segunda-feira, 3 de junho de 2013

ELEIÇÕES 2014 - SUCESSÃO PRESIDENCIAL

Corrida eleitoral: para alguns políticos, 2014 já começou
De dois em dois anos, os eleitores brasileiros deparam-se como uma nova eleição. A próxima, em 2014, será para a escolha do novo presidente da República e seu vice, senadores e deputados federais.

Detenhamo-nos, por ora, somente na sucessão presidencial. Pois bem. Faltando mais de um ano para registro dos candidatos à concorrência com Dilma às eleições de 2014, os principais atores da disputa parece já estarem definidos, haja vista suas exposições em público. 
Se para o eleitor o 5 de outubro ainda parece distante, para quem sonha subir a rampa do Palácio do Planalto o tempo se apresenta urgente. Tendências já polarizam forças. Debates e ideias já se apresentam, gerando tensões que esquentam as relações políticas atuais.


Mesmo sem nada ainda estar definido, o eleitor brasileiro, possivelmente, já sente que terá à sua disposição, em 2014, Dilma Rousseff (PT) – candidata natural à reeleição -, Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (?) – concorrentes à sucessão presidencial. Alguns observadores cogitam que uma candidatura possa até vir a compor com outra, mas pelas posições adotadas até agora o quadro vai permanecer mesmo como está. Ademais, dificilmente surgirão opções diferentes vindas de composições de outros partidos do País.
Nas inserções de programas eleitorais de partidos na mídia já se assiste a trocas de críticas e farpas protagonizadas pelos supostos pré-candidatos ou mesmo dirigentes de agremiações políticas, antecipando o debate a nível nacional, contaminando os bastidores da política. Adesões a propostas “vantajosas” ou recomposições de alianças estaduais e municipais já se afiguram, mesmo que de longe.
Sinais que demonstram essas preocupações já começam a aparecer: nas últimas semanas, a presidente Dilma tem recebido pressões de aliados políticos seus, que passam a negociar possíveis apoios em votações no Congresso e no processo eleitoral do próximo pleito.
Do observador político do blog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário