sábado, 15 de junho de 2013

REFINARIA PREMIUM - CAMPANHA

Campanha pela Refinaria ganha apoio de lideranças do Vale do Jaguaribe

Representantes de 21 municípios do Vale do Jaguaribe e litoral leste se reuniram na manhã desta sexta-feira (14/06), no Núcleo de Informação Tecnológica de Limoeiro do Norte, para debater a importância da instalação da Refinaria Premium do Ceará. O encontro faz parte de uma série de visitas organizadas pela Assembleia Legislativa do Ceará, na qual deputados, prefeitos e representantes da sociedade têm defendido o início imediato das obras de instalação do equipamento. A campanha teve início em Sobral e já passou por Tianguá e Crateús e segue agora para o Crato e Iguatu, com eventos marcados para o os próximos dias 20 e 21 respectivamente.
O presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque (PSB), destacou a participação dos prefeitos e de representantes do setor produtivo nessa mobilização. Para ele, é fundamental o engajamento de todos os cearenses. “Temos encontrado uma receptividade muito boa em todos os municípios que visitamos. É bom saber que a população tem se engajado nesse projeto” disse.
 Sobre a informação de que o governador Cid Gomes agendou uma audiência na próxima segunda-feira (17/06) com a presidente da Petrobras, Graça Foster, para tratar sobre o assunto, José Albuquerque disse ser um bom começo, mas que a campanha tem que continuar. “Nós só vamos parar quando disserem que a refinaria começou”, disse.
O prefeito de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte, pontuou que os municípios têm a obrigação de saber da importância desse empreendimento. “O Estado está preparado para esse empreendimento, que ainda não saiu do papel. Essa é a obra do século”, ressaltou. Paulo Duarte enfatizou que a obra vai mudar a vida da região e do Estado. “Vamos pedir que a promessa seja cumprida, porque, o estado crescendo, os municípios crescerão junto”, acrescentou.
O secretário da Fazenda, Mauro Filho, disse que a economia do Ceará tem crescido significativamente. Segundo ele, houve crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, de emprego e renda. “Entre 2007 e 2010, foram gerados 260 mil empregos. Só a refinaria, na sua construção, irá gerar 90 mil. Esse é um número de que o Ceará ainda não se deu conta, porque é muito extraordinário”, ressaltou.
Mauro Filho afirmou ainda que as prefeituras devem se preparar para receber o empreendimento. “Se eu fosse prefeito, já estaria preparando umas 400 ou 500 pessoas para quando a refinaria chegar. O Ceará está economicamente preparado para esse empreendimento; hoje estamos investindo R$ 3 bilhões, e o melhor, baixando impostos”, pontuou.
Os deputados Nenen Coelho (PSD), Dedé Teixeira (PT), Mailson Cruz (PRB), Lula Morais (PCdoB), Antônio Granja (PSB), Delegado Cavalcante (PDT) e Tomaz Holanda (PMN) estiveram presentes ao evento.
O debate ainda contou com a participação de prefeitos da região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste tais como João Francismar Dias, de Pereiro; José Marcondes, de Tabuleiro do Norte,  e José Orlando, de Itaiçaba. Além desses, estiveram presentes representantes de Quixeré, Jaguaretama, Alto Santo, Iracema, Ibicuitinga, Jaguaribara, Palhano, São João do Jaguaribe, Russas, Morada Nova, Jaguaribe, Jaguaruana, Ererê, Potiretama, Massapé, Aracati, Beberibe, Fortim e Icapuí, bem como secretários municipais, vereadores, empresários, entre outros
DF/AT/AssCom AL(CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário