terça-feira, 6 de agosto de 2013

PODERES LOCAIS

Prefeito abre trabalhos legislativos na Câmara de vereadores
(Prefeito usa a tribuna da Câmara)
O Prefeito Veveu abriu, nesta segunda-feira, 5 de agosto, no plenário 5 de julho, os trabalhos legislativos do segundo semestre de 2013. Em sua fala inicial, o Prefeito reafirmou a importância do papel da Câmara de Vereadores de Sobral, “eu tenho acompanhado a produção de leis, projetos de indicação e requerimento e aproveitado ações e sugestões de iniciativa dos vereadores para aperfeiçoarmos o trabalho da Prefeitura de Sobral”. O Prefeito também do compromisso em fazer um governo com a participação das pessoas, como exemplo a realização do Orçamento Participativo, do esforço para garantir segurança para a população de Sobral e do empenho para aperfeiçoar o sistema de Saúde de Sobral com Mais Médicos e a construção de novos 11 Centros de Saúde da Família.
Em seu pronunciamento, o Prefeito falou da importância que tem dado para a elaboração do Orçamento Público de forma participativa com a colaboração das pessoas. “Já realizamos 15 plenárias e tenho participado pessoalmente de todas. Durante esses encontros as comunidades elegem representantes que formarão o Fórum do Orçamento Participativo. Essas pessoas passarão por treinamento para acompanhar a elaboração e execução do orçamento público. Iremos preparar o projeto de lei do Orçamento e encaminhar nos prazos legais para a aprovação dos senhores com as contribuições das comunidades”.
Outro tema abordado pelo Prefeito foi a segurança pública no município, que já conta com ações específicas como o reforço do policiamento com grupamento especiais da Polícia Militar em Sobral, como o COTAR e o RAIO, e o início do funcionamento de uma Delegacia Municipal de Polícia Civil. No que compete ao Município, o Prefeito está fazendo investimentos na Guarda Municipal com a posse de 40 novos guardas esse ano, autorização para realização de novo concurso para mais 100 guardas municipais, aparelhamento da guarda com 3 novas viaturas 4x4, 6 novas motos de 300 cilindradas, 1 micro-ônibus, 80 novos kits de arma elétrica, rádios de comunicação, e instalação de 11 novas câmeras de videomonitoramento além de mais 9 que ainda serão adquiridas que juntas farão a cobertura de todo a área urbana do Município.
O Prefeito também pediu apoio para o Programa Mais Médicos do Governo Federal, ao qual Sobral já aderiu solicitando 20 médicos. O prefeito explicou que o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes enquanto em países vizinhos como a Argentina o índice é de 3,2, e 3,7 no Uruguai. “Quando analisamos o Estado do Ceará a média de médicos por mil habitantes cai para 1,16 médicos. Com mais médicos, e a construção de 11 novos Centros de Saúde no município de Sobral, além da reforma e ampliação dos já existentes, queremos aperfeiçoar o nosso sistema Municipal de Saúde”, assegurou.

 Do blog da PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário