segunda-feira, 24 de junho de 2013

PERIGEU LUNAR

"Olha pro céu, meu amor..."
Andou circulando pelas redes sociais a passagem de uma tal “super Lua” neste domingo (23). Vi montagens com uma Lua gigantesca sobre a paisagem do Rio de Janeiro, numa ameaça assustadora. Se a Lua passasse assim, da forma como mostraram nem sei se dava para desviar as montanhas daquela região e de outras regiões montanhosas do País.
“Super Lua” é um termo usado para designar a Lua Cheia que ocorre no perigeu, a menor distância entre a lua e a Terra. Entretanto, o termo técnico é “Lua de perigeu-sizígia”. 
Ontem, (23), dei várias olhadelas para a lua no céu, tentando ver o fenômeno.Com a distância menor, a Lua aparece no céu um pouco maior e mais brilhante que o normal. Mas quão maior? Tão pouco que passa ser imperceptível. Dá para perceber nesta comparação que a diferença é mínima. Ou até nem dá para perceber, mormente a olho nu. O que percebi foi uma lua mais argêntea e por isso, com "São Jorge" e as montanhas e crateras mais escuras, mais evidentes.
A mais recente e maior “super Lua” ocorreu em 19 de março de 2011, quando a musa dos namorados Lua passou a uma distância de 356.577 km de nós os românticos, ficando por volta de 20% mais brilhante e 15% maior, segundo os estudiosos avaliaram. Nesse domingo, conforme observadores internacionais a Lua passaria a uma distância de 356.991 km, 414 km mais distante do que da última vez, contrariando, portanto, as especulações das redes sociais. A próxima ocorrência deste fenômeno será em agosto de 2014. É bom olhar o céu!
"Olha pro céu meu amor
Veja como ele está lindo..."
Só lembrando: Hoje é noite de São João. Sem fogueira, sem balões, sem canjica, sem milho assado. E até sem casais de namorados, porque os tempos mudaram!
Por Herculano Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário