segunda-feira, 25 de maio de 2015

Meteorologia - Tempo no Ceará

Fenômeno El Niño abrevia fim das chuvas deste ano no Ceará
O Ceará continua a receber poucas chuvas em maio, último mês da quadra chuvosa (fevereiro, março, abril e maio). Das 7 horas de domingo até 7 horas de hoje, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações de intensidade pequena e média em apenas 18 pontos em 16 municípios, conforme quadro abaixo.
A maior chuva ocorreu em Porteiras, 12,0 milímetros. Com o surgimento do fenômeno El Niño, que abreviou as chuvas do período, maio deve ter a maior defasagem hídrica desse quadrimestre. Sobre as chuvas das últimas 24 horas, a Funceme explica que "há nuvens sobre o Ceará. Essa nebulosidade está associada à formação de áreas de instabilidade atmosférica sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, padrão observado nos últimos dias".

Acerto
Contrariando os mais otimistas, a Funceme prognosticou mais um ano com chuvas abaixo da média. As previsões da Fundação, para preocupação dos cearenses, em especial das populações sertanejas, estavam todas corretas.
Nos quatro meses da quadra chuvosa houve defasagem hídrica. Em fevereiro, a Funceme registrou apenas 97 milímetros. A média do segundo mês do ano é de 127,1 mm. A diferença foi de -23%. Em março, tivemos a menor defasagem. Dos 206,2 mm, foram alcançados 180,7 (-12,4%). Em abril, a maior diferença até aqui. Só choveu 112,2 mm, dos 184,3 aguardados (-39,1%).

O mês de maio, porém, deve superar negativamente abril. Historicamente, já é o mais fraco da chamada quadra chuvosa. Não será diferente neste ano de 2015. Nos dias decorridos deste mês, só choveu 44,2 mm. A média histórica é de 89,9 mm. A defasagem até aqui é da ordem de 50,9%.

Previsão do Tempo para os próximos três dias
 Previsão para o dia 25/05/2015
Nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea entre a madrugada e manhã. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro ao longo do dia.

Previsão para o dia 26/05/2015
Ao longo do dia, o céu ficará com nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em todas as regiões cearenses.

Previsão para o dia 27/05/2015
Entre a madrugada e manhã, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado ao longo do dia.

Análise - 24/05/2015
Há nuvens sobre o Ceará, conforme mostra a imagem do satélite METEOSAT-10, canal visível, das 9h local. Essa nebulosidade está associada à formação de áreas de instabilidade atmosférica, sobre o setor norte do Nordeste ( (NE) brasileiro.
Fonte: FUNCEME, 25/05/2015, às 06h55

Nenhum comentário:

Postar um comentário