quinta-feira, 6 de junho de 2013

ECONOMIA RURAL

Prefeitura desenvolve projeto de cultivo de milho e sorgo em parceria com Agricultores Familiares para melhorar a convivência com o Semiárido

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária – SEAGRI, com a participação de 14 Agricultores Familiares dos assentamentos de Flores e São José, do Distrito de Aracatiaçu, está desenvolvendo um projeto de cultivo de forragem de milho e sorgo nas áreas da Escola Agrícola para produção de 200 toneladas de ensilagem.

O projeto surgiu da necessidade emergencial que os pequenos produtores dos assentamentos rurais enfrentam em época de estiagem para dar continuidade a produção e sustentabilidade dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos. "A ideia é manter os produtores economicamente ativos em época de estiagem evitando a venda de seus rebanhos possibilitando a sua subsistência”, destaca a Secretária, Luiza Barreto.
O Projeto coordenado pelo engenheiro agrônomo da SEAGRI, Beto Machado, iniciou no dia 4 com o preparo da área(aração e gradagem) e o plantio pelos próprios produtores. Os trabalhos, após dois meses, seguirão as seguintes etapas: a colheita, o transporte da produção para os assentamentos e assistência técnica para acondicionamento da Produção, por meio da ensilagem.
A Secretaria da Agricultura e Pecuária ficou responsável pela Contratação da Mão de Obra para Irrigação, doação de sementes, transporte do produto final para a localidade, sistema de irrigação, compra de lona para embalagem da silagem, hospedagem e alimentação dos produtores durante época do plantio e colheita e translado dos produtores dos assentamentos para a Escola Agrícola e retorno dos mesmos aos assentamentos. Já aos Produtores, coube a Mão de Obra para o plantio, utilizando a técnica de linha corrida proporcionando uma maior produção de forragens e grão por metro linear, para a colheita e acondicionamento da produção.
A produção de silagem é uma alternativa que solucionará de imediato a falta de alimento para o rebanho oportunizando aos agricultores rurais a sua subsistência durante o período da seca.
SEAGRI-Sobral - Siomar Ziegler - Jornalista_DRT/CE 10.884 97

Nenhum comentário:

Postar um comentário