terça-feira, 25 de junho de 2013

ECONOMIA DOMÉSTICA

“O pão nosso de cada dia”, pode ficar mais caro, por causa da alta do dólar
A quebra na safra de trigo na Argentina levou o Brasil a importar mais o cereal dos Estados Unidos e Canadá, deixando os derivados mais sensíveis à alta do dólar, que subiu 5,7% na semana passada. Com isso, o brasileiro poderá sentir, em breve, um aumento no preço do pãozinho.
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria do Trigo nos Estados do Pará, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte (Sindtrigo) e diretor executivo do Moinho Dias Branco, Luiz Eugênio Pontes, com a queda da produção na Argentina, o Brasil passa a importar dos Estados Unidos e do Canadá. O trigo é impactado diretamente pela alta do dólar. “Além do preço do produto, o frete também é pago com dólar”, disse.
Vale salientar que, para diminuir os altos preços das sacas americanas e canadenses, o Governo Federal estabeleceu até 31 de julho, a liberação da cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC)  de 10%, em relação ao valor da saca, para países que não sejam do Mercosul.
Luiz Eugênio diz ainda que a medida não é suficiente, pois a nova safra argentina só começaria a chegar ao Brasil em dezembro, até quando durariam as importações da América do Norte. Portanto, entre agosto e novembro, a taxa incidiria sobre a importação. [...]
Isso equivale dizer que “o pão nosso de cada dia” vai ficar mais caro? Ora se...!
Fonte: Cia Docas

Nenhum comentário:

Postar um comentário