quinta-feira, 13 de junho de 2013

SAÚDE PÚBLICA LOCAL E REGIONAL

Saúde de Sobral é tratada em reunião no gabinete do Prefeito

                              
O Prefeito Veveu Arruda se reuniu-se, em seu gabinete,nesta quarta-feira, 12, com o Secretário Olivan Queiroz, da Saúde do Município, com o Secretário da Saúde do Estado Arruda Bastos, com representantes da Unidade Mista de Sobral, da Atenção Secundária Municipal, com o diretor do Hospital Regional Norte, Henrique Javi, e com a diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Entre os assuntos tratados, foi abordada a finalização do cronograma de implantação do Hospital Regional Norte, que já atende, entre outros serviços, com cirurgias eletivas, procedimentos eletivos, Unidades de Internações Clínicas, e Cirúrgicas, UTI, e Emergência, para adultos.

A partir do início do mês de julho, o HGR passará a atender outro eixo da emergência, voltado ao setor de pediatria, e deve fechar seu cronograma de implantação até o mês de agosto, com o funcionamento da UTI Pediátrica e do Setor de Internação Pediátrica, além da UTI Neonatal e do Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher.

De acordo com o Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, “estamos implantando essa fase dentro do que foi programado. Começamos pelo eixo adulto e agora passaremos ao eixo pediátrico e a atenção especial voltada à mulher”, esclareceu.

Segundo o Secretário de Saúde, Olivan Queiroz, “a Santa Casa de Misericórdia de Sobral já presta, com apoio do Município, o atendimento relacionado ao setor de pediatria (emergência pediátrica, UTI Neonatal, e UTI Pediátrica), e deve continuar a oferecê-lo à população em parceria com o HRN", pontuou . 

A mudança acertada nessa reunião é que os atendimentos de emergência pediátrica serão de exclusividade do Hospital Regional Norte.

O Prefeito Veveu Arruda esteve à frente da reunião, e atuou como mediador das decisões tomadas para o melhoramento na atenção à saúde prestada ao Município. O Prefeito pediu agilidade na busca por soluções que vão direcionar os rumos do atendimento à população sobralense, com impacto positivo do pleno funcionamento do HGR.

A regulação de pacientes internados em Sobral também esteve em pauta. Com a implantação do HRN, haverá uma reformulação no que diz respeito à transferência de pacientes de acordo com o perfil de cada hospital.

O pleno funcionamento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que oferece serviços de alta complexidade na área da odontologia, foi citado na reunião como exemplo positivo. O Centro é o único no Ceará que conta com as parcerias da Universidade Federal do Ceará, dos municípios consorciados que pertencem à Microrregião Norte, e do Estado.

Outro assunto tratado na reunião foi a ampliação dos serviços oferecidos pela Policlínica de Sobral, a primeira do Tipo 1 no Estado (que oferece 10 especialidades, entre elas:  traumato-ortopedia, gastroenterologia, coleta de patologia clínica e  endoscopia digestiva),  e que segundo o Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, vai servir de modelo para outros Equipamentos de Saúde a serem implantados nos municípios de Tianguá e Crateús.
Do blog da PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário