terça-feira, 4 de junho de 2013

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Prefeitura e Universidade realizam aulas de campo para o desenvolvimento de Agentes de Extensão Rural


A Prefeitura de Sobral, por meio das Secretarias da Agricultura e Pecuária – SEAGRI e da Secretaria da Juventude, em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acarau – UVA, através da Pró-Reitoria de Extensão, deram início, dia 31 de maio, às aulas de campo com alunos de várias turmas do Curso de Zootecnia, para aprendizagem de produção de silagem.
As aulas fazem parte das ações de desenvolvimento de Agentes de Extensão Rural com objetivo de oportunizar a aproximação dos conhecimentos teóricos com a prática vivenciando o cotidiano do produtor rural na busca por novas alternativas para a melhor convivência com o semiárido. A técnica que foi repassada pelos técnicos da SEAGRI foi a de produção de silagem.
Iara Arruda, estudante, considera que, “a ação, é muito benéfica para nós, estudantes, porque a gente pode conhecer na prática o que se viu na sala de aula, já que a universidade, está mais preocupada em repassar conhecimentos teóricos e de pesquisa e se esquece na maioria das vezes de promover a vivencia prática de todas as teorias estudadas. Acaba que o aluno, sai um técnico, um profissional muito teórico que desconhece as realidades do campo e do produtor rural ”.
A aula de silagem aconteceu nas terras do produtor rural, José Arteiro Mesquita, que tem criação de Ovinos. Para ele, a aula foi um processo de aprendizagem. “Nunca tinha tido esta oportunidade de participar de uma aula com jovens da universidade. Aprendemos esta nova técnica de ensilagem que vai melhorar muito a nossa criação. Antes, perdia muito capim porque não tinha como armazenar. Agora, acho que esta experiência vai dar certo. Eu cedi o espaço do meu sítio e o material para a produção de silagem, e o vizinho, que é o Vanderley Alves Pereira, entrou com a mão de obra, a Secretaria deu assistência técnica. A produção vai ser dividida entre nós. Eu, na criação de ovinos e o Vanderley na criação de caprino e todo mundo sai ganhando”, acrescenta José Arteiro.

SAIBA UM POUCO MAIS:

Silagem é um método de conservação de forragem para alimentação animal que retêm as qualidades nutritivas do material original. A matéria orgânica utilizada é em geral proveniente da colheita de plantações comerciais, usualmente leguminosas ou gramíneas as quais são cortadas em pequenos fragmentos, os quais são armazenados em silos verticais ou trincheiras revestidas com plástico ou compactados em fardos herméticos revestidos por um filme de plástico hermético. O material resultante, designado também por silagem, é utilizado como alimento de animais ruminantes, nas épocas de escassez de alimento natural, em época de seca.

O armazenamento de forragens


Em resultado da produção desigual de forragem ao longo de cada ciclo climático anual, em particular nas regiões do semiárido, com marcadas variações sazonais de temperatura do ar, disponibilidade de água no solo e insolação, torna-se necessário criar mecanismos que permitam o armazenamento e conservação das forragens produzidas nos meses de maior abundância para consumo nos tempos de escassez. Essa necessidade é central no funcionamento econômico de sistemas de produção pecuária, em particular na manutenção de ruminantes dependentes de uma alimentação essencialmente vegetal.
A ensilagem é uma técnica de fermentação controlada. O principal objectivo do processo de ensilagem é obter uma produção suficiente de ácido láctico de origem microbiana que permita a estabilização do produto e evite apodrecimento, ou seja a continuação da sua degradação por bactérias e fungos. Nestas condições, o produto produzido, a «silagem», pode ser considerar como uma forragem de alto valor nutricional, preservada com um mínimo de perda de nutrientes em relação ao material fresco que lhe deu origem. A fermentação ocorre dentro de um silo, de um fardo ou de outra qualquer estrutura de confinamento hermética e pode ser controlada com uso dos aditivos biológicos, nomeadamente os inoculantes de silagens, ou com a adição de açúcares ou sais. Em muitas regiões produtoras de carne e leite, a silagem é frequentemente o principal alimento de inverno ou de estiagem de ruminantes, o seu fornecimento compensando a baixa produção de pasto nestas épocas. Muito embora não seja o tipo de alimentação mais adequada, é frequente o seu uso para a manutenção de equinos e suínos em períodos de carência de melhores fontes de alimentação.
Por Siomar Ziegler Jornalista - DRT/CE 10.884 97

Nenhum comentário:

Postar um comentário