sábado, 29 de junho de 2013

LITERATURA - FESTAS JUNINAS

Dia de São Pedro
Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.
Conta ainda o livro sagrado dos cristãos que um dia Jesus andando pela praia pediu a barca de Simão para, de cima dela, falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após falar, disse ao dono da barca que fosse pescar em mar mais profundo. Como o pescador acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado. Pescou uma grande quantidade de peixes.
Após o batismo, o nome de Pedro foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos Petrus, Petra, o mesmo que Pedro.
Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, e seguindo-o tornou-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".
Escolhido como o líder dos apóstolos, Pedro criou, mais tarde, a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.
Na tradição católica, o dia de hoje, 29 de junho é o dia de São Pedro e São Paulo. Na esfera litúrgica a comemoração é feita com missas, celebrações e louvores. 

Na parte folclórica comemora-se o dia de São Pedro com uma grande festa, terminando os festejos juninos. Nestas, acontecem fogueiras, festas e danças de terreiros e variadas queimas de fogos, e muitas comidas típicas.
Dessas festas vêm as crendices populares. São Pedro, por ser o apóstolo preferido de Jesus, foi escolhido como líder da igreja. Depois, ganhou as chaves do Céu. Para entrar no céu, o cristão tem que ter a permissão de São Pedro, com quem presta contas quando chaga lá. É o Santo da chuva. Quando está chovendo é porque os anjos, por ordem de São Pedro estão lavando o céu. O relâmpago acontece quando os anjos abrem um pouco as portas do céu para sair a água. Quando troveja muito, os anjos estão reposicionando os móveis do céu. Essas crendices os mais velhos passavam aos mais novos. Os portugueses passaram essa cultura para os seus colonizados.
Festas juninas ou festas populares são celebrações católicas que acontecem em vários países e que são, historicamente, relacionadas com a festa pagã do solistício de Verão (no hemisfério norte) e de Inverno (no hemisfério sul), que era celebrada no mês de junho (24), segundo o calendário juliano (pre-gregoriano). Tal festa foi cristianizada na Idade Média, tornando-se a festa de São João (festejo juanino). À ela foram associadas a festa de Santo Antônio (13) e São Pedro e São Paulo (29).
Em Portugal as festa desses 3 santos populares marca o início das festa de Verão por todo o País.
Crendices associadas aos santos:
Santo Antônio é o santo casamenteiro, com quem se apegam as solteironas (e os solteirões também), rogando-lhe desencalhe. São João é o santo batismeiro (daí o passar fogo – afilhados, padrinhos, compadres, comadres, nas fogueiras). São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que é o santo protetor das viúvas, dos pescadores, é quem nos manda a chuva e ainda nos permite entrar no céu.
Hoje dia 29 de junho é o dia de São Pedro e São Paulo. Última fogueira. Fim dos folguedos juninos. É também o Dia do Papa, Dia do Pescador (por razões óbvias), e, Dia da Telefonista. 
(hercos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário