terça-feira, 13 de agosto de 2013

ESTRATÉGIAS DE SAÚDE INFANTIL - SOBRAL

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Saúde, em parceria com a Estratégia Trevo de Quatro Folhas, encerrou as atividades da Semana Sobralense de Aleitamento Materno, que mobilizou a cidade com oficinas, palestras e a coroação das “Princesas do Aleitamento”.
Na manhã do último dia 3, as ruas de Sobral foram tomadas pela caminhada realizada pela Estratégia Trevo de Quatro Folhas, que saiu da Praça de Cuba e percorreu as ruas do Centro, indo até o Becco do Cotovelo. Lá, os participantes foram recepcionados pelo programa Show do Ivan Frota, onde ocorreu oficialmente a abertura da Semana.
Estiveram presentes mães sociais, agentes comunitários de saúde, enfermeiros das equipes da Estratégia Saúde da Família, equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Santa Casa, Conselho da Criança, e equipe técnica da Secretaria de Saúde. Na ocasião foram lançados o cartaz e o folder da campanha 2013, com imagens de Andréia Rodrigues, eleita a “Madrinha da Semana Mundial do Aleitamento Materno”, dentro da programação de Sobral, por ser exemplo de amamentação e dedicação à filha.
Durante 9 dias, os Centros de Saúde da Família realizaram atividades para toda a comunidade, em especial para as gestantes e mães com bebês de até 2 anos de idade. A Estratégia Trevo de Quatro Folhas realizou diversas oficinas para agentes comunitários, profissionais da saúde, acadêmicos de enfermagem e áreas ligadas à saúde, além de promover um “Dia de Princesa”, para as mães escolhidas pelos CSFs.
No último dia 8, as mães escolhidas pelas equipes de agentes comunitários de saúde de cada Centro de Saúde da Família, tiveram seu “Dia de Princesa”. Todas ganharam novos penteados e maquiagem. Além das 35 “Princesas do Aleitamento”, que foram agraciadas, 20 mães sociais que trabalham na Estratégia Trevo de Quatro Folhas também receberam certificados de reconhecimento. 
Segundo Julia Santos, enfermeira do Trevo de Quatro Folhas, a coroação das “princesas” é de extrema importância. “Esse é o momento do Município de Sobral reconhecer todo o esforço da mulher que amamenta e doa mais saúde para seu bebê”, disse.

Ao fazer a coroação das mães, a Secretária da Saúde, Monica Lima, reforçou a importância da boa relação familiar. “Quero parabenizar antecipadamente a todos os pais que estão presentes, pois ser pai é fazer isso, ficar junto com suas esposas e filhos, vocês tem um papel importante na vida familiar. A gente também sente que a cada ano essa importância do amamentar está sendo repassada para todas as mães sobralenses”, afirmou.

Quem também parabenizou a todos foi Carmen Soares, Articuladora Municipal do Unicef. “Vocês são merecedoras desse “Dia de Princesa”, sem esquecer das mães sociais , que são corresponsáveis por esse processo. Parabenizo também os agentes de saúde e gerentes dos Centros de Saúde da Família, pois essa é uma ação e um produto que é resultado de todos”, disse.

Do blog da PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário