quarta-feira, 12 de junho de 2013

EXPOSIÇÃO/FEIRA

Lançada 51ª Exposição Agropecuária e Industrial da Zona Norte do Ceará – Exponorte



Foi lançada, neta terça-feira, 11, na Casa da Cultura, a 51ª Exposição Agropecuária e Industrial da Zona Norte do Ceará (Exponorte). Este ano, a Feira acontece de 3 a 7 de julho, no novo Parque de Exposições de Sobral. O Prefeito Veveu falou da função histórica da Exponorte, que destaca a agropecuária como importante atividade para o surgimento e desenvolvimento de Sobral. A ideia do Prefeito é, a partir das propostas debatidas na Exponorte, propor ações voltadas para o desenvolvimento do setor.

De acordo com a Secretária da Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto, a Exponorte será um grande evento técnico voltado ao produtor rural, ao agricultor familiar e à comunidade técnica e científica da agropecuária. “Vamos transformar este vento numa grande discussão sobre tecnologias, práticas e ações voltadas à convivência com o semiárido.”

Segundo o Presidente da Associação dos Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará, Marcílio Araújo, a Exponorte, que é o maior evento da Zona Norte, deve reunir, em média, 800 animais. Haverá, também, exposição de cerca de 100 cavalos Mangalarga.

Serão realizadas palestras, oficinas, Encontro de Prefeitos e secretários, Agrocafé, Festival da galinha caipira, feiras, vasta programação cultural, além das exposições. A expectativa é que a Exponorte reúna mais de 80 mil visitantes, movimentando a economia local. A principal meta do evento é fortalecer o setor, reunindo criadores e produtores rurais, profissionais do segmento, agroempresários e instituições de ensino técnico superior e de difusão de tecnologia para promover a comercialização de animais, difusão de tecnologias inovadoras, comercialização de máquinas e equipamentos agrícolas, apresentação de novas raças e tipos de animais.

A 51ª Expornorte é uma realização da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, e Associação dos Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará (ACNEC) e conta com a parceria da Fetraece, Ieducare, IFCE, Instituo Agropolos do Ceará, Faculdades Inta, Senai, Sesc, Sebrae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, UVA, UFC, Embrapa e Ematerce. 
Fonte: blog PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário