Ibama concede licença
para obras de ampliação do Porto do Pecém
O Terminal Portuário do
Pecém, localizado no município de São Gonçalo do Amarante, terá suas obras de
ampliação liberadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis (Ibama) por meio da Licença de Instalação para as obras de
expansão do seu Terminal de Múltiplo Uso (TMUT).As obras de expansão darão
maior suporte às operações com carga geral, especialmente com produtos de
siderurgia. Os serviços, já licitados, receberão um investimento da ordem de R$
568 milhões. A Licença Prévia para a obra foi expedida pelo Instituto em junho
deste ano.
A nova ampliação deverá atender aos futuros empreendimentos previstos
para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), a Companhia Siderúrgica
do Pecém - em implantação - , e as necessidades da Ferrovia Transnordestina,
com trecho até o Pecém. As obras realizadas no porto são considerados
fundamentais para o desenvolvimento do Estado. O consórcio Marquise/QG/Ivaí –
vencedor da licitação da obra em 2011- será o executor das obras num prazo de
30 meses a contar da data de assinatura da Ordem de Serviços pela Secretaria da
Infraestrutura do Estado (Seinfra).
Nesta segunda etapa da expansão o terminal portuário receberá uma nova
ponte de acesso ao quebra-mar existente com 1.520 metros de extensão,
pavimentação de 1.065 metros sobre o quebra-mar; a ampliação do quebra- mar em
cerca de 90 metros; o alargamento em cerca de 33 metros da ponte; a construção
de 600 metros de cais com dois berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres.
Estes últimos equipamentos serão voltados para operação com carga geral e
produtos da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e da ferrovia Transnordestina.
Está prevista também a ampliação do pátio da retro-área de
aproximadamente 69.000 metros quadrados.
Os dois berços de atracação serão voltados para a exportação de
placas da siderúrgica, enquanto a Ferrovia Transnordestina
utilizará provisoriamente TMUT, cuja primeira etapa já foi entregue, até ter o
seu próprio terminal. O secretário da Infraestrutura do Estado, Adail
Fontenele, vê como fundamentais os investimentos no terminal portuário para
fomentar a captação de empreendimentos de grande porte para o Estado, os quais
resultarão em impactos positivos na economia estadual.
Primeira expansão
A primeira etapa de expansão do porto aconteceu em 2011, com a construção do
TMUT, composto por dois berços, para atender navios porta-contêiner; ampliação
do quebra-mar para mil metros; e o prolongamento da ponte existente, de 348
metros. O investimento foi de R$ 410 milhões. Com isso o Terminal ficou apto à
receber a crescente demanda de movimentação de contêineres e carga geral,
reafirmando sua vocação como porto concentrador de cargas e mantendo a sua
consolidação de maior exportador de frutas e calçados do país. A capacidade
estimada de movimentação de contêineres foi ampliada de 250.000 TEUS/ano para
760.000 TEUS/ano. Um TEUS equivale um contêiner de 20 pés de capacidade.
Marco da EscóssiaL e uiz Guedes - Assessoria de Comunicação da Seinfra ~28.08.2013
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