sexta-feira, 2 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO - SOBRAL

Em busca de parcerias para a melhor forma de implementação das escolas de Tempo Integral do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), as primeiras a serem implantadas no Município, e seguindo o que determinam as políticas públicas de Educação Integral no País, o Prefeito Veveu reuniu-se, nessa quarta-feira, 31, com o Secretário da Educação de Sobral, Júlio Cesar Alexandre, o Secretário Adjunto da Educação do Estado, Maurício Holanda, o diretor presidente do Instituto Natura, Pedro Villares e Marcos Magalhães, presidente do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (ICE), em busca de parcerias.
O Município tem buscado a melhor forma de implementação dessa nova realidade educacional, que em breve passará a fazer parte do ensino público sobralense, e requer um olhar mais aprofundado na busca dos melhores resultados de aproveitamento do ensino.
Uma das ideias, é que haja uma reformulação curricular para que a criança e o pré-adolescente, inseridos nesse tipo de ensino, tenham um melhor aproveitamento no que diz respeito à aprendizagem e o tempo passado dentro da escola, que terá uma média de 7 horas. Conhecimento, conteúdo, valores, habilidades e competências do século 21, relacionadas às novas tecnologias, devem se incrementados na grade curricular.
De acordo com Julio Cesar Alexandre, Secretário de Educação de Sobral, “ a implementação dessas novas escolas trará uma forma diferenciada de gestão, relacionada ao nível de desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes. Essa metodologia pedagógica dará aos participantes diretos ou indiretos da formação educacional de nossos alunos, o conhecimento necessário para a construção da cidadania”.
De acordo com o Prefeito Veveu, o momento é de análise de propostas, “para que esse importante projeto de implementação das nossas novas escolas de Educação de Tempo Integral, possa aprimorar o processo de aprendizagem dos nossos alunos, já que damos ênfase ao projeto de vida desses jovens, com foco na preparação dessas pessoas para a vida”.
O Instituo de Co-responsabilidade pela Educação (ICE) trabalha em consultoria, transferência de tecnologias, de gestão e pedagogia, além de outras áreas que constituem a implementação de escolas de Ensino Integral no País. As parcerias de sucesso com outros municípios brasileiros chamou a atenção, tanto das secretarias do Estado e do Município de Fortaleza, quanto de Sobral.
O Instituto Natura, criado em 2010, tem como meta a mobilização em favor da melhoria da qualidade da educação pública, também formada por uma rede de parceiros como institutos, fundações, órgãos do Governo e a comunidade escolar, numa atuação conjunta para promover a aprendizagem dentro e fora da Escola. Com informes da AssCom/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário