domingo, 4 de agosto de 2013

ESCASSEZ D'ÁGUA/DESPERDÍCIO

Água: um dos nossos bens mais preciosos. Vamos evitar o desperdício 
Lamenta-se, quando se tem que noticiar que esta ou aquela comunidade interiorana não tem mais água para as necessidades básicas diárias. E neste  cenário em que a escassez de água castiga comunidades em muitos locais no hinterland cearense, combater o desperdício onde se tem o preciosa líquido  – mesmo na zona urbana – pode evitar que se agrave o quadro crítico constatado nos nossos açudes em todo o Estado, que estão com apenas 41,3% da capacidade de armazenamento, conforme divulgado na última sexta-feira pelos órgãos oficiais de monitoramento do setor,  economizar água é, no mínimo dever de cidadania. Hábitos simples de economia podem ser adotados no cotidiano mesmo por quem não sente os efeitos da seca.
A maioria das pessoas sabe de cor e salteado como economizar água em casa ou em qualquer lugar. Mas, força do hábito, cultura do desperdício ou até mesmo atitudes egoístas – do tipo “Ah, eu tenho em abundância, os outros que se explodam” – impedem as pessoas de ajudar, de tomar atitudes solidárias em situação de escassez como a que se enfrenta. Por isso toda orientação é válida para que se possa criar uma consciência junto à coletividade. Tem pessoas na nossa cidade que não percebem a escassez de água que enfrentamos, decorrente da pior estiagem das últimas décadas no Estado. As pessoas consomem água como se a região de Sobral não tivesse problemas com chuvas, só porque contamos com um pouco mais de acúmulo de água no Vale do Acaraú.
Mesmo na perspectiva de que não irá nos faltar água até o próximo período chuvoso, é preciso economizar a que temos, para que não venha a escassear, faltar.
As orientações que se apontam nesse sentido não são de tão difícil execução. Lavar a calçada ou o carro com água em balde em vez de usar mangueira é uma delas. Não deixar torneiras e chuveiros abertos durante o banho ou a escovação dos dentes. Deixar frutas e legumes de molho por alguns minutos em vez de lavá-los com água corrente. Analisar a mudança brusca da cobrança mensal para identificar possíveis vazamentos em casa, e outros pequenos cuidados que, muitas vezes fazem a diferença. Uma alerta simples, mas muito importante é dada pelo SAAE: “uma torneira gotejando, representa um desperdício diário de cerca de 1.380 litros”. Já pensou o que isso vai representar na sua conta mensal? De tomo modo, a economia de água é benéfica e necessária para todos. Pense nisso.
Atitudes para combater o desperdício
1. Lave louça com a máquina apenas quando for realmente necessário. Cada lavagem pode gastar 40 litros.
2. Antes de lavar calçada, quintal ou jardim, mantenha o ambiente limpo com a vassoura. Em baldes, use a água para a limpeza pelo menos duas vezes na semana. A água usada na máquina de lavar roupa pode ser aproveitada para este fim.
3. Prefira o uso de baldes também na hora de lavar o carro. A utilização de mangueiras pode gastar até 300 litros de água.
4. Identifique e elimine possíveis vazamentos, gotejamento de torneiras em pias e em jardins. Para condomínios que rateiam a conta de água, o ideal é a instalação de medidores individuais do consumo.
5. A descarga do sanitário pode representar até 50% do consumo residencial. Use apenas quando necessário.
Campanha do blog, contra o desperdício d’água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário