domingo, 11 de agosto de 2013

HOMENAGEM - DIA DOS PAIS

Hoje, 11 de agosto, TUDO É DO PAI
Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Entretanto, a institucionalização dessa data é bem mais recente. Em 1909, nos Estados UnidosSonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day)
A Comemoração
Segundo a tradição, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal, o dia do pai é comemorado a 19 de Março, seguindo a tradição da Igreja católica, que neste dia celebra São José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo) e pai adotivo de Jesus Cristo,
No Brasil
A data foi criada no Brasil por Roberto Marinho que implementou com o objetivo de incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal, “O Globo”. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto. Relata-se que o publicitário Sylvio Bhering propôs a primeira celebração do Dia dos Pais no Brasil para o dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família Bhering.
Desde então a data do 2º domingo do mês de agosto foi se firmando como o dia marcado para homenagear os pais, oportunidade em que os filhos aproveitam para externar seus mais ternos sentimentos de amor filial, através de mensagens sonoras, escritas, ou palavras ditas pessoalmente e sobretudo com presentes os mais variados aos seus genitores.
Até os pais falecidos são lembrados nessa data. Mensagens e orações são as lembranças in memoriam mais usadas pelos filhões órfãos de pais. Até nos cemitérios buquês de flores são deitados sobre os túmulos dos pais pelos filhos mais saudosistas.
De qualquer sorte, que todas as bênçãos de Deus Pai sejam carreadas aos Pais vivos ou falecidos! 
Homenagem do blog aos Pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário