terça-feira, 30 de abril de 2013

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Eleitores de Meruoca vão às urnas para eleger prefeito e vice, neste domingo, dia 5 de maio



Os eleitores de Meruoca vão ter que voltar às urnas neste domingo, 5 de maio, para eleger um novo prefeito. As eleições complementares serão realizadas devido à cassação do registro de João Coutinho Aguiar Neto, que havia sido eleito em 2012 com 59,1% dos votos válidos na cidade.
Desta feita, dois candidatos concorrem aos cargos de prefeito. Pela coligação PT, PC do B, PDT, PMDB e PRB (estas duas últimas siglas aderiram agora uma coligação com as três primeiras) o candidato a prefeito será Manuel (Aristides) Costa Gomes (PT), que terá Rubens Lima Vasconcelos (PDT) como vice-prefeito.
Por outro lado, o PHS (dissidente da coligação que deu maioria a João Coutinho, no pleito de outubro de 2012), concorre com George Luiz Bernardo Martins (prefeito) e Francisco Edson Silva Costa (vice-prefeito).
Em Meruoca, estarão aptos a votar 10.295 eleitores, em 33 seções com urnas, distribuídas em 19 locais do município. O juiz da 106ª Zona Eleitoral, Rafael Lopes do Amaral, vai dirigir a eleição, tendo como chefe de cartório, Jeferson Maciel Pimentel, e, atuando como promotor eleitoral Zenusto da Silva Cardoso.
Com esta eleição o TSE resolve neste semestre todas as pendências da eleição de 2012.
A apuração dos votos ocorre a partir das 17 horas de domingo, no cartório eleitoral da 106ª Zona Eleitoral.

SENADO FEDERAL, HOJE

Senadores chamam proposta que limita STF de 'revide' por mensalão
Senadores que se reuniram nesta terça-feira (30) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes classificaram como "revanchismo" e "revide" ao julgamento do processo do mensalão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33, que submete à avaliação do Congresso decisões da Corte.
Após reunião no gabinete do ministro, nove senadores afirmaram que manifestaram apoio à decisão de Mendes, que suspendeu liminarmente (provisoriamente) o andamento da proposta.
                                                             
                                     
Para o senador Pedro Taques (PDT-MT), "não se deu oportunidade para os parlamentares exercerem seu direito público subjetivo de debater um tema casuístico".

"Algumas propostas como a PEC 33 e 37 (que limita o poder de investigação do Ministério Público) trazem um ar de revanchismo, um ar de que alguns membros do Congresso querem em razão das decisões do mensalão colocar o STF num trilho. [...] Quem erra por último em uma democracia é o Supremo", disse Taques. Para ele, o Congresso decidiu o tema "de afogadilho"
Segundo Álvaro Dias (PSDB-PR), alguns parlamentares ficaram "magoados" com o julgamento do processso do mensalão.
"É inevitável constatar que há uma espécie de revide daqueles que estão magoados com decisões recentes, o julgamento do mensalão por exemplo. Isso provoca uma reação solidária daqueles que não aceitaram o julgamento, que foi histórico e absolutamente imprescindível para reabilitar inclusive as instituições públicas brasileiras."
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) chamou a proposta de "ação retaliatória".
"Esse projeto casuístico impõe ao conjunto de senadores, mesmo aqueles da maioria parlamentar, um enorme constrangimento. Viemos externar ao ministro Gilmar Mendes que a decisão dele acudiu a democracia e o estado democrático de direito. Viemos aqui deixar claro que somos contrários ao que está tentando se estabelecer que é uma ação retaliatória por parte de maiorias parlamentares contra o Judiciário."
Também compareceram ao encontro os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Ana Amélia Lemos (PP-RS), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

Mariana Oliveira Do G1, em Brasília


MOMENTO DE REFLEXÃO

Vamos refletir juntos?


Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um 'sim' ou um 'não' pode mudar toda a nossa existência.

                                                                                                                                 Paulo Coelho

TRANSPORTE COLETIVO


                   Metrô poderá chegar ao Caioca


O ramal da linha leste do metro de Sobral poderá se estender até o distrito de Caioca. Isso se a reivindicação do vereador Vicente de Paulo Albuquerque (Paulão-PSD) tiver ressonância na vontade do governador Cid Gomes, cujo governo constrói na cidade o sistema de transporte coletivo VLT.


O vereador em apreço esteve ontem (29) com o governador Cid Gomes (PSB), oportunidade em que fez seu pedido mostrando um pleito seu em forma de requerimento aprovado por unanimidade na Câmara de Sobral. O governador Cid Gomes deu alento à solicitação de Paulão, dizendo que vai mandar fazer um estudo para se certificar da viabilidade da ampliação.

Eis o caput do pleito do vereador:

Requerimento
132/13 – Ementa: Solicita a ampliação do projeto VLT (metrô) de Sobral até o distrito de Caioca.

Autoria: Vereador Vicente de Paulo Albuquerque – “Paulão” (PSD).
Destino: Governador do Estado do Ceará e Prefeito Municipal de Sobral.
(Via sobraldeprima - adaptação deste blog)

TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

Transporte universitário gratuito sera debatido hoje no DCE da UVA


Autor do Projeto de Lei nº 5350/2013, que garante transporte gratuito também para os estudantes universitários, o deputado federal João Ananias (PCdoB) estará na noite desta terça-feira (30), a partir das 19h30, no Espaço NDC da Universidade Estadual Vale do Acaraú, debatendo o Projeto com os universitários da Zona Norte.
O professor do curso de Matemática da UVA, Miguel Dias, que também lidera a executiva do PCdoB, está à frente da mobilização.
(Via blog sobral em revista)

COMBATE AOS EFEITOS DA SECA

Em Meruoca, governador Cid Gomes entrega cisternas de polietileno


Hoje, terça-feira (30), pela manhã, na localidade de Saco dos Passarinhos, distrito de Palestina do Norte, município de Meruoca, o governador Cid Gomes fez a entrega da primeira cisterna de polietileno do Ceará, em ato que simbolizou a outorga de um total de 14.228 unidades que abrangerá vários municípios em todo os estado. Ditas cisternas foram adquiridas com recursos do Programa Água Para Todos, parceria entre o Estado e o Ministério da Integração Nacional.

O ato contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, prefeitos Carlos José Magalhães, de Meruoca, Veveu Arruda, de Sobral, Eliésio Fonteles, de Alcântaras e Gerlásio Loiola, de Forquilha, prepostos de prefeitos de outros municípios, vereadores de Meruoca e lideranças comunitárias locais


Em meio à solenidade, o governador Cid Gomes assinou ordem de serviço autorizando o pagamento dos custos com transporte e instalação das 14.228 cisternas nos municípios de Acopiara, Alcântaras, Araripe, Capistrano, Graça, Horizonte, Itapiúna, Meruoca, Pacoti, Potengi, Porteiras, Quixelô, Redenção e Tarrafas, como parte do Programa Águas para Todos, dos governos do Estado e Federal.

Com esta etapa do Programa Água para Todos, o investimento com transporte e instalação da 14.228 cisternas de polietileno será de cerca de R$17,5 milhões. Mas o Programa vai instalar ainda, em todo o interior do Ceará 1.350 cisternas para sistemas simplificados de abastecimento d’água em comunidades necessitadas.
O município de Meruoca foi contemplado com 930 cisternas de polietileno, enquanto que Alcântaras receberá 1,107 unidades.
Ao lado do palanque da entrega simbólicas das cisternas aos municípios foi instalado numa residência um kit modelo

DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

Governador visita montadora


O governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, em companhia do prefeito de Sobral, Veveu Arruda, do presidente da Câmara Municipal de Sobral, Itamar Ribeiro, da secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Daniela Costa, do chefe de gabinete do prefeito de Sobral, Luciano Arruda, do delegado regional da FIEC, Jocely Dantas Filho e de uma comitiva de vereadores e secretários municipais. estiveram visitando na tarde desta segunda-feira (29) o parque industrial da TAC Motors, empresa montadora de veículos há pouco tempo instalada no Distrito Industrial de Sobral e que produz jipes utilitários 4 x 4, modelo Stark.
Governador e comitiva visitante, conheceram as instalações da montadora recepcionados pelo presidente Neimar Braga  e pelo diretor comercial Geraldo Cascaes da empresa. Os dirigentes, cortezmente, mostravam aos visitantes todo o parque industrial da fábrica  e seu funcionamento. A empresa funciona hoje com 130 funcionários da mão de obra local, devidamente treinados e capacitados a capacidade de produção da fábrica para atender a atual demando do mercado.


Cid Gomes conheceu detalhadamente, das instalações da empresa à linha de produção do jipe Stark 3W diesel, que já está sendo vendido para uma rede de concessionárias espalhadas por nove estados brasileiros.


 
A visita também foi presenciada por empresários, populares e pela imprensa sobralense. Em meio à visita, um breve momento para alguma manifestação de pessoas que quisessem  expressar sua alegria de ver a linha de produção em plena atividade. 
Em suas palavras, o Prefeito Veveu ressaltou o esforço do Governador Cid Gomes em contribuir para o desenvolvimento econômico do Município. Para o Prefeito, “esses são passos iniciais, mas sólidos, para a implantação desse novo ciclo de desenvolvimento do Município. Certamente essa indústria de veículos é a primeira de uma série de outros empreendimentos que virão para Sobral nessa área, gerando emprego e renda; preparando a nossa juventude para o mundo do trabalho”.
Falando aos presentes, o governador Cid Gomes discorreu sobre as diversas etapas do processo de captação e implantação da TAC Motors, enaltecendo o empenho de todos, pessoas e instituições que contribuíram para que o projeto se tornasse uma realidade. Fez remição à participação que o Estado tem no negócio, que é de cerca de 28%. Pediu aos dirigentes da montadora que preparassem um portfólio de apresentação do jeep Stark para que ele possa levar pessoalmente à presidente Dilma Rousseff, que poderá adquirir os automóveis para serem usados, por exemplo, no patrulhamento de fronteira.
Um lote de 21 unidades irá abastecer os mercados de  Fortaleza, Natal, João Pessoa e Salvador. "Com a saída desse lote nós estaremos no nosso fluxo normal de produção e, daqui pra frente serão 10, 12 unidades por semana a serem entregues. Nesse ritmo, até o final do ano, certamente, nós aumentaremos o número de funcionário em mais 80 pessoas, fechando, assim, com um pouco mais de 200 funcionários na nossa linha de produção", disse o presidente da TAC Motors, Neimar Braga.
Por fim, dirigentes, convidados e a imprensa puderam presenciar a 2ª remessa de veículos para a rede de concessionárias espalhada pelo Brasil. 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

CÂMARA FEDERAL HOJE

SESSÃO DE HOJE, 29 DE ABRIL DE 2013


                       Proposta de Emenda Constitucional Nº 37

                                      Por Mauro Benevides

              Senhor Presidente,Senhoras e senhores deputados:
Na ultima quarta-feira, no Salão Negro do Congresso Nacional, foi realizada mobilização do Ministério Público contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 37, limitando as atribuições da Carreira para conduzir investigação criminal, contrariando, assim, uma tradição até aqui seguida, exemplarmente com o objetivo primordial de promover “a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.
Dentro de tais diretrizes, preconizadas, explicitamente, no texto da Carta Cidadã, de 5 de outubro de 1988, vem atuando a CARREIRA, impondo-se ao respeito de todos os segmentos sociais.
Recordo, com absoluta precisão, os debates aqui travados durante a elaboração constituinte, que teve a presidi-la o inolvidável brasileiro Ulysses Guimarães, a cujo lado permaneci na condição de 1º vice-presidente da Assembleia, permitindo-me assim atuar, num dos instantes áureos do processo de reconstitucionalização, após 21 anos de arbítrio instalado no País.
Em meu Estado, ao longo do tempo, a ação da MP, nos âmbitos federal e estadual, há sido exercitada com invulgar proficiência, em tudo aquilo que significa o patroneamento de prerrogativas da Cidadania.
Em sua coluna, no jornal O POVO, o jornalista Erico Firmo realça o apoio recebido, pelo MP, em 17 Países, numa integração que fortalece o posicionamento assumido pelos seus respectivos integrantes no plano nacional e em todas as Unidades Federadas.
Acredito que o Congresso brasileiro, que cheguei a presidir em década passada, não acolherá a proposição, testemunhando reconhecimento à porfia levada a cabo, destemerosamente, por parte do Ministério Público, em seus níveis hierárquicos.

                                            MAURO BENEVIDES
                                                            Deputado Federal

ORGULHO DE SER SOBRALENSE

Sobralidade

Por essas e por outras razões é que todos os princesianos se ufanam e têm "Orgulho de ser sobralense".                                       Cortesia do blog

COMBATE Á SECA

Desabastecimento
No CE, ainda falta milho nos armazéns da Conab

A presidente Dilma em recente visita ao nosso estado para contatos políticos e aproveitando o ensejo, para ver "in logo" a situação calamitosa dos criadores cearenses, prometeu o envio para o Ceará de 60 mil toneladas de milho entre os meses de abril e maio. Segundo ela mesmo, metade do carregamento chegaria de caminhão e a outra metade de navio, mas até agora, só chegaram 8 mil toneladas e o transporte rodoviário é o único utilizado.
O superintendente da Conab no Ceará, Agenor Pereira, diz que as cargas estão chegando aos poucos. Talvez ele até diga isso atendendo recomendação superior, porque, na verdade o produto parecer está chegando às gotas.
Eduardo Peixoto é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza. Ele conta que além de pouco milho, o produto também não chega todos os meses e isso gera muita inconformação junto aos criadores. 
Em Caucaia, também na região metropolitana, Pedro Leone, pequeno produtor, tem apenas duas sacas para alimentar o seu rebanho que é de 40 cabeças de gado. 
Segundo ele, não sabe quando vai poder comprar milho de novo. O criador já perdeu alguns animais por causa da seca e tem medo que outros bichos morram por falta de comida.
Na região de Sobral a cantilena é a mesma pela escassez do milho e a dificuldade da aquisição do mesmo, quando o produto chega.
As mesmas dificuldades vêm enfrentando os criadores paraibanos, onde seus políticos já se mobilizam para cobrar da presidente Dilma o cumprimento da promessa e da palavra empenhada. 
No Ceará, no entanto, dá pra notar a acomodação dos nossos políticos, em desfavor das necessidades dos nossos produtores rurais.
A Conab promete levar mais 340 mil toneladas de milho para os estados do Nordeste até o final de maio, segundo seus próceres mais graduados da direção geral da Companhia. 
É o caso de produtores nordestinos ficarem a indagar: até o final do mês de maio de que ano?

LITORAL CEARENSE


Erosão no litoral cearense é tema de audiência na Assembleia

Atendendo a requerimento do deputado Dedé Teixeira (PT), a Assembleia Legislativa realiza, hoje, segunda-feira (29/04), audiência pública para discutir o avanço do mar e a erosão costeira nos municípios do litoral cearense. O debate acontece no Complexo de Comissões Técnica da Casa, a partir das 14h.
De acordo com Dedé, a cada ano, a costa cearense perde até sete metros da faixa litorânea, resultado do avanço do mar. Em 2012, o agravante foi a seca, que comprometeu ainda mais as faixas de praias que já têm histórico de degradação do meio ambiente como consequência da erosão.
                     Litoral cearense                                                                        Foto divulgação
“A explicação decorre do fato de o ambiente ter sofrido com o período da seca. Quando não chove, os ventos são mais fortes e há uma maior geração de ondas altas e transporte de areia na faixa litorânea”, acrescenta o petista. Também de acordo com ele, essa areia não é reposta, uma vez que não é mais levada pelos rios, agora secos ou com baixo volume de água.
“Isso provoca erosão tanto no sertão como nas praias. A água também passa a ficar mais parada nas barragens, impedindo assim o tráfego dos sedimentos”, explicou o parlamentar.
Foram convidados para a audiência o Instituto de Ciências do Mar da UFC (Labomar), a Secretaria do Patrimônio da União no Ceará, a Semace, o Ibama, vereadores das câmaras municipais, prefeitos e representantes de prefeituras do litoral cearense, além de associações de moradores, de bugueiros, barraqueiros e comerciantes das cidades da costa. 
(RT/JU - AL
)

SEMIFINAIS DO CAMPEONATO CEARENSE

Mesmo em desvantagem na semifinal, Guarany pode passar com 2 empates. Fortaleza não

Guarany/S e Fortaleza chegam às semifinais do Campeonato Cearense em desvantagem em relação a Icasa e Ceará, respectivamente. Donos de campanhas inferiores na fase anterior, as equipe veem seus adversários chegarem à essa fase com vantagem no regulamento.

                                         
                                          Guarany pode passar até com 2 empates
No entanto, o Cacique do Vale pode até conseguir uma classificação à final com 2 empates, enquanto o fato torna-se impossível para o Tricolor de Aço. Isto porque, segundo o regulamento, por Guarany e Icasa serem de cidades diferentes, vale como critério de desempate o gol marcado fora de casa.


Assim, caso empatem em pontos e no saldo de gols após 2 partidas, passará de fase quem tiver marcado mais gols na casa do adversário. Desta forma, caso empate em casa em 0 x 0 em casa, o Bugre passaria de fase com um empate com gols em Juazeiro do Norte.
Caso o critério de gols fora também não decida um classificado, o Icasa leva vantagem por ter melhor campanha na 2ª fase (3º critério de desempate).
                                              Fortaleza precisa vencer
No caso dos rivais da Capital, não vale o critério de gols como visitante. Assim, para eliminar o Ceará, o Fortaleza necessariamente precisa de pelo menos uma vitória.
Em caso de dois empates, ou uma vitória para cada lado com saldo de gols semelhante (por exemplo 1×0 e 1×2), o Ceará avança por ter melhor campanha.
Critério beneficiou alvinegros em 2012
Foi este mesmo critério que serviu para, em 2012, fazer do Ceará campeão. Na decisão contra o Fortaleza, houve empate sem gols na 1ª partida (mando do Fortaleza), e empate em 1 a 1 no jogo de volta (mando do Ceará). Com melhor campanha, o Alvinegro sagrou-se bicampeão estadual.

                          Equipe do Ceará campeã cearense de 2012 (Foto: Walesca Santiago)

Veja o que diz o regulamento
Art. 15 – Na fase semifinal, as Entidades de Prática se enfrentam, em jogos de ida e volta, com mando de campo da segunda partida da Entidade de Prática com melhor campanha na Segunda fase.
§ 1º – Os jogos das semifinais acontecerão de acordo com a seguinte chave: 1º Colocado da 
Segunda Fase x 4º Colocado da Segunda Fase; e, 2º Colocado da Segunda Fase x 3º Colocado da Segunda Fase.
§ 2º – Em caso de empate em pontos ganhos entre as duas Entidades de Prática na fase semifinal, o desempate para efeito de classificação, será efetuado observando os seguintes critérios abaixo:
I.     Melhor saldo de gols nas duas partidas da fase semifinal;
II. Maior número de gols marcados sem o mando de campo na Fase Semifinal (critério usado apenas em caso de entidades de prática de diferentes cidades);
III. Melhor campanha na Segunda Fase.         
                                                                                                                                                (Por Marcelo Bloc - Adaptação do blog)

CHUVAS NO CEARÁ

Funceme dá registro de chuvas em 79 municípios cearenses, nas últimas 24h
                    Maior índice pluviométrico foi registrado em Forquilha
Choveu em 79 dos 184 municípios cearenses entre 7h do último domingo (28) de7h desta segunda-feira (29), segundo a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme). No meado do mês, o órgão chegou a registrar precipitações em 162 cidades e depois vinham ocorrendo chuvas isoladas em diversas região.
Nas chuvas de ontem, o maior índice pluviométrico (85 mm) foi registrado em Forquilha, na Zona Norte, a 210 km de Fortaleza, seguido do volume de chuvas de Jijoca de Jericoacoara (67 mm) e de Alcântaras (63 mm). Já na Capital, o registro de precipitação foi de apenas  0,2 mm.
O órgão estadual atribui a causa das chuvas de agora à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um dos principais fatores para ocorrência de precipitação no período da quadra chuvosa no Ceará, e à alta umidade relativa do ar que vem se verificando.
A previsão do tempo para as próximas 24h, segundo o órgão da meteorologia do Estado, é de céu parcialmente nublado com chuvas na faixa litorânea, zona da Ibiapaba, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana. Nas demais regiões, há possibilidade de chuvas isoladas.

MOMENTO DE REFLEXÃO

                                   Vamos refletir juntos
                            Das coisas como elas são 

É claro que nem sempre as coisas acontecem como queríamos que acontecessem.
Existem momentos em que sentimos que estamos buscando algo que não está reservado para nós, dando murros em portas que não se abrem, esperando milagres que não se manifestam.
Ainda bem que as coisas são assim – se tudo andasse como a gente quer, em breve não íamos ter mais assunto para escrever o roteiro dos nossos dias.
Quando estivermos diante de situações que não conseguimos ultrapassar, relaxemos. O universo, embora não consigamos compreender, continua trabalhando por nós em segredo.
Nestes momentos em que não podemos ajudar, prestar atenção as coisas simples da vida – no pôr do sol, nas pessoas que passam na rua, num livro – é a melhor maneira de colaborar com Deus.
Paulo Coelho

EFEMÉRIDE

Cinquentenário do Governador


         Sem festa e sem pompa, Cid Gomes passa seu aniversário na Serra da Meruoca

Amigos de Sobral e um número relativamente reduzido de políticos estiveram visitando o governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes (PSB), no seu sítio em Palestina do Norte, Meruoca, no dia/noite do seu aniversário, do no último sábado (27). Por causa do seu estado gripal o governador optou pelo recolhimento em sua vivenda serrana. Mesmo assim, recebeu alguns políticos, dentre eles os prefeitos Veveu Arruda, de Sobral, Roberto Cláudio de Fortaleza, Patrícia Aguiar de Tauá e Antônio José de Massapê. 


Com a prefeita de Tauá, vieram também Domingos Filho e o filho deste, Domingos Neto. Familiares e os amigos mais íntimos do governador não se furtaram em homenageá-lo.

SORTEIO DA MEGA SENA

Se você jogou, confira seu jogo



Um apostador de Campo Grande (MS) leva sozinho prêmio da Mega Sena. É o que informa a Caixa Econômica Federal em nota divulgada neste domingo (28). O sorteio do concurso 1.489 foi realizado neste sábado (27),  na cidade de Colina (SP). As dezenas sorteados foram:

01 - 15 - 24 - 26 - 28 - 48

O ganhador deve receber R$ 2.867.241,35. Ao todo, 86 apostadores acertaram a Quina e devem receber R$ 18.098,87 cada, e 5.462 acertaram a Quadra, com prêmio de R$ 407,09.

Segundo a Caixa, por causa de problemas no sistema de processamento de loterias, a apuração dos ganhadores somente foi realizada neste domingo. Para o próximo sorteio, que será realizado na quinta-feira (2), em virtude do feriado de 1º de maio, o prêmio está estimado em R$ 17 milhões.

As apostas para o próximo sorteio podem ser feitas até as 18h do dia do sorteio, nas Agências Lotéricas de todo o País. A aposta mínima é de R$ 2,00.



domingo, 28 de abril de 2013

CAMPEONATO CEARENSE


Guarany de Sobral derrota Ceará, fica com a quarta vaga e vai às semifinais
Guarany venceu o Ceará pelo placar de 3 a 2, na tarde/noite de hoje, em jogo emocionante para as duas torcidas que compareceram em massa ao Estádio do Junco, em Sobral. Com os três pontos da vitória, o Bugre Sobralense terminou a fase classificatória com 22 pontos e garantiu a 4ª colocação no G 4 e sua ida às semifinais do certame cearense de 2013.
O Cacique do Vale, por sua condição de 4º colocado, vai pegar bom time do Icasa, o Verdão do Cariri, em duas partidas: a primeira, no Romeirão, em Juazeiro do Norte, no dia 5 e o jogo de volta no dia 12 de maio, no Junco, em Sobral.  
O jogo
Mesmo com o gramado encharcado, a partida entre Guarany de Sobral e Ceará foi bem movimentada. Logo aos três minutos, Mota dominou da entrada da área e bateu forte para o gol. Atento, Eliardo fez bela defesa.
Aos quatro minutos, Vitor Cearense abriu espaço e arriscou para o gol. A bola passou por cima da meta de Fernando Henrique. O Vovô deu o troco minutos depois. Vicente desceu livre pela esquerda, cruzou na medida para Mota que, por pouco, marcava para o Vovô.
O Bugre assustou novamente aos dez minutos. Júnior Cearense em cobrança de falta chutou forte e Fernando Henrique realizou defesa espetacular, evitando a primeira queda do arco do Ceará. O Alvinegro começou a esboçar reação e aos 12 minutos já estava bem no jogo. Lulinha cruzou na conta certa para Magno Alves. O matador alvinegro bateu de primeira, mas o bom goleiro rubro-negro, Eliardo, mandou para escanteio, evitando o primeiro tento alvinegro.
Depois desse ataque o jogo caiu tecnicamente. Devido às condições do campo pesado pelas chuvas que caíram no junco, as equipes se preocuparam em  se resguardar no jogo para evitar lesões, pois o gramado não ajudava. Quando o Ceará esboçava uma reação, Lulinha, seu jogador mais importante sentiu a coxa e foi substituído.

Em seu lugar entrou Válber e aí o Vovô teve uma recaída, do Bugre sobralense se aproveitou. Em dois momentos, Fernando Henrique fez boas defesas. Uma delas, Cláudio driblou toda a zaga do Ceará e bateu para o gol. Goleiro do Vovô mandou a bola para escanteio, conjurando momentaneamente o perigo.
Já no finalzinho do primeiro tempo, Marcinho Guerreiro chutou de fora da área no cantinho e Fernando Henrique aceitou. Guarany de Sobral 1 x 0 Ceará.

No segundo tempo o jogo foi só emoção. O Ceará voltou para a etapa final jogando melhor. Logo nos instantes iniciais chegou ao empate com Magno Alves. Guarany de Sobral 1 x 1 Ceará.
Aos oito, Eric por pouco não marcava, chutando da entrada da área para Eliardo espalmar. O Ceará, sempre melhor na partida, pressionava o time sobralense que, assustado, só se defendia.  Aos dez minutos, Eric, novamente cruzou na medida certa, na cabeça de Magno Alves que não perdoou e marcou: Guarany de Sobral 1 x 2 Ceará.
Aos 14, outra bela jogada do Ceará. Mota bateu forte e a bola por pouco não entrou. Minutos depois, veio o troco do Bugre. Luiz Carlos chutou, Fernando Henrique rebateu, e Ricardinho fez contra. Guarany 2 x 2 Ceará.
O Ceará não se abateu, aparentemente. Passou a pressionar o Guarany, mas perdendo boas chances de ampliar. Aos 26, Magno Alves de cabeça quase virou para o Ceará novamente. Aos 39, Magno Alves, mais uma vez, teve de tudo para  matar o jogo.

O atacante subiu sozinho, mas chutou para o alto desperdiçando o gol. Já que o Vovô não quis marcar, o Bugre foi lá e fez o seu o gol. Aos 44 minutos, Fábio Saci recebeu livre dentro da área e marcou o terceiro do Bugre. Guarany de Sobral 3 x 2 Ceará. O Vovô ainda tentou reagir ,mas não houve mais tempo. O jogo acabou e o time todo poderoso da Capital saiu amargando mais uma derrota na competição.

Com a derrota, o Ceará, o Alvinegro Famoso de Porangabussu vai enfrentar o arquirrival Fortaleza, o Tricolor de Aço do Pici, em duas partidas, a serem realizadas, possivelmente, no Estádio Presidente Vargas, nos dias 5 e 12 de março. Provavelmente com torcida única.