domingo, 2 de junho de 2013

MEIO-AMBIENTE

Mortandade de árvores preocupa frequentadores de praças e parques de Sobral
 Foto postada no Facebook por Dario Azevedo
Frequentadores dos parques e praças de Sobral, quando de suas "caminhadas" diárias nesses logradouros públicos da cidade, têm demonstrado sua apreensão para a quantidade de árvores mortas ou em estado de definhamento em muitos desses locais.
Francisco de Morais Carvalho, 58 anos, residente nas proximidades do Detran e que faz cooper todas as manhãs na praça do Centro de Convenções escreve a este blog, com pedido de publicação: "Tenho percebido e fico preocupado com a quantidade de árvores de várias espécies que vêm morrendo nas ruas de Sobral. Observa-se que elas vem morrendo por causa de uma praga facilmente verificada em sua ramagem. O que quero indagar a quem possa responder é: por que ninguém se interessa em combater essa praga que vem matando tantas árvores, numa cidade como a nossa, de clima tão quente e que tanto precisa de arborização? Além da morte das árvores em si admiro-me do fato de que o Poder Municipal não vem retirando as árvores mortas e quando o faz não planta outra no lugar. Já tentei fazer essas colocações nas rádios, mas o pessoal dos programas não sei porque não deixam falar esse assunto no ar. Como vi sua campanha nesse blog "Plante Vida. Plante uma Árvore", resolvi escrever e espero seja publicada" . a) Francisco de Morais Carvalho.
Já o odontólogo Vicente Dario Fontenele de Azevedo, no Facebook, pontua: "Nas minhas caminhadas pelo Parque da Cidade e arredores, notei que mais de 30 árvores desta espécie da foto estão morrendo ou já morreram. Algumas já foram serradas no tronco. Aqui vão algumas perguntas: Alguém sabe informar que espécie de árvore é esta? Elas estão morrendo porque não se adaptam ao nosso clima? E, se a questão é esta, quem teria sido o Agrônomo ou Paisagista mal informado que indicou o plantio desta espécie? Finalmente, o Poder Público fará o replantio da área do parque, já muito prejudicada? Preserve a Natureza"!!! 

E também faz apelo de divulgação ao blog.
Sobre as questões em referência, o blog pesquisou e faz alguns esclarecimentos: A árvore objeto das observações é o "brasileirinho". Nome cientifico - Erythrina Indica picta/Eritrina verde-amarela. (vide Wikipédia).
O brasileirinho é uma planta ornamental exótica. Geralmente é atacado por pragas variadas.  A maioria delas artrópodes (filo arthropoda), uma espécie de pulgão que se alimenta da seiva açucarada encontrada nas Erytrinas (caso da seiva do brasileirinho). O pulgão produz uma autoproteção através de uma substância lanuginosa (semelhante à lã). Localizam-se nas partes mais finas dos galhos e nos talos das folhas. Secretam uma substância açucarada que atraem as formigas.
A formiga doceira possui uma relação simbiótica com os pulgões, protegendo-os de predadores e parasitas, pois se alimentam de seus excrementos. Mas não são as formigas encontradas na ávore que as maltratam. Os pulgões que se alimentam da seiva da planta,  estes sim, são os que causam todo esse problema na árvore.
Quanto ao combate às pragas da planta, corte das árvores mortas e replantio de outras são questões que se colocam sobre o birô da Secretaria ou órgão responsável pelo Meio Ambiente do Município, a quem acreditamos esteja afeto o problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário