quarta-feira, 27 de maio de 2015

EREA & Parque da Luz

Encontro Regional de Ensino de Astronomia e Aeronáutica
                                 
Sobral sedia, de hoje (27), até sábado (30), o 61º Encontro Regional de Ensino de Astronomia e Aeronáutica (Erea). O evento vai contar com palestrantes nacionais e internacionais. Da programação consta a inauguração, na próxima sexta feira (29), do Planetário de Sobral, que comporá, juntamente com o Museu do Eclipse e o Observatório Astronômico Henrique Morize, o Centro de Ensino e Divulgação Cientifica de Sobral - Parque da Luz.
Com atividades educativas, oficinas, cursos e palestras, a programação é aberta ao público e busca atrair, principalmente, professores da rede pública de Ensino Fundamental e Médio de toda a Região, como também universitários de Física, Geografia e Matemática. A palestra inaugural será proferida pela professora-doutora mexicana, Pilar Contreras, diretora do Museu da Luz do México.
A inauguração do Planetário de Sobral acontecerá no dia 29, data do aniversário dos 96 anos da comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, por missões científicas da Inglaterra, dos Estados Unidos e do Brasil, no logradouro e adjacências, onde se localiza o Parque da Luz, em Sobral. Com a instalação do Planetário de local, o Estado do Ceará passará a deter 50% dessa tecnologia existente no País, pois existem apenas quatro planetários em todo o Brasil.
O coordenador do Museu do Eclipse de Sobral, Emerson Almeida, explica que o equipamento tem como função básica simular em condições fidedignas o céu em qualquer latitude ou época do ano. "Com o projetor digital, o Planetário pode trabalhar com até 80 disciplinas de diferentes áreas da educação, da ciência da natureza, passando pela história, saúde e ciências da vida", enfatiza.
Segundo o diretor do Planetário de Fortaleza, Demerval Carneiro, também responsável pelo projeto do Planetário de Sobral, o equipamento que está sendo instalado em aqui é um dos mais modernos do Hemisfério Sul. A montagem do equipamento na cidade se deu devido ao Ano Internacional da Astronomia, instituído pela ONU em 2009. "Fiz parte dos representantes brasileiros do comitê, que tinha como uma das metas indicar projetos na área. Sabendo que o então governador do Estado, Cid Gomes, entendia a importância do tema, apresentei a ele a proposta para a modernização do Planetário de Fortaleza, que passou a ser um Skymaster ZKP4, o mais avançado do mundo". Diz ainda Dermeval que, com isso, o Skymaster ZKP3, que era o equipamento usado anteriormente na Capital, passou por um upgrade para torná-lo digital e foi proposto que fosse instalado em Sobral.
Serviço:
61º Encontro Regional de Ensino de Astronomia e Astronáutica (Erea)
Centro de Educação a Distância (Ced)
Rua Iolanda Barreto, 317, Derby Clube - Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário