sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

METEOROLOGIA - TEMPO NO CEARÁ

Previsão Diária do Tempo
  
Previsão para o dia 28/02/2014

Ao longo do dia, há possibilidade de ocorrerem chuvas isoladas no Litoral Norte, na Ibiapaba e no sul do Estado devido à formação de áreas de instabilidade atmosférica. Nas demais regiões cearenses, céu entre parcialmente nublado e claro.

Previsão para o dia 01/03/2014
A atuação de um Cavado de Altos Níveis (CAN) sobre parte do Nordeste brasileiro deverá favorecer à ocorrência de chuvas isoladas no sul do Ceará. Na faixa litorânea, há possibilidade de chuvas isoladas devido à influência da brisa terrestre. Nas demais regiões cearenses, céu entre parcialmente nublado e claro.

Previsão para o dia 02/03/2014
Predomínio de céu entre parcialmente nublado e claro com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Estado.

Análise - 28/02/2014
Na imagem do satélite METEOSAT-10, canal visível, às 8h15 local, observam-se nuvens em todo o Ceará, principalmente no sul. Essa nebulosidade está associada ao posicionamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN (sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12 km de altura). Sobre o oceano, nota-se nuvens da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Fonte: FUNCEME, 28/02/2014, às 08h45

COMPRAS

ENFOQUE PUBLICITÁRIO

Pés femininos merecem a elegância de um calçado de classe
E na compra de calçados, a opção mais inteligente é A Preferida. 
Seus pés sabem onde fica 

COPA DO MUNDO 2014

Cid Gomes se reúne com Ministro-Chefe da Casa Civil, em Brasília
 
O governador Cid Gomes se reuniu na tarde desta quinta-feira (27), em Brasília, com o Ministro-chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante. Na pauta do encontro estava a segurança para a realização da Copa do Mundo da FIFA- Brasil 2014. A reunião foi marcada pelo Ministério e acontecerá com todas as cidades-sedes da Copa. Participaram também do encontro o Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo; e os secretários Ferruccio Feitosa (Secopa) e Servilho Paiva (Segurança Pública e Defesa Social).  A reunião foi fechada. O Governador retornou ainda nesta quinta-feira (27), no final da tarde, ao Ceará.

No final do mês de janeiro, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou uma reunião com diversas autoridades municipais, estaduais e nacionais para tratar da atuação de seus órgãos e entidades na Copa do Mundo.  Durante o encontro foi buscado o alinhamento, troca de informações e fortalecimento da parceria dos órgãos envolvidos diretamente na realização do Mundial. Na ocasião, o  Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) foi apresentado. Do CICCR, serão coordenados os trabalhos de segurança e mobilidade urbana durante a Copa do Mundo. O Centro Regional está integrado com o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, com os Centros Integrados de Comando e Controle Móveis (CICCM), em pontos estratégicos de Fortaleza, e o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), no Castelão.
A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) também passará a operar no CICCR, assim como o monitoramento em tempo real por meio de câmeras espalhadas por avenidas, ruas, viaturas e helicópteros. 
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com informações da SSPDS - Casa Civil – 27.02.2014, às 20h30, atualizada em 28.02.2014,às 08h30

SEGURANÇA DE SOBRAL

Sobral em segurança é tema de reunião e debate
O Secretário da Cidadania e Segurança de Sobral, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, recebeu em seu gabinete, o comandante do 3º Batalhão Cel. Sidney Moraes, o titular da Delegacia Regional Dr. Júnior, o subcomandante da Guarda Municipal José Rodrigues e o presidente do sindicato dos taxistas, Aderico Paulo.
Na pauta, as discussões sobre a segurança da população e o atual índice de criminalidade em Sobral, que tem preocupado as autoridades. O secretário lembrou que a Prefeitura tem feito grandes investimentos, diretos e indiretos, em prol da segurança em diversas áreas, como o aprimoramento da Guarda Municipal, a construção de escolas de tempo integral, realização de campanhas socioeducativas, e reformulação dos Centros de Saúde da Família. Investimentos de médio e longo prazo: "muitos jovens, quando estiverem na escola de tempo integral, não terão tempo de serem aliciados, pois usarão o seu tempo livre para estudar e praticar esportes, reduzindo a violência nesse segmento”, garantiu o secretário.
O presidente do Sindicato dos Taxistas alertou sobre o aumento do índice de assaltos à categoria e ouviu do delegado e do comandante de polícia, Cel Sidney, que "as investigações serão sempre voltadas a elucidar crimes e tirar de circulação pessoas nocivas à sociedade. O sindicato precisa acionar a CIOPS, através do 190 para podermos dar uma resposta à altura. É necessário sempre registrar um B.O., o que ajuda nas investigações", afirmou.
Uma outra medida adotada pela Prefeitura para coibir o crescimento da violência na cidade, foi apresentada no último dia 21, durante a reunião do GGIM, quando diversos representantes da sociedade civil foram informados da implantação do Protejo Mulheres da Paz, que objetiva fortalecer as redes sociais e proporcionar emprego, esporte e cultura para jovens de 15 a 24 anos, com histórico de criminalidade. Serão 150 jovens atendidas pelo programa, nos bairros José Euclides (Terrenos Novos) e Vila União. 
Do blog da PMS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Discurso proferido pelo Deputado Mauro Benevides na sessão da Câmara Federal do dia 27 de fevereiro de 2014
 
Indicação de Patrícia Saboya

Senhor Presidente,
Senhoras e senhores deputados:

A Assembleia Legislativa do Ceará, em sua sessão matutina, deverá apreciar a indicação da ex-senadora PATRÍCIA SABOYA para vaga no Tribunal de Contas do Estado, em face da aposentadoria do Conselheiro Pedro Timbó, que, ali, atuou proficientemente, resguardando o interesse público.
Ressalte-se que subscreveram apoio à ilustre candidata, praticamente todos os seus eminentes Pares, que nela viram sempre uma líder autêntica de nossa Unidade Federada.
No Parlamento Nacional, a que chegou para ocupar vaga que, no passado, foi preenchida pelo seu preclaro avô, Senador Plínio Pompeu de Saboya Magalhães, ela se destacou por iniciativas de larga ressonância a julgar pela proteção à Criança e ao Adolescente, dirigindo Comissão Especial para apurar distorções então constadas nos cenário do nosso País.
A projeção que alcançou deveu-se, sem dúvida, a sua obstinação de patronear causas nobres, fazendo-o com exemplar devotamento, o que lhe valeu reconhecimento de importantes segmentos da opinião pública nacional.
Em algumas oportunidades, na tribuna da Câmara, destaquei a sua porfia incessante à frente da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre Exploração Sexual, iniciativa que lhe garantiu amplos espaços nos órgãos de divulgação, em apoio a uma ampla campanha que sensibilizou o Congresso e entidades civis de nossa Nação.
Alçando-se, como se espera, ao TCE, ela terá, certamente, como meta inarredável a exação do dispêndio efetuado pelo Poder Público, preservando a sua imagem de correção, voltada para o inconspurcável interesse da coletividade.
Confio em que, chancelada a indicação, ela se guindará à função de preeminência na vida pública do Ceará, ampliando currículo brilhante que a torna uma cidadã de méritos incontáveis.
Com o presente registro, auguro à nova magistrada de Contas um proficiente desempenho naquela Corte, para a qual fui indicado, em décadas passadas, declinando da honrosa missão, por definir-me pela presença no cenário político, hoje, já, no cumprimento do 11º mandato, em todos os graus de hierarquia legislativa.    
MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

NOTÍCIAS - DESTAQUES DE HOJE

Manchetes desta sexta-feira (28/02), dos principais jornais do País
O Povo (CE) – 'Mensaleiros' podem deixar prisão ainda este ano

Diário do Nordeste (CE) – Postos do Ceará temem falta de combustíveis durante o Carnaval

3 – O Estado (CE) – "Triste tarde para o STF", diz Barbosa sobre decisão que beneficia mensaleiros

4 – O Globo (RJ) – Absolvidos do crime de quadrilha pelo STF, Dirceu pode ir pra casa dentro de um ano

5 – Valor Econômico (RJ) – Aumento do PIB surpreende, mas confiança ainda é baixa

Estadão (SP) – Siemens é proibida de participar de licitações no Brasil por cinco anos

7 - Folha  de São Paulo (SP) – Supremo revê julgamento e decide que mensalão não teve quadrilha

8 – Correio Braziliense (DF) – Operação da Polícia Civil do DF combate gangues em toda a região  de Planaltina

9 – Estado de Minas (MG) – Decisão no STF: Mensaleiros, sim; quadriheiros, não mais

10 – Jornal do Commercio (PE) – Barbosa diz que é uma tarde triste para o STF

11 - Zero Hora (RS) – Mensalão não teve quadrilha, aponta STF, em nova decisão

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

Detran e PRE organizam 280 operações de fiscalização para Operação Carnaval
 
Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizarão, em conjunto, a "Operação Carnaval", a partir desta sexta-feira (28) até a quarta-feira de cinzas, dia 5 de março, em todo o Estado (Zona Norte, Ibiapaba, Cariri, Jaguaribe, Inhamuns, abrangendo litoral, serra e sertão). 
Serão realizadas 280 operações durante o período do Carnaval, com a participação de 600 agentes de trânsito, dos quais 150 do DETRAN e 450 da PRE. Serão utilizadas 160 viaturas, das quais 80 do DETRAN e 80 da PRE, inclusive 10 reboques (guinchos) e 40 motocicletas. Cada equipe de fiscalização estará equipada com bafômetro (etilômetro).
 
Diariamente, as equipes estarão nas rodovias estaduais e na faixa de praia, onde há concentração de banhistas, para fiscalizar condutores e veículos. Cada equipe estará com um bafômetros. As duas instituições atarão com 150 bafômetros. A aplicação da Lei Seca será uma das prioridades. Os trabalhos começarão as 16 horas de sexta-feira e continuarão até a meia-noite de quarta-feira, dia 5.

A PRE mantém quase 30 postos fixos de fiscalização no Estado, com fiscalização permanente durante 24 horas. Sexta-feira (dia 28), pelo menos 14 equipes fiscalizarão as principais saídas de Fortaleza: CE 040 (posto da PRE em Aquiraz); CE 085 (Posto da PRE em Caucaia); CE 060 (no posto da PRE em Maracanaú). De Canoa Quebrada a Jericoacoara, nas vias de acessos ao litoral cearense, os agentes de trânsito farão 60 operações nas vias litorâneas e nas áreas de praia com concentração de banhistas. Outras 20 operações ficarão sediadas nos municípios, que também contarão com o apoio de mais equipes com a missão de realizar 150 volantes.

Estará de plantão a equipe do call center, que atende pelo número 0800.275.6768. Na unidade da Maraponga (sede do Órgão), outras equipes de apoio permanecerão de plantão para dar suporte às equipes que estão atuando na Operação Carnaval 2014. Não haverá expediente em nenhuma unidade durante o período do Carnaval: segunda-feira, dia 2, e terça, dia 4. O expediente da quarta-feira, dia 5, começa às 12 horas.

Dicas de segurança aos condutores e passageiros: 
a) - usar o cinto de segurança;
b) - se for dirigir, não beba; e se for beber, não dirija. Quem for notificado com base na Lei Seca: terá de pagar multa de R$ 1.915,58 e ficará com a sua CNH suspensa por 12 meses);
c) - obedecer à sinalização;
d) - manter prudência;
e) - não fazer ultrapassagem de risco;
f) - não ultrapassar em faixa contínua;
g) - não exceder limite de velocidade;
h) - não transportar passageiros em área exclusiva de carga;
i) - não transportar carga em área exclusiva de passageiros;
j) - não falar ao celular quando estiver dirigindo;
l) - não entregar a direção a quem não é habilitado
m) - na condução de moto, usar capacete e ser habilitado categoria A;

Além disso,
1- Conduzir os documentos de porte obrigatório: CNH e licenciamento (em dia, inclusive taxas do seguro DPVAT e IPVA). A ausência do documento gera multa. O atraso do licenciamento, seguro DPVAT e IPVA, além da multa, gera a apreensão e reboque do veículo.
2 - Fazer a revisão das condições básicas do veículo: motor, parte elétrica, freio, suspensão, pneus em condições de uso e limpador de para-brisa.
 
Assessoria de Imprensa do Detra - Paulo Ernesto Serpa - 27.02.2014

ABASTECIMENTO D'ÁGUA

Governador Cid Gomes inaugura amanhã (28/02) adutora emergencial de Meruoca
 
O Governador Cid Gomes inaugura nesta sexta-feira (28), às 16h30, a adutora emergencial de montagem rápida de Meruoca.  A infraestrutura de 3,2 quilômetros, que terá a vazão de 45m³/h, beneficiará mais de 4 mil pessoas e garantirá segurança hídrica para a população do município nos próximos meses.
 
A adutora terá como fonte hídrica o açude Jenipapo, que está com 1,2 milhão de metros cúbicos. Com a conclusão das obras o volume captado na adutora será injetado diretamente na estação de tratamento de água do município, estrutura operada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
O novo sistema integra o “Plano de Implantação de Adutoras Emergenciais”, projeto coordenado pela Secretaria dos Recursos Hídricos – SRH e executado pela Cogerh, que tem como objetivo construir mais de 600 km de adutoras de montagem rápida. O investimento na obra de Meruoca chega a R$ 727.225,60.

Além de Meruoca, o Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Governo Federal, investiu mais de R$ 48 milhões na construção de adutoras de montagem rápida nos municípios de Crateús, Canindé, Caridade, Tauá, Pecém, Beberibe, Fortim, Pindoretama, Coreaú, Moraújo, Acopiara, Madalena, Campos Belos, Pacujá, Graça, Parambu e Potengi.

Serviço: 
Inauguração da Adutora Emergencial de Meruoca
Local: Praça Central de Meruoca - Data: 28/02/2014 - Hora: 16h30.
Assessoria de Comunicação da Cogerh - Leonardo Meireles - 27.02.2014 

ENFOQUE PUBLICITÁRIO

Aluguel de Equipamentos
Vai construir ou reformar e precisa de equipamentos? Não precisa comprar, basta alugar.

POLÍTICA

Barbosa diz que é uma tarde triste para o Supremo
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou a absolvição dos condenados na Ação Penal 470, o julgamento do mensalão. “Esta é uma tarde triste para o Supremo Tribunal Federal, porque, com argumentos pífios,  foi reformada, foi jogada por terra, extirpada do mundo jurídico, uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada, que foi aquela tomada por este plenário no segundo semestre de 2012”, afirmou.
No início da tarde, por 6 votos a 5, o Supremo absolveu oito condenados por formação de quadrilha. De acordo com o entendimento da maioria, os réus ligados aos núcleos financeiros e político não formaram uma quadrilha para cometer crimes. Os votos pela absolvição foram proferidos pelos ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Rosa Weber. Pela condenação, votaram Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Joaquim Barbosa.
Segundo o presidente do Tribunal, a atuação dos condenados em uma quadrilha ficou comprovada, porque a “estrutura delituosa estava em funcionamento” durante o período em que os crimes correram. A estrutura, segundo ele, era operada pelas empresas do publicitário Marcos Valério e pelos condenados ligados ao PT, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. “Como não dizer que toda essa trama não constitui quadrilha? Se não fosse a delação feita por um dos corrompidos [ex-deputado Roberto Jefferson], muitos outros delitos continuariam a ser praticados”, disse.
Com a decisão da maioria dos ministros, as penas atuais ficam mantidas porque as condenações por formação de quadrilha não foram confirmadas. Os réus aguardavam o julgamento dos recursos. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu vai continuar com pena de sete anos e onze meses de prisão em regime semiaberto; o ex-deputado José Genoino, com quatro anos e oito meses, e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, seis anos e oito meses.
O publicitário Marcos Valério foi condenado a 40 anos. Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, ex-sócios dele, cumprem mais de 25 anos em regime fechado. Todos estão presos desde novembro do ano passado, devido às penas para as quais não cabem mais recursos, como peculato, corrupção, evasão de divisas.
A sessão de hoje foi iniciada com o voto do ministro Teori Zavascki, que também absolveu os oito réus. Com o voto do ministro, o placar a favor do provimento dos embargos ficou em 5 a 1. Zavascki argumentou que a pena no crime de quadrilha foi "exacerbada" e sem a devida fundamentação jurídica.
O placar favorável aos condenados foi formado com o voto da ministra Rosa Weber, que reafirmou a posição na definição das penas, em 2012. A ministra reiterou que as provas não demonstraram um vínculo associativo entre os condenados de forma estável, fato que caracteriza uma quadrilha. Segundo ela, é necessário que a união dos integrantes seja feita especificamente para a prática de crimes. “Continuo convencida de que não se configurou o crime de quadrilha”, disse a ministra.
Em seguida, Gilmar Mendes acompanhou Luiz Fux e defendeu a condenação dos acusados. Marco Aurélio acatou em parte os embargos. O ministro considerou que houve o crime de quadrilha, pois "houve permanência e estabilidade na prática, e houve acima de tudo entrosamento" na prática criminosa. Mas, em seu voto, ele discordou da dosimetria da pena dada aos condenados. O ministro votou pela diminuição da pena, conforme votou nos embargos de declaração.
Antes de finalizar o voto, Marco Aurélio fez críticas ao novo entendimento firmado pelo Tribunal. "A maioria está formada. O Supremo de ontem assentou a condenação, e o fez por 6 a 4, e o de hoje muda a lógica e, com a devida vênia, inverte este placar", disse.
Para o ministro, o resultado dos embargos, não levou em consideração as provas do julgamento. "O nosso pronunciamento se fez a partir da prova. E da prova, a meu ver, contundente, quanto à existência, não de uma simples coautoria, mas quanto à existência do crime previsto no artigo 288 do Código Penal."
Em seguida, Celso de Mello votou contra os embargos e salientou que a decisão do STF de condenar pelo crime foi "corretíssima". O ministro lembrou que o crime dispensa, "como diz a jurisprudência, o exame aprofundado do grau de participação de cada um". E que o vínculo da quadrilha ficou demonstrado por ter se projetado entre 2002 e 2005. "O reconhecimento desse cenário põe em evidência, de forma clara, a ofensa que esses condenados cometeram contra a paz pública", observou.
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma agora à tarde o julgamento para analisar os recursos de três condenados por lavagem de dinheiro, entre eles o ex-deputado João Paulo Cunha.
De Brasília - André Richter e Luciano Nascimento - Repórteres da Agência Brasil - 7/02/2014 14h01

QUALIFICAÇÃO

Abertas inscrições para Curso de Qualificação de Taxistas

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, abriu nessa quarta-feira, 26 de fevereiro, as inscrições para o Curso de Qualificação de Taxistas. As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas na sede da STDE, no Centro de Convenções, no período de 26 de fevereiro a 07 de março, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados devem comparecer com RG e CPF.

O curso de Qualificação de Taxistas terá carga horária de 40h/a e acontecerá no período de 10 à 21 de Março, no horário de 18 as 22h, no Centro de Convenções e será ministrado pelo especialista em Gestão Pública, Juliano Nogueira. O curso abordará temas como: importância na qualidade do atendimento ao cliente, regras de comportamento e conhecimentos dos principais pontos turísticos da cidade.

Promovidos pela Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Tecnologia de Desenvolvimento Econômico (STDE), os cursos fazem parte das ações do Programa de Desenvolvimento de Eventos de Negócios do Município (PRODENE). Saiba mais: (88) 3611-6311.
Do blog da PMS

Enfoque publicitário

Festa Temática
Programe-se, para se divertir muito
Curtição no limite do estabelecido
Sunset Produções

METEOROLOGIA - TEMPO NO CEARÁ

Previsão Diária do Tempo
 
Previsão para o dia 27/02/2014
A influência da brisa terrestre, principalmente entre a madrugada e manhã, poderá favorecer à ocorrência de chuvas isoladas na faixa litorânea. No sul do Estado poderão ocorrer chuvas em virtude da atuação do VCAN. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.

Previsão para o dia 28/02/2014
Há possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea do Ceará devido à influência da brisa terrestre. Nas demais regiões cearenses, sol e poucas nuvens.

Previsão para o dia 01/03/2014
Predomínio de céu entre parcialmente nublado com possibilide de ocorrerem chuvas isoladas em todo o Estado devido à proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)
.
Análise - 26/02/2014
Na imagem do satélite METEOSAT-10, canal visível, às 16h30 local, observam-se poucas nuvens sobre o Ceará devido ao posicionamento desfavorável do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN (sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12 km de altura).
Fonte: FUNCEME, 27.02.14, às 08h10

LOTERIA DA CAIXA - CONFIRA SEU JOGO

Apostador do Rio acerta a Mega-Sena e receberá prêmio de R$ 7,6 milhões

MEGA-SENA
CONCURSO 1577
11 14 25
32 51 59
Um apostador do Rio de Janeiro acertou as seis dezenas do concurso 1.577 da Mega-Sena, sorteadas na noite desta quarta-feira (26) em Osasco (SP). O vencedor receberá um prêmio de R$ 7.599.721,82. 
Veja as dezenas contempladas: 

11 - 14 - 25 - 32 - 51 - 59

86 apostas acertaram a Quina e cada uma vai levar R$ 26.213,16. A Quadra teve 6.004 ganhadores com o valor de R$ 536,38 cada. A estimativa da Caixa para o prêmio do próximo sorteio é de R$ 2,5 milhões.
Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país.
Em Sobral você faz suas apostas com muito mais conforto e comodidade, na LOTERIA PÉ QUENTE, localizada na Praça Samuel Ponte, no centro da cidade. A aposta mínima custa R$ 2,00.
Do G1, em São Paulo - 26/02/2014 22h01 - Atualizado em 27/02/2014 07h03

NOTÍCIAS - DESTAQUES DE HOJE

Manchetes desta quinta-feira (27/02), dos principais jornais do País
O Povo (CE) – Aeroporto de Fortaleza: Infraero admite ter contratado consórcio despreparado

Diário do Nordeste (CE) – Mapa mostra trechos mais perigosos das estradas do Ceará

3 – O Estado (CE) – Ceará deve receber 95 mil visitantes durante o Carnaval

4 – O Globo (RJ) – De olho no PIB fraco, Banco Central reduz ritmo e eleva taxa básico de juros a 10,25%

5 – Valor Econômico (RJ) – Finanças: Copom eleva taxa Selic para 10,25% ao ano

Estadão (SP) – BC eleva taxa de juros a 10,25%; nível é igual ao do início do governo Dilma

7 - Folha  de São Paulo (SP) – Ministro vota a favor de réus, e Barbosa o acusa de ato político

8 – Correio Braziliense (DF) – Mensaleiro frauda até pagamento de multa

9 – Estado de Minas (MG) – Pensão em atraso leva 16 por dia à prisão

10 – Jornal do Commercio (PE) – BC aperta crédito para consumidor

11 - Zero Hora (RS) – De olho na inflação e no PIB, BC reduz ritmo de na alta do juro

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ECONOMIA

Banco Central alivia aperto e aumenta juros básicos da economia para 10,75% ao ano
 
Pela oitava vez seguida, o Banco Central (BC) reajustou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic (juros básicos da economia) em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano. Apesar da elevação, o BC reduziu o ritmo do aperto monetário. Nas últimas reuniões, o Copom vinha reajustando a Selic em 0,5 ponto percentual.
Em abril de 2013, o Copom iniciou um novo ciclo de alta nos juros básicos, depois de quase dois anos sem aumento, e elevou a Selic para 7,5% ao ano. Desde agosto de 2011, a taxa vinha sendo reduzida sucessivamente até atingir 7,25% ao ano em outubro de 2012, o menor nível da história. A Selic foi mantida nesse nível até março de 2013.
A taxa Selic é o principal instrumento do BC para manter a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dentro da meta estabelecida pela equipe econômica. De acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação corresponde a 4,5% (centro da meta), com margem de tolerância de 2 pontos percentuais, podendo variar entre 2,5% (piso da meta) e 6,5% (teto da meta).
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA acumulado em 12 meses estava em 5,59% até janeiro. O índice acumulado desacelerou após ter chegado a 6,7% em junho e superado o teto da meta de inflação do governo. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras, divulgada pelo Banco Central, o IPCA encerrará 2014 em 6%.
Por outro lado, o aumento da taxa Selic prejudica o reaquecimento da economia, que cresceu 2,4% até o terceiro trimestre do ano passado e ainda está sob o efeito de estímulos do governo, como desonerações e crédito barato. De acordo com o Focus, os analistas econômicos projetam crescimento de 1,67% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014. A estimativa foi reduzida pela terceira semana seguida.
A taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve como referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la, o Banco Central contém o excesso de demanda, que se reflete no aumento de preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas alivia o controle sobre a inflação.

De Brasília, Wellton Máximo – Agência Brasil - 26/02/2014, às 20h44

POLÍTICA - MENSALÃO

Barroso absolve oito réus do crime de formação de quadrilha
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, aceitou os embargos infringentes e votou pela absolvição da pena de formação de quadrilha de oito réus dos condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Barroso foi o segundo ministro a proferir o seu voto, logo após o relator dos embargos infringentes, ministro Luiz Fux. Adiantaram o voto Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, que também votaram pela absolvição.
Segundo o ministro, o Tribunal exacerbou na pena para o crimes de formação de quadrilha ou bando para evitar que elas prescrevessem. "Considero, com todas as vênias de quem pense diferentemente, que houve uma exacerbação nas penas aplicadas de quadrilha ou bando. A causa da discrepância foi o impulso de superar a prescrição do crime de quadrilha e até de se modificar o regime inicial de cumprimento das penas", disse Barroso. "Por isso considero a questão passiva de ser conhecida em embargos infringentes".
Durante o seu voto, Barroso argumentou que as penas foram fixadas de maneira elevada e que, se as penas ficassem no patamar correto, haveria prescrição do crime.  "As penas de quadrilha foram quase uma correção monetária dos outros crimes, cujas penas não seriam da intensidade desejada pelo aplicador", disse.
O ministro disse que nas outras condenações, o STF, em geral, aumentou entre 15% a 20% as penas e que, no caso da formação de quadrilha, este aumentou foi bem superior. Barroso usou como exemplo o caso de José Dirceu que, segundo ele,  teve a pena-base para o crime de corrupção ativa aumentada em 21% e, para o crime de quadrilha, em 75%.
Barroso seguiu o argumento levantando por outro ministro, Teori Zavascki, durante a fase dos embargos de declaração.  "Trata-se de uma variação superior a 250% entre uma coisa e outra. Como apontado pelo ministro Teori Zavascki, tal situação se reproduz nas demais condenações por quadrilha, e apenas nestas", disse  Barroso.
Depois do voto de Barroso será a vez do ministro Teori Zavacki. Em seguida votam Rosa Weber, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Celso de Mello e o presidente, Joaquim Barbosa. Caso não dê tempo de concluir a votação nesta quarta, o Supremo marcou sessão para a manhã e a tarde desta quinta-feira (27). 
De Brasília, Luciano Nascimento - Agência Brasil - 26.02.14, às 19h08.

SECA & CARNAVAL

62 municípios não realizarão festas de Carnaval
A perspectiva de declaração de um estado de emergência por causa da possível incidência de seca no Ceará seria o motivo principal que levaria as administrações de municípios cearenses a suspenderem as despesas que fariam para subsidiar gastos com festas de Carnaval em suas comunas. Para os prefeitos que assim decidiram o pensamento é de que em situação tal nada justificaria gastos supérfluos, enquanto a população carece de outros cuidados, como segurança alimentar, saúde e abastecimento d'água. (*) 
A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) divulgou, ontem, levantamento parcial dos municípios que realizarão ou não festividades durante o Carnaval deste ano. Até ontem, 60 cidades confirmaram a manutenção de eventos e 62 disseram que não terão programação especial.
Entre as cidades que já anunciaram a desistência das festas de Carnaval estão Caucaia, Milhã, Maranguape, Juazeiro do Norte, Aurora, Baixio, Farias Brito, Groaíras, Hidrolândia e Itapajé. Segundo a Prefeitura de Itapajé, um dos motivos que levou à suspensão do evento foi a falta de estrutura policial. 
Já o prefeito de Sobral, Clodoveu de Arruda (Pros), que decidiu pela manutenção dos festejos, destacou que os municípios devem avaliar se o Carnaval gerará negócios para a cidade. Segundo ele, Sobral reduziu em cerca de 50% os gastos com os eventos em 2014. 
De 184 municípios cearenses, 167 são filiados à Aprece, e 130 responderam ao levantamento. Oito cidades ainda não decidiram. O município de Aquiraz, divulgou, em nota, que manterá festejos. A Prefeitura prevê que os gastos dos moradores da cidade e de pessoas de outros municípios durante as festas em Aquiraz rendam mais de R$ 8 milhões para os cofres públicos. 

De O Povo Online (JW) - (*) - Observação do blog

OPORTUNIDADE - CONCURSO PÚBLICO

Seurb abre seleção pública para geógrafos e tecnólogos em Saneamento Ambiental
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente realizará Seleção Pública para a formação de cadastro de reserva de profissionais na área de Geografia e Tecnologia em Saneamento Ambiental, destinados à execução do trabalho técnico de mapeamento e geoprocessamento desenvolvidos pela Seurb.

As inscrições deverão ser feitas na Casa do Cidadão, Rua Cel. José Saboia, Centro, até o dia 28 deste mês, de 8 às 12 horas e de 14 às 17 horas, atendendo aos seguintes requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado; ter, no mínimo, 18 anos de idade; estar quite com o serviço militar, quando do sexo masculino; estar quite com as obrigações eleitorais e em gozo de seus direitos políticos e civis; possuir diploma em instituição de ensino reconhecido pelo MEC nos cursos de Geografia ou Tecnologia em Saneamento Ambiental, ou estar cursando o último semestre da faculdade dos cursos.

A seleção será realizada em três etapas: prova objetiva/ subjetiva; entrevista; e análise curricular com prova de títulos. O resultado será divulgado no dia 13 de março, e publicado no Impresso Oficial do Município.
Edital de Seleção Pública Aqui
 

METEOROLOGIA - TEMPO NO CEARÁ

Previsão Diária do Tempo
 
Previsão para o dia 26/02/2014
Entre a tarde e a noite há possibilidade de ocorrerem chuvas isoladas e de curta duração no Litoral Norte e na Serra da Ibiapaba em virtude da formação de áreas de instabilidade por causa da brisa marítima. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro devido ao posicionamento desfavorável do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

Previsão para o dia 27/02/2014
A influência da brisa terrestre, principalmente entre a madrugada e manhã, poderá favorecer à ocorrência de chuvas isoladas na faixa litorânea. No sul do Estado poderão ocorrer chuvas em virtude da atuação do VCAN. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.

Previsão para o dia 28/02/2014
Há possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea do Ceará devido à influência da brisa terrestre. Nas demais regiões cearenses, sol e poucas nuvens.

Análise - 26/02/2014
Na imagem do satélite METEOSAT-10, canal infravermelho, às 8 horas local, observam-se poucas nuvens sobre o Ceará devido ao posicionamento desfavorável do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN (sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12 km de altura).
Fonte: FUNCEME, 26.02.2014, às 08h50