terça-feira, 31 de março de 2015

Inauguração

Prefeito de Sobral Veveu Arruda e Governador Camilo Santana inauguram Centro de Educação Infantil amanhã, quarta-feira (1º)

 
O Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Terezinha de Jesus Ponte Aragão, localizado no bairro Domingos Olímpio, é o 7º das 20 unidades que serão construídas em Sobral para ampliar o atendimento para crianças de 0 a 5 anos de idade.
Com investimento de R$ 1.245.117,00, em recursos da Prefeitura de Sobral e do Governo do Estado do Ceará, o CEI do Domingos Olímpio terá capacidade para atender a 208 crianças de 0 a 5 anos, nas modalidade de creche e pré-escola. A estrutura conta com berçário com dormitório, lactário, refeitório, laboratório de informática, 4 salas de atividades, área de recreação, entre outros espaços.
A solenidade de inauguração contará com a presença da vice-governadora e primeira-dama de Sobral, Izolda Cela; do secretário das Cidades do Ceará, Ivo Gomes; do deputado federal Leônidas Cristino; do Secretário de Educação de Sobral Júlio Cesar Alexandre e de vários outros convidados.

Serviço:
Evento: Inauguração do CEI Profª. Terezinha de Jesus Ponte Aragão
Local: Rua Radialista Francisco Aristeu Barbosa, 509, bairro Domingos Olímpio.
Dia: 1º de abril, às 19 horas

Saúde - Informações

Tire todas as dúvidas sobre vacinação contra sarampo
 
A campanha de intensificação da vacinação para eliminar o surto de sarampo no Ceará, que começou no dia 23 deste mês de março, vai até o dia 18 de abril. Devem ser vacinadas crianças a partir de seis meses, adolescentes e também jovens com até 29 anos de idade. Para deixar a população ainda mais bem informada sobre a vacinação, quem deve ou não se vacinar, a Coordenadora Estadual de Imunizações, Ana Vilma Leite Braga, responde às principais questões levantadas pela população sobre a vacinação contra o sarampo. 

Com que idade se deve tomar a vacina do sarampo?
Por causa do surto de sarampo, todas as crianças que completam seis meses de idade precisam receber a primeira dose da vacina tríplice viral que, além de proteger contra sarampo, evita a caxumba e rubéola. Quando completam 1 ano devem ser vacinados pela segunda vez. Com 1 ano e três meses precisam ser vacinados de novo para garantir a efetiva proteção. 

Crianças com 5 anos ou mais que tomaram as 3 doses na vacinação antes dos 5 anos, devem se vacinar novamente agora durante a campanha?
Sim. A campanha é para vacinar todo mundo que tem de 5 a 29 anos, indiscriminadamente, ou seja, mesmo que já tenha tomado doses anteriores a recomendação é tomar novamente. 

Adolescentes a partir dos 12 anos que, por causa do surto se vacinaram recentemente, antes da campanha de intensificação, devem se vacinar novamente?
Sim. É preciso se vacinar de novo.

Mulheres grávidas podem se vacinar?
Não podem. A vacina é de vírus vivo atenuado. Gestante não pode tomar. Ela pode tomar assim que tiver o bebê, ainda na maternidade, para proteger o bebê através dos anticorpos maternos presente no leite materno.

Adultos acima de 29 anos, vacinados ou não, podem se vacinar?
Se tiver comprovação de vacinação, não precisa. Se não tiver é importante se vacinar, está recomendado na rotina dos postos de saúde.

Quem já teve sarampo deve se vacinar?
Não. Quem já teve sarampo tem anticorpos deixados pela doença e não precisa se vacinar.

Quem está com diagnóstico de virose e apresenta febre pode se vacinar?
É melhor não tomar, deve aguardar ficar bom da virose e/ou febre. Quando estiver recuperado pode tomar.
  
Pacientes oncológicos em tratamento podem se vacinar?
Não. Esses pacientes são imunodeprimidos, não devem tomar a vacina, pois a vacina é de vírus vivo atenuado e está contraindicada para esses pacientes. 

O sarampo mata ou deixa sequelas?
O sarampo pode matar, principalmente quando ocorrem complicações como pneumonia, broncopneumonia, desidratação e, mais raramente, a encefalite. As complicações ocorrem principalmente em crianças menores de 1 ano e desnutridas. Pessoas com baixa imunidade (transplantados, pessoas em tratamento de câncer, pessoas em uso de corticóides, diabéticos, pessoas HIV-positivo com sintomas) também podem evoluir para as formas graves da doença. Quando curado, o sarampo só deixa sequelas se uma das complicações tiver sido a encefalite.

Da Assessoria de Comunicação da Sesa, Selma Oliveira / Marcus Sá, 31.01.2015

Política/Justiça

CCJ da Câmara aprova admissibilidade da PEC que reduz maioridade penal
 
Após duas semanas de intensos debates a respeito da redução da maioridade penal, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos.
Os integrantes da Comissão rejeitaram por 43 votos contra e 21 a favor, o parecer do relator Luiz Couto (PT-PB), contrário à admissibilidade da proposta, por considerá-la inconstitucional. Com a rejeição, venceu a tese de que a alteração da maioridade não constitui cláusula pétrea da Constituição Federal. Em substituição a Couto, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) foi escolhido novo relator. Rogério apresentou voto em separado favorável à redução e teve seu parecer aprovado por 42 votos a favor e 17 contra.
Com a aprovação na CCJ, que avalia apenas os critérios de constitucionalidade, legalidade e técnica legislativa, será formada uma comissão especial para analisar o mérito da proposta. A comissão terá prazo de 40 sessões do Plenário para dar seu parecer. Depois, a PEC deverá ser votada pelo Plenário da Câmara em dois turnos. Para ser aprovada, a proposta precisa ter pelo menos 308 votos (três quintos dos deputados) em cada uma das votações.
Depois de aprovada na Câmara, a PEC seguirá para o Senado, onde será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos.
A reunião da CCJ desta terça-feira começou pouco depois das 10h. Partidos contrários à medida (PT, PSOL, PROs e PPS) entraram em obstrução. Um requerimento de retirada de pauta foi apresentado, mas foi rejeitado. Ontem (30), a votação da admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC), foi adiada após longa discussão e de várias tentativas de obstrução. Por  41 votos a sete, os deputados da CCJ aprovaram requerimento para o encerramento da discussão, abrindo espaço para a votação da proposta.
A PEC 171/93 é a principal de 38 propostas apensadas a ela. Em seu voto, Marcos Rogério pediu a inadmissibilidade da PEC 349/2013 (apensada), sob o argumento de que a proposta abole a cláusula pétrea da Constituição que diz que "a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu". A PEC 349, de autoria da deputada Gorete Pereira (PR-CE), propunha uma nova redação para o artigo que passaria a ter o seguinte texto: "A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu ou para punir ato infracional quando o agente atingir a maioridade penal." Dentre as matérias apensadas, há propostas como a PEC 169, de 1999, para alterar o limite de idade da responsabilidade penal para 14 anos, e até para 12 anos (PEC nº 345, de 2004).
De Brasília, Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil, 31/03/2015, às 15h40

Graduação - Ensino Superior

Graduação presencial 

(Diplomação pela UVA)

                   
(Clic na imagem para ampliá-la)
Agende-se
Contato: (88) 3677.8450

Pró Infância/Adolescência

Plano Municipal para Infância e Adolescência é lançado em Sobral

Em audiência pública, realizada no auditório da Prefeitura de Sobral, ontem, segunda-feira (30), foi lançado o Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA) de Sobral (2014-2023). O objetivo era definir diretrizes, ações e metas, com a construção de indicadores de monitoramento das políticas públicas direcionadas ao cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes nos próximos dez anos.

“Um plano municipal é um instrumento de gestão, mas a responsabilidade não é só do poder público. Temos que envolver toda a sociedade também para a execução do Plano”, destacou o vice-prefeito Carlos Hilton Soares. Durante a audiência, foi assinado um termo de compromisso, no qual representantes do executivo, do legislativo e da sociedade civil organizada se comprometeram a participar da implantação, monitoramento e avaliação do Plano.

- Veja AQUI o Plano Municipal para Infância e Adolescência de Sobral

Desenvolvimento - Sobral

Medidas administrativas da Prefeitura de Sobral garantem construção de novo aeroporto no Município

No último dia 16 de março, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República enviou um ofício destinado à Prefeitura de Sobral, na pessoa do Prefeito Veveu Arruda, confirmando o andamento do processo burocrático que antecede a construção do novo aeroporto de Sobral. “A Aviação Regional é indispensável a um país de dimensões continentais como o Brasil e, por este motivo, constitui-se em projeto de alta prioridade para nosso governo”, esclarece o documento assinado pelo ministro Eliseu Padilha.

O documento da Secretaria de Aviação Civil foi uma resposta ao compromisso assumido pelo Prefeito de desapropriar a área para a construção do novo terminal. “Tão logo seja aprovado por essa secretaria o Estudo de Viabilidade Técnica da Área do Sítio Aeroportuário, adotaremos todas as medidas administrativas cabíveis e pertinentes previstas em lei para concretizarmos a efetivação da plena desapropriação”, enfatizou Veveu Arruda no termo de compromisso.

A construção do novo terminal aeroportuário em Sobral irá beneficiar cerca de 1,5 milhões de pessoas, número referente à população de todos os municípios da Região Norte do Estado. Por conta disto, Veveu Arruda vem trabalhando há dois anos para concretizar esse projeto.  Além de garantir a desapropriação do terreno, o gestor municipal vem participando de audiências na Secretaria de Aviação Civil, em Brasília. Todo esse trabalho é feito em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio do Departamento Estadual de Rodovias (DER), órgão responsável pelos aeroportos cearenses.
Com conteúdo do Blog da PMS

Ensino de qualidade em Sobral

Farias Brito, mais uma vez o melhor!  
Aluno do 2º Ano do Ensimo Médio é aprovado no Vestibular da UFC
Do Infantil ao Pré-Vestibular
Campeoníssimo em Certames e Vestibulares

Política/Economia

Joaquim Levy diz estar confiante sobre acordo para dívida dos estados

Senadores Romero Jucá e Renan Calheiros, com Joaquim Levy 
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse hoje (ontem, 30) estar confiante em relação a um acordo para renegociação da dívida dos estados. Ele fez o comentário ao sair de uma reunião de cerca de uma hora com o presidente do Senado, Renan Calheiros.
“Estou muito confiante em um encaminhamento positivo. Há um entendimento generalizado dos entes [públicos]”, declarou Levy.
Apesar de mostrar confiança em relação a um acordo, o ministro informou que os estados terão de fazer concessões, indicando que o projeto de lei aprovado semana passada pela Câmara dos Deputados poderá sofrer ajustes no Senado.
“O importante é todo mundo contribuir para o ajuste. Hoje, a gente tem de vencer essa etapa para já criar as bases para a retomada do crescimento e do emprego. Acho que há cada vez mais convergência nesse entendimento”, acrescentou o ministro.
Atualmente, a dívida dos estados renegociada com a União no fim da década de 90 é corrigida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), mais 6%, 7,5% ou 9% ao ano. Um projeto de lei aprovado ano passado mudou o indexador para a taxa Selic (juros básicos da economia) ou a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais 4% ao ano, prevalecendo o menor índice.
Como a lei da mudança dos indexadores não foi regulamentada até agora, semana passada a Câmara aprovou um projeto de lei com prazo de 30 dias para o governo federal aplicar os novos índices de correção aos contratos assinados.
A medida teria impacto fiscal de pelo menos R$ 3 bilhões para a União em 2015, ano em que o Ministério da Fazenda está comprometido em obter meta de superávit primário (economia para pagar os juros da dívida pública) de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país).

De Brasília, Wellton Máximo/Mariana Jungman, – Agência Brasil, 30/03/2015 20h07. Atualização: 31/03/2015

História

BARÃO DE ITARARÉ

 Por Inocêncio Nóbrega (*)
            Nascido no vilarejo uruguaio de Pueblo Vergara, descendente materno de avós norte-americano e indígena dessa região, porém registrado no Rio Grande do Sul, Aparício Fernando de Brinkerhoff Torelly (1895-1971) se considerava uma mistura genealógica da “Liga das Nações”. Perdeu a mãe aos 18 meses, sendo levado, por iniciativa de seu pai, a um internato jesuíta em S. Leopoldo (RS).  Em Porto Alegre fez um exemplar curso médio e péssimo acadêmico de medicina. Contagiava a todos suas tiradas hilariantes. Brotava essa vocação de um jornalista humorístico bem sucedido. Em 1925, foi à procura de emprego no “O Globo”, de Irineu Marinho. Perguntaram-lhe qual a função pretendida. Eis a resposta: “Qualquer trabalho serve, de varredor a diretor do jornal, até porque não vejo muita diferença”! Depois, estava ele no “A Manha”, de Mario Rodrigues, para confundir com o “A Manhã”, carioca. Entendeu que com a vitória da Revolução de 1930 surgiu, entre poderosos e bajuladores da elite, a prática do “puxa-saquismo”, remontando os tempos imperiais, com a farta distribuição de patentes honoríficas.
            No periódico “A Manha”, de 5.12.1930, aparecia publicado um decreto com assinatura apócrifa de Getúlio Vargas, que em seu Art. 1º   concedia o título de Barão de Itararé a Aparício, “considerando que, no fundo, a República é uma monarquia disfarçada, resolvemos conceder ao nosso querido diretor o título de Barão de Itararé, podendo dele fazer o uso que lhe convier” – escrevera ele na justificativa. Itararé, recôndita cidade do sudoeste paulista, pegou fama por causa dessa arrumação do humorista gaúcho. A denominação foi por ele escolhida para homenagear uma batalha nesse lugar, entre tropas paulistas e getulistas de 1932, que nunca houve.  Na história do baronato nacional não consta o registro desse título.
            Barão de Itararé, o inspirador do Pif-Paf, O Pasquim, o Caceta Popular, deixou sua marca indelével no jornalismo brasileiro. Crítico mordaz ao Estado Novo; exausto de apanhar da polícia pôs um aviso à entrada de seu escritório “entre sem bater”. À Academia Brasileira de Letras sugeriu sua democratização, ao dizer que tinha a forma de um  ônibus: 40 mortais sentados e 20 em pé!   Militante do PCB, elegeu-se vereador, pelo Rio de Janeiro, sustentando o lema: “Mais leite, mais água, mas menos água no leite”! Foi cassado junto a todos de seu partido, uma vez proscrito.  Por esse liame partidário chegou a ser preso, em 1935. Autor de frases geniais. Veja algumas: “Viva cada dia como se fosse o último. Um dia você acerta”. “O voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato”. “Sábio é o homem que chega a ter consciência de sua ignorância”.  “Quem não muda de caminho é trem”.  
O que escreveria sobre as falcatruas de hoje!
(*) - Inocêncio Nóbrega é Jornalista e Escritor (inocnf@gmail.com)

Em suas compras de calçados...

...Aproveite as grandes promoções nas nossas três lojas 
Não são saldos. São ofertas de verdade!

Feriados - Estradas

Portaria do Departamento de Polícia Rodoviária Federal publicada ontem (30) no Diário Oficial da União restringe o tráfego de veículos de carga e demais veículos com Autorização Especial de Trânsito (AET) em rodovias federais durante os feriados de 2015.
De acordo com o texto, as restrições abrangem trechos rodoviários de pista simples. A lista de feriados inclui: Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Corpus Christi, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Finados e fim de ano, além dos festejos juninos.
O descumprimento, segundo a Polícia Rodoviária Federal, constitui infração de trânsito prevista no Artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro. Neste caso, o veículo autuado só poderá seguir viagem após o horário de término da restrição.

(Fonte: Agência Brasil), em 31.03.2015

Meteorologia - Tempo no Ceará

Previsão do Tempo
Uma pane no sistema de fornecimento de energia elétrica à sede da Fundação Cearense de Meteorologia, por causa de uma explosão de um transformador defronte à sede do Órgão, o servidor de internet foi afetado e a instituição ficou impedida de atualizar o quadro de chuvas durante parte do dia ontem por meio do seu site.
A explosão aconteceu por volta das 8h30 desta segunda-feira. Desde a manhã de ontem, uma equipe da Companhia Energética do Ceará (Coelce) se encontrava no local tentando restaurar o sistema. A assessoria de imprensa da Funceme, porém, explicou que os técnicos não deram prazo para o restabelecimento da energia.

Abaixo, os últimos dados publicados sobre o Tempo no Ceará:
Conforme a Funceme, a previsão para hoje, último dia de março, é de que "as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com possibilidades de chuvas em todas as regiões do Estado.
Na quarta-feira, "o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões ao longo do dia".
Fonte: FUNCEME, 31/03/2015, às 06h50

Notícias - Principais destaques de hoje

Manchetes desta terça-feira (31/03), dos principais jornais do país
01 - Diário do Nordeste (CE) – Radialista é assassinado após receber ameaças
02 - O Povo (CE) – Após cerco à sonegação, empresas 'desaparecem'
03 - O Globo (RJ) – Levy quer adiar por um ano impacto de novo indexador das dívidas com a União 
04 - Valor Econômico (RJ) – Levy diz que grau de investimento depende de sucesso do ajuste fiscal
05 - Folha (SP) – Em crise, Petrobras pede aumento de 13% na remuneração de diretores
06 - Correio Braziliense (DF) – Levy pede ajuste, PMDB propõe autonomia do BC
07 – Estado de Minas  (MG) – Constituição: Câmara abre caminho para redução da maioridade penal
08 – Correio da Bahia (BA) – Bahia rompe com Arena Fonte Nova
09 –  Jornal do Commercio (PE) – Remédios: Dose amarga no bolso
10 – Zero Hora – Cerca de 20 mil sem acesso ao FIES no RS

segunda-feira, 30 de março de 2015

Religião - Relembrando a Paixão de Cristo

Procissão de Passos reúne multidão de fieis nas ruas de Sobral

 
Já no início da tarde, milhares de fieis lotaram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde aconteceu o sermão do encontro de Jesus com sua Mãe, Maria Santíssima. Após a celebração, a romaria, que contou com a presença do Prefeito Veveu Arruda e da secretária da Cultura e do Turismo de Sobral, Eliane Leite, partiu em direção à na Catedral da Sé. O evento é uma das maiores manifestações religiosas do município e prepara os católicos para as comemorações da Semana Santa.
 
A Procissão de Passos é uma realização da Diocese de Sobral e conta com o apoio da Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Cultura e do Turismo, da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Trânsito.
Com conteúdo do Blog da PMS

Protesto & Vaias

Eduardo Cunha é recebido com vaias e protesto no Rio Grande do Sul

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi recebido com vaias e beijo gay em um evento para debater a reforma política na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (30/03). O protesto, realizado por representantes do movimento LGBT, foi similar ao organizado na última sexta (27), quando Cunha também foi vaiado na Assembleia de São Paulo.
Um grupo de pelo menos 50 pessoas aguardava Cunha, que foi vaiado ao chegar. Com faixas contra a PEC 352 e cartazes em favor de comunidades LGBT, os manifestantes ligados ao PSOL e ao PSTU ocuparam o plenário e não permitiram a fala do parlamentar.
A segurança foi reforçada e proibiu a entrada de faixas, adesivos e material de propaganda do grupo. Mesmo assim, não barrou o ingresso dos manifestantes. O coordenador da ANE-L (Associação Nacional dos Estudantes-Livre), Matheus Gomes, disse que o Legislativo deveria “se envergonhar” de receber Cunha, “alvo de inúmeras denúncias de corrupção”.
— Cunha deveria ser considerado “persona non grata” pela Assembleia — criticou.
A representante do grupo Juntos, da juventude do PSOL, Marliane Ferreira dos Santos, criticou a reforma política “imposta” pelo PMDB.
— É uma reforma direcionada a prejudicar os pequenos partidos — avaliou.
O presidente da Câmara tem sido alvo de protestos de movimentos ligados à causa LGBT. Ele já manifestou opinião contrária à criminalização da homofobia.
Nesta segunda, antes mesmo de o evento começar, manifestantes já aguardavam na porta do prédio do legislativo gaúcho com faixas e cartazes de protesto. Quando Cunha chegou ao teatro da Assembleia onde haveria o debate, houve vaias e gritos de “fora”.
Diante das manifestações contrárias a Cunha, o presidente da Assembleia do Rio Grande do Sul, deputado estadual Edson Brum (PMDB), suspendeu a sessão.
“Antes de saudar a Mesa Diretora, queria pedir a gentileza a todos, nós estamos em um estado democrático, conquistado por todos, e precisamos oportunizar que todos se manifestem e pediria a gentileza que o fizessem ao seu tempo”, disse o parlamentar gaúcho pouco antes de interromper a sessão.
Cunha ouviu os protestos sentado à Mesa do plenário, junto de autoridades e do vice-presidente da República, Michel Temer.
Cerca de 15 minutos após interromper a sessão, o presidente da Assembleia do Rio Grande do Sul retomou o evento em outro local do prédio, desta vez no plenário, sem a presença dos manifestantes.

Após a retomada do debate, Brum fez uma introdução ao tema da reforma política e passou a palavra a Cunha. No microfone, antes de começar sua fala, Cunha criticou o que chamou de “intolerância”.
[...]
Com informações do G1 Globo Rio, 30.03.2015

Graduação - Ensino Superior

Graduação presencial 

(Diplomação pela UVA)

(Clic na imagem para ampliá-la)
Agende-se
Contato: (88) 3677.8450

Campanha

Sobral adere à ‘Hora do Planeta’

No último sábado (dia 28), os monumentos do Arco de Nossa Senhora (Arco do Triunfo),  Imagem do Cristo (no cimo do Alto do mesmo nome), a Igreja da Sé, a Igreja das Dores e a iluminação monumental do Prédio da Prefeitura de Sobral ficaram com luzes apagadas entre 20h30 e 21h30. Isso porque, o Município estava participando da ‘Hora do Planeta 2015’, uma campanha mundial, promovida pela Rede WWF, que alerta para a importância do combate ao aquecimento global.
No Brasil, mais de 40 cidades já confirmaram adesão à campanha que a campanha já conta com a adesão confirmada de 40 cidades brasileiras, incluindo uma capital de cada região do Brasil.
Desde 2009, um número crescente de cidades, empresas e pessoas no Brasil aderiu ao movimento apagando as luzes de seus monumentos, escritórios ou casas e organizando atividades especiais para mostrar seu apoio na batalha contra as mudanças climáticas. Em 2014, a Hora do Planeta alcançou um número recorde de mais de 6.525 cidades e municípios em 150 países e territórios. No Brasil, 580 monumentos tiveram suas luzes apagadas em 133 cidades brasileiras.
Qualquer pessoa pode participar do evento. Quem quiser aderir a iniciativa, basta desligar as lâmpadas de casa, do escritório ou de qualquer lugar em que estiver por 60 minutos.
Com informes do Blog da PMS

Loteria da Caixa

Mega Sena acumula, já que nenhuma aposta logrou acertar as seis dezenas 
O concurso Nº 1.690 da Mega-Sena, sorteado neste sábado (28), não teve acertadores para as seis dezenas. Por isso, o prêmio de R$ 19 milhões ficou acumulado para o próximo concurso. O sorteio foi realizado na cidade de Pirajuí (SP). O próximo sorteio, que ocorrerá na quarta-feira (1º), segundo estimativa da Caixa Econômica Federal (CEF), tem prêmio de R$ 25 milhões. Confira abaixo, as dezenas contempladas:

21 - 24 - 26 - 35 - 45 - 53

Conforme a CEF, 63 apostas acertaram 5 dezenas e vão levar R$ 42.636,38 cada uma. Já outras 5.708 apostas assinalaram 4  das dezenas sorteadas e  por isso vão retirar R$ 672,26 cada uma.

Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana: às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19 horas (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. Em Sobral, dadas as melhores condições de conforto e comodidade, aconselha-se que o apostador faça seus jogos na 
LOTERIA PÉ QUENTE, localizada na Praça Samuel Ponte, no Centro. A aposta mínima da Mega custa R$ 2,50.

Fonte: Caixa Econômica Federal, por E-mail para o blog, em 30/03/2015, às 07h54 

Jovem Aprendiz

Inscrições do Projeto Primeiro Passo começam hoje, segunda-feira (30)

 
A seleção é direcionada para jovens com idades entres 17 a 22 anos, cursando o 3º ano do ensino médio ou com ensino médio concluído na rede pública de ensino, que tenham interesse em estagiar nas empresas cadastradas ao Projeto Primeiro Passo – Jovem Aprendiz.
Os interessados devem se dirigir, até o próximo dia 10 de abril, à Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), localizada no Centro de Convenções, das 8h às 12h e das 14h às 18h. É necessária a apresentação de currículo com foto 3x4.
O Projeto Primeiro Passo é uma ação de políticas públicas para a juventude, coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Estado, em parceria com a STDE, com objetivo de criar oportunidades voltadas a cidadania, inclusão social e profissional.

Saiba mais: (88) 3611-4421.
De Fábio Costa, da STDE, por E-mail, para o Blog

Humor - Charges, por oportuno:

 Gula em foco
Eu amo carne
Osso? 
Isto é coisa pra cachorro
Ah, sim!
Sei...!

Falecimento

            Nota de Pesar
Prof. Edgar Linhares Lima  
É com profundo pesar que esta crônica (Blog do Herculano Costa) registra, mesmo que tardiamente, o falecimento do Professor Edgar Linhares Lima, ocorrido no dia 28.03.2015, aos 86 anos de idade, em Fortaleza. Edgar Linhares, natural de Santa Quitéria (CE), foi um educador com trajetória de grandes serviços prestados ao Estado e ao País. Membro do Conselho de Educação do Ceará desde 1987 e com atuação marcante no Ministério da Educação. Dedicou 60 anos de sua vida ao nobre ofício de educar e formar pessoas dentro de rígidos princípios éticos. Seu compromisso com a educação pública é um legado valoroso para todos os cearenses. Suas lições, dentro e fora da sala de aula, serão guardadas e repassadas para as próximas gerações. 

O extinto prestou inestimáveis contribuições à Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, como colabora, durante o Reitorado do Professor José Teodoro Soares, quando foi Vice-reitor o seu  irmão, Professor Evaristo Linhares Lima (in memoriam).

À família enlutada nossas condolências.

Meteorologia - Tempo no Ceará

Previsão do Tempo
Previsão para o dia 30/03/2015
As condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com eventos de chuvas no centro e norte. No sul do estado, possibilidade de chuva.

Previsão para o dia 31/03/2015
As condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões do estado.

Previsão para o dia 01/04/2015
O Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões ao longo do dia.

Análise - 29/03/2015
Na imagem do satélite METEOSAT-10, canal visível, das 7h local, observa-se nuvens que provocam chuvas isoladas no Ceará, principalmente, no centro e norte.
Fonte: FUNCEME, 30/03/2015, às 06h30

Notícis - Principais destaques de hoje

Manchetes desta segunda-feira (30/03), dos principais jornais do país
01 - Diário do Nordeste (CE) – Acidentes de trânsito custam R$ 900 mi por anos no Ceará
02 - O Povo (CE) – SEFAZ desvenda esquema de sonegação no Ceará
03 - O Globo (RJ) – Agentes e empresários de futebol nas contas secretas na Suíça
04 - Valor Econômico (RJ) – 'Sem educar, não se avança', diz novo Ministro da Educação
05 - Folha (SP) – Petrobras quer que empreiteiras entreguem bens
06 - Correio Braziliense (DF) – 1,2 milhão vai perder o emprego até o fim do ano
07 – Estado de Minas  (MG) – Arrocho paralisa obras
08 – Correio da Bahia (BA) – Copa do Nordeste: Leão baiano na semifinal
09 –  Jornal do Commercio (PE) – Sport elimina Fortaleza nos pênaltis
10 – Zero Hora – TCE questiona R$ 11,3 milhões em diárias a servidores

sexta-feira, 27 de março de 2015

Parceria público-privada

Prefeitura de Sobral e Instituto Votorantim acertam parceria para implantação de programa de apoio à gestão pública

 
No início desta semana, representantes do Instituto Votorantim estiveram em Sobral para apresentar a gestores da Prefeitura o programa de apoio à gestão pública desenvolvido pelo Instituto. O pacote de medidas consiste em oferecer apoio técnico especializado na elaboração de projetos de modernização da gestão pública nas áreas tributária, financeira e patrimonial, educação, saúde e assistência social, e capacitação dos gestores e servidores do município.

Na última terça-feira (24), o programa foi apresentado ao vice-prefeito Carlos Hilton Soares; o chefe de gabinete, Luciano Arruda, e para os secretários de Saúde, Educação, Gestão, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, e de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza. O encontro aconteceu após a reunião entre o Prefeito Veveu Arruda e o gerente da Votorantim Cimentos de Sobral, Rafael Araújo, que acertaram a parceria.

A implantação do programa em Sobral terá início em abril, com assinatura do acordo de cooperação para levantamento de dados e elaboração de diagnóstico. Para o Gerente da Votorantim Cimentos de Sobral, Rafael Araújo, o Programa de Apoio à Gestão Pública é mais uma oportunidade de fortalecer a parceria já existente entre a Votorantim Cimentos e Prefeitura de Sobral. “O objetivo é apoiar a Prefeitura no aprimoramento de seus processos de trabalho e ferramentas de gestão e, também, no acesso a fontes de recursos para as áreas prioritárias do município”, explica.

Criado em 2012, o Programa de Apoio à Gestão Pública é desenvolvido em 19 municípios brasileiros que contam com unidades de negócio do Grupo Votorantim e tem como objetivo apoiar projetos de modernização da gestão pública e de redução do déficit de infraestrutura auxiliando na elaboração/revisão de planos municipais básicos e projetos executivos com fins a possibilitar ao município a captação de recursos federais e outras fontes.
Com informes do blog da PMS

Graduação - Ensino Superior

Graduação presencial 

(Diplomação pela UVA)

(Clic na imagem para ampliá-la)
Agende-se
Contato: (88) 3677.8450

Geral

STDE promoverá manhã de prestação de serviços no Becco do Cotovelo

A Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral  (STDE), em parceria com o Sesc e o Centro Especializado em Emagrecimento e Estética (EMAGRECENTRO), promoverá no sábado (28), mais uma edição do “O Dia D’ela”, desta vez no Becco do Cotovelo.
A ação, que faz parte da programação do Mês da Mulher, acontecerá das 9h às 12h, com oferta de serviços na área da saúde e beleza e animação com show musical.
Cortesia do blog, para o Movimento, 27/03/2015

Em suas compras de calçados...

...Aproveite as grandes promoções nas nossas três lojas 
Não são saldos. São ofertas de verdade!