terça-feira, 25 de junho de 2013

CIÊNCIA

Cientistas podem ter encontrado até sete planetas em torno de estrela
Cientistas estimam três exoplanetas em torno da estrela Gliese 667C.Dados foram obtidos com a ajuda de telescópios do ESO.
Uma equipe de astrônomos do  Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira (25) a descoberta de um sistema de até sete planetas que orbita a estrela Gliese 667C, sendo que três deles seriam exoplanetas, com forte possibilidade de existir ali alguma zona habitável.

Estudos anteriores apontaram que a estrela Gliese 667C abrigava três planetas, um deles considerado uma super-Terra. Agora, após uma reavaliação do sistema, os astrônomos acrescentaram novas observações feitas com o equipamento Very Large Telescope, do ESO.
Com isso, encontraram provas de que pode haver até sete planetas em torno da estrela. Os cientistas confirmaram que três desses planetas seriam exoplanetas.
A Gliese 667C tem um terço da massa do Sol, encontra-se na constelação de Escorpião e é uma estrela fria e tênue. Isso faz com que a zona habitável se encontre em uma área do tamanho da órbita de Mercúrio, muito mais próximo da estrela do que no caso do nosso Sol.

Do G1 em São Paulo - 25/06/2013 11h24 - Atualizado em 25/06/2013 11h31

Nenhum comentário:

Postar um comentário