proprietários (pessoas físicas ou jurídicas) e a justos possuidores (inquilinos, promitentes, compradores) para recuperação de imóveis privados, localizados na área tombada do Centro Histórico, visando à preservação do patrimônio cultural.

No Ceará, quatro municípios foram contemplados nesse programa (Sobral, Aracati, Viçosa do Ceará e Fortaleza) e, destes, Sobral e Fortaleza receberam o maior aporte financeiro, R$ 3 milhões. Segundo o Superintende do Iphan no Ceará, Ramiro Teles, Sobral foi uma das cidades que teve a maior quantidade de propostas. “Imaginamos que essas propostas tenham um efeito multiplicador quando as obras forem iniciadas. Sobral é a cidade que está mais adiantada em todo o processo porque os 10 proponentes já se apresentaram ao banco e tiveram o cadastro aprovado e agora estamos na fase de receber os projetos para análise técnicas e ajustes, que já estão sendo feitos”,

FINANCIAMENTO
O financiamento é concedido a juros zero, com carência de seis meses após a conclusão de obras e até 15 anos para pagar. Todos as propostas classificadas somam cerca de R$500 mil. A Prefeitura deve lançar uma segundo edital logo que inicie as obras desse primeiro.

O financiamento integra o Projeto Sobral Novo Centro, que prevê uma série de ações de revitalização, modernização e preservação do Centro Histórico de Sobral. A ideia é promover a manutenção e a recuperação de imóveis privados localizados na área tombada da cidade.
Fonte: blog da PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário