sábado, 31 de agosto de 2013

PENSAMENTO DO SÁBIO

Para refletir, hoje

"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um 'sim' ou um 'não' pode mudar toda a nossa existência". 
Paulo Coelho (Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei).
Colheita recorde de grãos determinou crescimento do PIB do País no segundo semestre, diz CNA
 
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avalia que o crescimento de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas do país) no segundo trimestre, divulgado ontem, (30), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está relacionado à colheita de grãos da safra 2012/2013.
“A colheita recorde de 186,1 milhões de toneladas de grãos e fibras determinou o crescimento do PIB”, disse a entidade por meio de nota divulgada na tarde de ontem.
Os dados do IBGE mostram que o PIB agrícola cresceu 3,9% no segundo trimestre de 2013, na comparação com os três meses anteriores. Em relação ao segundo trimestre de 2012, o desempenho da agropecuária registrou elevação de 13%. Nos primeiros seis meses deste ano, a soma das riquezas produzidas em propriedades rurais cresceu 14,7% diante de igual período de 2012.
“Os resultados espelham o cenário favorável de preços no período de plantio, justificado pelas perdas de safra no Hemisfério Norte no segundo semestre de 2012”, diz o comunicado da CNA. A entidade considera positiva a expansão do crédito rural por meio do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013 e destacou o clima favorável como outro fator que influenciou nos bons resultados da colheita.

(Agência Brasil, 30.08.2013)

POR UMA CIDADE MELHOR

Plante Vida. Plante uma Árvore

 Em algum lugar da nossa cidade está faltando a sombra de uma árvore. Num parque, numa praça, numa rua, em frente à sua casa. Não importa a quem cabe a responsabilidade por essa carência. Você também é responsável pela melhoria do clima da cidade. Então faça a sua parte. Onde for permitido, plante uma árvore e colha sombra, melhor clima, ar mais puro e mais beleza paisagística!

Campanha do blog do Herculano Costa

OPINIÃO - ARTIGO

Em vez Havana? O debate sobre a chegada de médicos cubanos é vergonhoso
                                                 Por Paulo Moreira Leite

Do ponto de vista da saúde pública, temos um quadro conhecido. Faltam médicos em milhares de cidades brasileiras, nenhum doutor formado no país tem interesse em trabalhar nesses lugares pobres, distantes, sem charme algum – nem aqueles que se formam em universidades públicas sentem algum impulso ético de retribuir alguma coisa ao país que lhes deu ensino, formação e futuro de graça.
Respeitando o direito individual de cada pessoa resolver seu destino, o governo Dilma decidiu procurar médicos estrangeiros. Não poderia haver atitude mais democrática, com respeito às decisões de cada cidadão.
O Ministério da Saúde conseguiu atrair médicos de Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai. Mas continua pouco. Então, o governo resolveu fazer o que já havia anunciado: trazer médicos de Cuba.
Como era de prever, a reação já começou.
E como eu sempre disse neste espaço, o conservadorismo brasileiro não consegue esconder sua submissão aos compromissos nostálgicos da Guerra Fria, base de um anticomunismo primitivo no plano ideológico e selvagem no plano dos métodos. É uma turma que se formou nesta escola, transmitiu a herança de pai para filho e para netos. Formou jovens despreparados para a realidade do país, embora tenham grande intimidade com Londres e Nova York.
Hoje, eles repetem o passado como se estivessem falando de algo que tem futuro.
Foi em nome desse anticomunismo que o país enfrentou 21 anos de treva da ditadura. E é em nome dele, mais uma vez, que se procura boicotar a chegada dos médicos cubanos com o argumento de que o Brasil estará ajudando a sobrevivência do regime de Fidel Castro. Os jornais, no pré-64, eram boicotados pelas grandes agências de publicidade norte-americanas caso recusassem a pressão americana favorável à expulsão de Cuba da OEA. Juarez Bahia, que dirigiu o Correio da Manhã, já contou isso.
Vamos combinar uma coisa. Se for para reduzir economia à política, cabe perguntar a quem adora mercadorias baratas da China Comunista: qual o efeito de ampliar o comércio entre os dois países? Por algum critério –político, geopolítico, estético, patético– qual país e qual regime podem criar problemas para o Brasil, no médio, curto ou longo prazo?
Sejamos sérios. Não sou nem nunca fui um fã incondicional do regime de Fidel. Já escrevi sobre suas falhas e imperfeições. Mas sei reconhecer que sua vitória marcou uma derrota do império norte-americano e compreendo sua importância como afirmação da soberania na América Latina.
Creio que os problemas dos cidadãos cubanos, que são reais, devem ser resolvidos por eles mesmos.
Como alguém já lembrou: se for para falar em causas humanitárias para proibir a entrada de médicos cubanos, por que aceitar milhares de bolivianos que hoje tocam pedaços inteiros da mais chique indústria de confecção do país?
Denunciar o governo cubano de terceirizar seus médicos é apenas ridículo, num momento em que uma parcela do empresariado brasileiro quer uma carona na CLT e liberar a terceirização em todos os ramos da economia. Neste aspecto, temos a farsa dentro da farsa. Quem é radicalmente a favor da terceirização dos assalariados brasileiros quer impedir a chegada, em massa, de terceirizados cubanos. Dizem que são escravos e, é claro, vamos ver como são os trabalhadores nas fazendas de seus amigos.
Falar em democracia é um truque velho demais. Não custa lembrar que se fez isso em 64, com apoio dos mesmos jornais que 49 anos depois condenam a chegada dos cubanos, erguendo o argumento absurdo de que eles virão fazer doutrinação revolucionária por aqui. Será que esse povo não lê jornais?
Fidel Castro ainda tinha barbas escuras quando parou de falar em revolução. E seu irmão está fazendo reformas que seriam pura heresia há cinco anos.
O problema, nós sabemos, não é este. É material e mental.
Nossos conservadores não acharam um novo marqueteiro para arrumar seu discurso para os dias de hoje. São contra os médicos cubanos, mas oferecem o que? Médicos do Sírio Libanês, do Einstein, do Santa Catarina?
Não. Oferecem a morte sem necessidade, as pragas bíblicas. Por isso não têm propostas alternativas nem sugestões que possam ser discutidas. Nem se preocupam. Ficam irresponsavelmente mudos. É criminoso. Querem deixar tudo como está. Seus médicos seguem ganhando o que podem e cada vez mais. Está bem. Mas por que impedir quem não querem receber nem atender?
Sem alternativa, os pobres e muito pobres serão empurrados para grandes arapucas de saúde. Jamais serão atendidos, nem examinados. Mas deixarão seu pouco e suado dinheiro nos cofres de tratantes sem escrúpulos.
Em seu mundo ideal, tudo permanece igual ao que era antes. Mas não. Vivemos tempos em que os mais pobres e menos protegidos não aceitam sua condição como uma condenação eterna, com a qual devem se conformar em silêncio. Lutam, brigam, participam. E conseguem vitórias, como todas as estatísticas de todos os pesquisadores reconhecem. Os médicos, apenas, não são a maravilha curativa. Mas, representam um passo, uma chance para quem não tem nenhuma. Por isso são tão importantes para quem não tem o número daquele doutor com formação internacional no celular.
O problema real é que a turma de cima não suporta qualquer melhoria que os debaixo possam conquistar. Receberam o Bolsa Família como se fosse um programa de corrupção dos mais humildes. Anunciaram que as leis trabalhistas eram um entrave ao crescimento econômico e tiveram de engolir a maior recuperação da carteira de trabalho de nossa história. Não precisamos de outros exemplos.
Em 2013, estão recebendo um primeiro projeto de melhoria na saúde pública em anos com a mesma raiva, o mesmo egoísmo.
Temem que o Brasil esteja mudando, para se tornar um país capaz de deixar o atraso maior, insuportável, para trás. O risco é mesmo este: a poeira da história, aquele avanço que, lento, incompleto, com progressos e recuos, deixa o pior cada vez mais distante.
É por essa razão, só por essa, que se tenta impedir a chegada dos médicos cubanos e se tentará impedir qualquer melhoria numa área em que a vida e a morte se encontram o tempo inteiro.
Essa presença será boa para o povo. Como já foi útil em outros momentos do Brasil, quando médicos cubanos foram trazidos com autorização de José Serra, ministro da Saúde do governo de FHC, e ninguém falou que eles iriam preparar uma guerrilha comunista. Graças aos médicos cubanos, a saúde pública da Venezuela tornou-se uma das melhores do continente, informa a Organização Mundial de Saúde. Também foram úteis em Cuba.
Os inimigos dessas iniciativas temem qualquer progresso. Sabem que os médicos cubanos irão para o lugar onde a morte não encontra obstáculo, onde a doença leva quem poderia ser salvo com uma aspirina, um cobertor, um copo de água com açúcar. Por isso incomodam tanto. Só oferecem ameaça a quem nada tem a oferecer aos brasileiros além de seu egoísmo.

Publicado em 26.08.2013 em Adital

ECONOMIA - NACIONAL

PIB surpreende e cresce 1,5% no 2º trimestre
                Puxado por indústria e investimentos, resultado interrompe nove trimestres seguidos de variações inferiores a 1%
A economia brasileira finalmente deu um sinal de vitalidade ao mostrar crescimento, no segundo trimestre do ano, superior às expectativas mais otimistas do mercado e do governo.
Mas, ainda que amenize o pessimismo até então crescente entre analistas e investidores, o resultado está longe de encorajar apostas em uma melhora mais vigorosa daqui para a frente.
Conforme as contas divulgadas ontem pelo IBGE, a expansão da produção e da renda do país --ou, em economês, do Produto Interno Bruto-- chegou a 1,5% entre abril e junho, na comparação com os três meses anteriores.
Trata-se de uma taxa que, se tivesse continuidade, proporcionaria um crescimento de 6% ao ano, quase o triplo do esperado para 2013 pela maior parte do mercado.
Foi interrompido o mais longo ciclo de declínio e estagnação desde o Plano Real: a economia começou a desacelerar no segundo semestre de 2010 e, no governo Dilma Rousseff, já colecionava nove trimestres consecutivos de variações inferiores a 1%.
Melhor ainda, o salto trimestral foi puxado pela indústria, o setor mais abalado pela crise econômica internacional, e pelos investimentos, os gastos destinados à ampliação da capacidade produtiva do país.
Depois de encolherem em 2012 a despeito de sucessivos pacotes oficiais de estímulo, os investimentos já acumulam alta de 6% neste ano, bem superior aos 2,2% do consumo das famílias.
Os números espelham os objetivos da política econômica: quando o consumo cresce mais que a capacidade nacional de produzir bens e serviços, há pressão sobre os preços --o que ajuda a explicar a alta da inflação.
"A expectativa de um novo padrão de crescimento da economia brasileira baseado nos investimentos ganha força", conforme análise publicada pelo IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial).
Houve ainda uma forte recuperação da agropecuária, que havia caído 2,3% no ano passado e acumula crescimento de 14,7% no ano. A contribuição só não foi maior porque o setor tem participação de apenas 5% no PIB.
PORÉNS
Justamente na indústria e nos investimentos, porém, estão os obstáculos mais visíveis à continuidade da aceleração da economia.
Os últimos dois meses foram de piora das expectativas em relação ao futuro. O índice de confiança da indústria, medido pela Fundação Getúlio Vargas, caiu para o nível mais baixo desde julho de 2009, quando o país saía de uma recessão.
A incerteza cresceu com a valorização do dólar, que encarece os importados, dá novo impulso à inflação e pode obrigar o Banco Central a elevar mais os juros para conter o consumo e o investimento.
"Já há sinais de contração da indústria (que puxou o PIB do segundo trimestre pelo lado da oferta) e do investimento no início do terceiro trimestre", conforme relata boletim enviado pelo Itaú Unibanco a seus clientes.
À frente, o dólar mais alto tende a estimular as exportações e, consequentemente, a produção industrial. Mas o impacto inicial é negativo.
"A curto prazo, o câmbio atrapalha porque pressiona a inflação, e a resposta [do BC] será segurar o crescimento", diz Armando Castelar, economista da FGV.
PROJEÇÕES MODESTAS
Tudo considerado, as projeções para a expansão da economia neste ano e no próximo tendem a passar por uma ligeira elevação, mas continuarão modestas.
A estimativa do governo de 2,5% em 2013 ficou mais palpável - o Itaú, por exemplo, elevou a sua de 2,1% para 2,4% - e a de 4% em 2014 não é considerada realista por bancos e consultorias.
Uma das explicações é que, apesar da expansão deste ano, a taxa nacional de investimento não passou de 18,6% do PIB, ainda abaixo dos patamares de 2011 (18,8%) e 2010 (19,2%).
Pelo diagnóstico da própria equipe econômica no início do governo Dilma, uma taxa de 25% do PIB deve ser perseguida para sustentar um crescimento econômico vigoroso e duradouro.
Pesquisas do blog, com informes de Agências de Notícias

NOTÍCIAS - O QUE DIZEM OS OUTROS

Manchetes deste sábado, dos principais jornais do País
1O Povo (CE): Protesto e trânsito caótico: mais um dia de sufoco em Fortaleza

2Diário do Nordeste (CE): Paralisações terminam com vandalismo na Capital

3Globo (RJ): Suspeitos de matar menino boliviano morrem na prisão

4Valor Econômico (RJ):  Ouro e Ibovespa registraram em agosto o melhor mês do ano
 
5 - Estadão (SP): Estados Unidos têm gasto secreto de US$ 52 bilhões para espionar

6 - Folha (SP): Economia surpreende e cresce 1,5%

7Correio Braziliense (DF): Mantega: temos bala na agulha para o dólar

8 - Estado de Minas (MG): Quando 280 envergonham 200 milhões 

9 - Jornal do Commercio (PE): Desemprego ronda a Transnordestina

10 – Zero Hora (RS): Pib surpreende e tem o maior crescimento em três anos 

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

HABILITAÇÃO POPULAR

Programa CNH Popular atenderá mais de 2.100 pessoa pré-inscritas em Sobral

                              Mais de 2.100 candidatos serão atendidos durante os cinco dias
O Detran, em parceria com a Prefeitura de Sobral, continua com o trabalho de emissão de carteiras de motorista popular (categoria A - motos).
A segunda fase da CNH Popular terá início nesse sábado, 31 de agosto, no Centro de Convenções, com a captura de imagens, biometria, exames médicos e psicotécnicos, dos candidatos selecionados em Sobral para o programa da Carteira de Motorista Popular. Os candidatos que forem aprovados nos exames serão encaminhados à auto-escola.
O atendimento será realizado de 31 de agosto a 4 de setembro, das 8h às 12hs e das 13h às 17h. Mais de 2.100 candidatos serão atendidos durante os cinco dias. A expectativa é de atender 420 candidatos por dia, através de distribuição de senha. A relação dos selecionados já está no site: www.detran.ce.gov.br.
Do blog da PMS - sexta-feira, 30 de agosto de 2013

POLÍTICA NACIONAL - POLÊMICA



Em livro, Palmério Dória revela identidade de ex-deputado: gravou colegas que venderam votos para reeleger FHC
Palmério com o Senhor X, no Acre (foto Mylton Severiano, cedida pela Geração Editorial)

por Luiz Carlos Azenha

Foi o acreano Narciso Mendes, hoje com 67 anos de idade, quem usou um gravador emprestado pelo repórter Fernando Rodrigues, da Folha de S. Paulo, para comprovar que deputados federais de seu estado venderam os votos na aprovação da emenda constitucional que permitiu a reeleição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1997.
A revelação é feita no livro O Príncipe da Privataria, de Palmério Dória, que chega às livrarias hoje.
Em Brasília não era segredo o papel desempenhado por Narciso, à época deputado federal pelo Partido Progressista, de Paulo Maluf. Porém, pela primeira vez ele assume oficialmente o que fez.
Trecho do livro:
A compra dos votos para a reeleição, frisa Narciso, “se dava às escâncaras”. Seria “muita ingenuidade”, diz ele, considerar inverossímil que, no episódio da troca de cheques pré-datados por dinheiro vivo, os deputados saíssem carregando R$ 200 mil em sacolas. Afinal, em notas de R$ 100,00 seriam duas mil notas, ou o dobro se fossem notas de R$ 50,00. Duzentos pacotes de mil reais: volume considerável. “Tinha de ser em sacolas!”, diverte-se ele.
O que Narciso diz é que cheques foram antecipados e, posteriormente — depois da aprovação da emenda — trocados por dinheiro.
Dois deputados renunciaram antes de serem cassados pela Câmara, ao admitirem envolvimento na tramoia: Ronivon Santiago e João Maia. Outros três, igualmente da bancada acreana, também foram citados como tendo vendido o voto.
Na época, o PSDB atribuiu a manobra a interesses paroquiais, de governadores que também seriam beneficiados pela aprovação da emenda. Porém, o livro coloca a operação no colo de Sérgio Motta, então ministro das Comunicações e principal articulador de FHC junto ao Congresso Nacional.
Narciso, hoje empresário no Acre, é dono do jornal O Rio Branco e de uma retransmissora do SBT. Ele sustenta que se opôs à emenda que garantiu a reeleição a FHC por questões ideológicas. Não concordava que pudesse beneficiar quem a promovia.
Reproduzindo um trecho de A Arte da Política, livro de FHC, afirma: “Aqui diz Fernando Henrique Cardoso: Sérgio Motta indignou-se, queria logo uma CPI na ingenuidade de imaginar que, naquela circunstância, da CPI resultasse outra coisa diferente do que culpar o governo”.
Comenta:
“Nem Sérgio Motta queria CPI, nem Fernando Henrique queria CPI, nem Luís Eduardo Magalhães [líder do governo] queria CPI, ninguém queria, porque sabiam que, estabelecida a CPI, o processo de impeachment ou no mínimo de anulação da emenda da reeleição teria vingado, pois seria comprovada a compra de votos”.
Mas, quantos votos foram comprados para que FHC pudesse se reeleger?
Nos cálculos do senador Pedro Simon, citado no livro, 150. A 200 mil reais por cabeça, por baixo, R$ 300 milhões!
Narciso acha que foram mais. Nega que, como foi acusado por escrito por FHC, tenha tentado tumultuar a tramitação da emenda.
“Como é que um desgramado, do baixo clero, do Acre, tinha poderes para tumultuar a emenda da reeleição?”, afirma Narciso.
Também rebate a ideia de que o governador do Acre à época, Orleir Cameli, assim como outros dirigentes de estados do Norte, tivessem tomado a iniciativa de promover a emenda, como sugere FHC em seu livro.
 Uma mentira, diz Narciso, pois no Acre, por exemplo, Orleir Cameli não se candidatou à reeleição. Ademais, acrescenta, não foi “o pessoal do Norte” quem inventou a reeleição, muito menos a compra de votos. “Foi uma criação do  senhor Sérgio Motta e do senhor Fernando Henrique Cardoso”, reitera.
*****
O livro O Príncipe da Privataria é, na verdade, um balanço do entorno do homem que “vendeu o Brasil”. Uma denúncia menos na linha de Amaury Ribeiro Jr. e mais na de Aloysio Biondi e seu O Brasil Privatizado.
Um escândalo sobre o qual o Brasil pouco refletiu, já que a mídia corporativa se refere àquele como um período de ouro do país. É importante frisar que os principais grupos de mídia tiraram proveito direto dos negócios envolvidos na privatização.
Na Nota do Editor que abre o livro, Luiz Fernando Emediato pergunta: “onde estava, no reinado dos tucanos, o ministério público, o procurador geral da República, os Joaquim Barbosa daquele tempo? O chamado “mensalão” — tenha existido ou não — parece coisa de amadores diante do profissionalismo de empresários, burocratas e políticos daquele tempo. Nenhuma CPI. Nenhuma investigação que chegasse ao fim. Nenhuma denúncia capaz de levar a um processo e a uma condenação!”
Palmério Dória avança a tese de que Glauber Rocha, na década de 70, foi visionário ao dizer:
No Brasil, o gancho do Pentágono é o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), que funciona em São Paulo.
Fernando Henrique Cardoso é apenas um neocapitalista, um kennedyano, um entreguista.
Como a Central de Inteligência dos Estados Unidos deu dinheiro à Fundação Ford e esta ao Cebrap — na casa, especula Palmério, do milhão de dólares –, “o Cebrap recebeu dinheiro da CIA”.
Teria sido este o início da “inspiração” que levou FHC a adotar a agenda do consenso de Washington, que resultou na queima de R$ 100 bilhões em patrimônio público dos brasileiros.
publicado em 30 de agosto de 2013 às 7:46 www.viomundo.com.br

POLÍTICA NACIONAL - HUMOR NEGRO


GLOBO FOI PEDIR
A LULA PARA VOLTAR !
           A Dilma é isso, a Dilma é aquilo, mas você, Lula, você é um estadista ! Esse Google …
O passarinho pousou na janela daqui de casa e contou os detalhes daquele encontro em que um dos filhos do Roberto Marinho – eles não têm nome próprio – foi ao Presidente Lula pedir ajuda contra o Google.

O passarinho contou que o filho do Roberto Marinho reclamou muito da queda da publicidade governamental.

(Na verdade, a SECOM da Helena Chagas engorda a Globo e não revela à Conceição Lemes, do Viomundo, quanto investe na Globo; além de desejar ver a caveira do Pizzolatto.)

Reclamou porque, desde a gestão de Franklin Martins, a publicidade governamental na Globo caiu de 80% no Governo (sic) Fernando Henrique para 50%, no de Lula.

O filho do Roberto Marinho disse que a publicidade está numa situação tal que pode provocar uma crise em todo o PiG (*).

(O passarinho não revelou, mas, imagina-se que o Lula deva ter achado ótimo …)

É o Google, amigo navegante.

O Google vai googlar a Globo e ela não vai mais poder gastar US$ 280 mil por capítulo de novela…

Aí, o filho do Roberto Marinho – segundo esse passarinho inconfidente – passou a espinafrar a Dilma.

Que a Dilma isso, que a Dilma aquilo, e, além do mais, a Dilma não o recebe – não recebe o filho do Roberto Marinho.

Onde já se viu, não me receber um filho do Roberto Marinho !

Isso não acontece no Brasil desde Getúlio Vargas …

E, aí, amigo navegante, a bomba !

O filho do Roberto Marinho pediu ao Lula para voltar.

Volta, Lula, volta, pelo amor de Deus !

Mas, como ? indagou o Lula – segundo esse boquirroto desse passarinho.

Vocês me espinafraram todo dia e você vem aqui me pedir para voltar ?

Mas, você é diferente, Lula, respondeu o filho do Roberto Marinho.

Você é um estadista, disse o filho do Roberto Marinho.

Um estadista …

O filho do Roberto Marinho foi embora sem uma gota de esperança. 

Aí, o Lula disse ao passarinho (que além da falar ouve muito bem):

- Esses caras me esculhambam o tempo todo e agora querem que eu volte. Ora, vai …

Pano rápido.

Paulo Henrique Amorim, que, como Manoel de Barros e São Francisco de Assis, conversa com passarinhos.


(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Publicado em 30/08/2013, do site www.conversaafiada.com.br

ENTRETENIMENTO

Passeio Ciclístico da Nova Avenida Cleto Pontes
Será neste sábado, 31 de agosto de 2013

DESENVOLVIMENTO - INAUGURAÇÃO DA ZPE CEARÁ

Ceará tem primeira ZPE em funcionamento do Brasil
 
O governador Cid Gomes inaugurou hoje, sexta-feira (29), a primeira Zona de Processamento e Exportação do Brasil (ZPE Ceará). Localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), entre São Gonçalo do Amarante e Caucaia, a ZPE do Ceará foi criada em 2010, e já entra em operação com empresas já instaladas. “Temos de perímetro 21 quilômetros. Essa área alfandegária, com todas as repartições que atuam nas áreas de exportação e importação inaladas, como Receita Federal, Anvisa e Sefaz. Essa obra vai ter um extraordinária benefício para o Ceará”, explicou o Governador. “Com esta obra temos a possibilidade de implantar neste espaço, empresas voltadas para a produção de bens de exportação”, completou Cid Gomes.  

Na obra, o Governo do Estado investiu R$ 54 milhões, e apesar de ser a segunda alfandegada pela Receita Federal no País, a ZPE do Ceará é a primeira em pleno funcionamento no País, e com futuras instalações da CSP (Companhia Siderúrgica do Pecém). “O Acre tem uma área de três hectares alfandegados, mas sem nenhum empreendimento e nenhum funcionamento, diferente da nossa ZPE que vai abrigar a terceira maior siderúrgica do Brasil com capacidade para produzir 3 milhões de toneladas de placa de aço, e com capacidade de receber e implantar muitos outros investimentos. Com isso somos de fato a primeira Zona de Processamento e Exportação do país”, destacou o Governador que lembrou ainda que a China tem 2.000 ZPEs em funcionamento e o Brasil passa, agora, a ter a primeira, no Ceará.
Os primeiros distritos industriais foram pensados ainda em 1988, onde as empresas nelas localizadas operam com isenção de impostos e liberdade cambial (não são obrigadas a converter em reais as divisas obtidas nas exportações). “Isso vai garantir uma grande versatilidade a esses empreendimentos”, reforçou. Na ZPE 80% da sua receita são resultados de exportações e com previsão de até 20% de sua produção voltadas para o consumo interno. A parcela vendida no mercado doméstico, quando autorizada, paga integralmente os impostos normalmente cobrados sobre as importações.

Outro referencial da ZPE do Ceará é estar instalada dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), concebido para abrigar atividades diversas, tendo como infraestrutura e equipamentos importantes: correia transportadora, porto, ferrovia, gasoduto, duas usinas termelétricas, energia convencional e possibilidades de utilização de formas alternativas (eólica e solar), refinaria, siderúrgica, porto e atividades industriais relacionadas. “O Porto do Pecém tem características bem especiais, pois apresenta 19 metros de calado podendo se tornar um grande hub, uma grande concentração de cargas”, destacou o Governador. Segundo Cid Gomes, no Porto já foram investidos mais de R$ 400 milhões. Outras ações estão sendo desenvolvidas o que vai resultar em mais R$ 600 milhões em investimentos com recursos próprios do Governo do Estado. “Isso significa R$ 1 bilhão em melhorias. Nosso Porto apresenta muitas possibilidades e que vai aumentar com a inauguração da ZPE”, reforçou Cid Gomes. 
A ZPE do Pecém já apresenta uma segunda empresa a ser aprovada pelo Conselho Nacional de ZPEs (CZPE) e autorizada a se instalar. A Vale Pecém é empresa da Vale S/A voltada para o fornecimento de minério de Ferro à CSP. É autorizada a operar o pátio de minério de Ferro e pelotas, fornecendo à CSP, e ao beneficiamento de matéria-prima. Serão investidos US$ 96,7 milhões na implantação da Vale Pecém, com expectativa de gerar 180 empregos diretos e de início das operações em 2015. “A Zona de Processamento do Ceará é algo administrativamente não só importante para o Ceará, mas para todo o Brasil, e que vai ajudar o Estado a despontar como um estado importante na economia brasileira. O Ceará está mais uma vez na vanguarda, e isso só mostra a pujança da sua economia”, destacou o ministro da Secretaria Especial dos Portos, Leônidas Cristino.
Presente na solenidade, o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira, reforçou também a importância da obra para economia cearense, entre eles a atração de investimentos estrangeiros voltados para as exportações; colocar as empresas nacionais em igualdade de condições com seus concorrentes localizados em outros países, que dispõem de mecanismos semelhantes. “A ZPE está inserida em um contexto de desenvolvimento que é o Porto do Pecém. Essa obra já se inicia vitoriosa”, destacou.
Para o presidente da ZPE Ceará, Cesar Augusto Ribeiro, na prática a ZPE se reverter em benefícios também para a população, como a criação de empregos e geração de renda. “É um investimento capaz de diminuir as desigualdades sociais”, reforçou o presidente. Também prestigiaram a solenidade o vice-governador, Domingo Filho; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Albuquerque; deputados federais, estaduais; além de representantes ligados a ZPE do Ceará e prefeitos da região em seu entorno.
 
Após a inauguração da ZPE, o Governador participou do lançamento do novo Distrito Industrial, localizado no município de São Gonçalo do Amarante.
Assessoria de Imprensa do Governo do Estado - Casa Civil Sexta-feira, 30.08.2013

(OPERAÇÃO CARCARÁ).

 Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Sobral 
Clic sobre a imagem para ampliá-la

MOBILIDADE URBANA - SOBRAL

Convite Inauguração da Avenida Cleto Ponte, amanhã, sábado, 31, às 18h.

PESQUISAS

FUNCAP aprova 26 propostas para o Programa Pesquisa para o SUS
 
A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) divulgou ontem, (29) o resultado da Chamada nº 07/2013 - Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em Saúde (PPSUS), realizada em parceria com Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). No total, foram aprovadas 26 propostas.

O número de propostas submetidas no Sistema Informatizado do PPSUS, página do Ministério da Saúde, foi 117, totalizando uma demanda de R$ 13.252.668,28. No entanto, 11 não entregaram a documentação necessária e não foram validadas. Das 106 restantes, 50 foram desenquadradas na etapa de pré-qualificação, que verifica o enquadramento da proposta aos termos do edital.

As propostas submetidas estavam assim distribuídas entre as instituições: 59 da Universidade Federal do Ceará (UFC); 14 da Universidade Estadual do Ceará (Uece); 11 da Universidade de Fortaleza (Unifor); 4 do Instituto do Câncer do Ceará (ICC); 2 da Universidade Regional do Cariri (Urca); 2 da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); 2 do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce); 2 da Fundação Oswaldo Cruz; 1 da Sesa; 1 da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE); 1 do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar; 1 da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); 1 do Hospital Infantil Albert Sabin; 1 da Associação de Estudos e Pesquisa Técnico-Científica (Apec); 1 da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ); 1 do Centro de Referencia em Dermatologia Dona Libânia; 1 do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e 1 do Hospital São José de Doenças Infecciosas.

As propostas que passaram para a segunda etapa de avaliação do Edital estavam assim distribuídas: 34 da UFC; 8 da Uece; 5 da Unifor; 2 do ICC; 1 da FMJ; 1 da Urca; 1 da Apec; 1 da ESP-CE; 1 do HSJ; 1 da Unilab e 1 do Hemoce.

As 56 propostas pré-qualificadas foram analisadas por pareceristas ad-hoc e, em seguida, por um comitê formado por especialistas, que recomendou a aprovação de 30 entre elas. A última etapa foi a avaliação do Comitê Gestor, quando 26 propostas foram aprovadas, totalizando R$ 3.187.615,63 em investimentos em pesquisas.

A chamada visa apoiar a execução de projetos de pesquisa que promovam a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Estado do Ceará no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), representando significativa contribuição para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Ceará. Em breve, um novo edital será lançado no valor de R$ 1,3 milhão. 
Confira o resultado: http://montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/resultados/179.pdf
 Assessoria de Comunicação da Funcap - Qui, 29 de Agosto de 2013 16:00

INFORME

      PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - SOBRAL
Clic sobre a imagem para ampliá-la

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Discurso do deputado Mauro Benevides proferido na Câmara Federal, na sessão de ontem, 29 de agosto de 2013
 
                        Reivindicações dos produtores rurais
Senhor presidente, senhoras e senhores deputados: 
Há cerca de um mês, nesta mesma tribuna, apelei ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para que acolhesse justas postulações dos produtores localizados no Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, que integram a esfera jurisdicional do DNOCS e clamam por providências que viabilizem, ali, reivindicações legitimas que permitirão um desempenho ainda mais eficiente dos que atuam na Pesca, enfrentando dificuldades, à falta de apoio mais efetivo por parte da citada Autarquia, no âmbito de atribuições do MINTER.
Mostrando sensibilidade para o problema, o titular da Pasta garantiu a liberação de VINTE E QUATRO MILHÕES, conforme divulga, hoje, a imprensa cearense, atenta a uma questão vital para quantos labutam em populosa faixa do Centro Sul do Estado.
Aliás, dali recebi apelos seguidos do ex-vice Prefeito de Icó, Dr. Charles e do vereador Ademir Maciel, bem assim de sua colega Maria do Cal, todos insistindo a minha imediata intercessão com o objetivo de obter a ajuda do Governo Central, em repasse para o Departamento, através de seu Diretor Geral, Dr. Emerson Fernandes, atento aos interesses da secular Entidade oficial, criada, ainda, em 1909, com relevantes serviços prestados ao Polígono.
Em inúmeras ocasiões estive no perímetro Icó-Lima Campos, sendo calorosamente acolhido por seus habitantes, que se dedicam à Pesca, mas enfrentam quase quotidianamente, enormes empecilhos com a falta de um incentivo maior por parte das autoridades competentes.
Confia-se, agora, em que o desembolso da dotação ora prometida não sofrerá retardamentos injustificados, como soe acontecer no trâmite de verbas públicas, mesmo quantia pequena como a que foi consignada aos que mourejam naquela faixa do território cearense.
Com a palavra, pois, aquele auxiliar direto da Presidente Dilma Rousseff, habitualmente solicito na execução de compromissos de sua alçada jurisdicional.
                         MAURO BENEVIDES
                            Deputado Federal

CULTURA - MÚSICA

Sonora Brasil traz cultura do marabaixo
amapaense para Sobral
Originado no quilombo de Curiaú, do estado do Amapá, o grupo “Raízes do Bolão” mantém viva a tradição da música e dança do marabaixo. E neste sábado (31), a Unidade Sobral do Sesc recebe o grupo, dentro do circuito Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com tema “Tambores e Batuques”, da 16ª edição do projeto Sonora Brasil. O grupo se apresenta no Teatro São João, às 20h, com entrada gratuita.
Raízes do Bolão dá voz à cultura afrodescendente do Amapá, ao som de tambores e pandeirões. O grupo canta e dança em passos “miudinhos”, relembrando a época da escravidão onde os negros tinham os calcanhares presos por correntes. As temáticas do repertório abrangem desde temas do cotidiano do escravo, até louves a santos católicos como São José, São Tiago e São José.
 Integram o grupo, os tocadores e cantadores: Mestre Pedro, Diego Santos, Manoel dos Santos, José Antônio, Esmeraldina dos Santos, Carmem Andréia e Siula da Fonseca.
O grupo segue pelo interior do Estado, realizando apresentações nas Unidades do Sesc: Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.
Sobre o Sonora Brasil
Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto “Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais” desenvolve programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.
O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Em 2013, o primeiro tema (“Tambores e Batuques” – com foco nas manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas, que têm o tambor como um elemento fundamental) circula pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
O segundo (“Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” – que traz à tona a força deste compositor relevante para o desenvolvimento da música no Brasil), segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste.
Nesta primeira etapa, os oito grupos musicais realizarão 450 concertos, em 128 cidades brasileiras. E, em 2014, procede-se a inversão dos temas para que concluam o circuito nacional.

Apresentações Raízes do Bolão” (AP) 
Dia 31/8
Local: Sobral – Teatro São João (Praça São João, s/n – Centro)
Horário: 20h 
Gratuito  
Informações: (88) 3611.0954
Jornalistas Lina Galvão, por E-mail para o blog