sábado, 30 de maio de 2015

Informe publicitário

No INSTITUTO ALENCARINA - IAL  
Cursos

Profissionalizantes | Extensão universitária | Pós-
graduação

As mais interessantes especializações em Sobral

O seu caminho para o futuro
Faça logo a sua matrícula
(Clic sobre a imagem, para ampliá-la) 

Ceará - Governo

Camilo Santana reforça compromissos com Camocim durante Governo Itinerante
 
O governador Camilo Santana e todo o seu secretariado estiveram, na manhã deste sábado (30), no município de Camocim, para mais uma edição do Governo Itinerante. Durante solenidade no Centro de Educação para Jovens e Adultos, Camilo atendeu as demandas da população e assinou ordens de serviço para obras no município. Entre os compromissos, o chefe do executivo reforçou o empenho pelo "Minha Casa, Minha Vida" e o estaleiro para a região.
"Nós vamos trazer o batalhão do Raio para o interior e, até meados do ano que vem, serão 60 equipes distribuídas. Estamos criando também o Batalhão de Divisas e montando uma sede fixa do Ciopaer na região Norte. Mobilizamos quase R$ 2 milhões para a construção da sede do Detran aqui em Camocim que já está autorizado. Sobre o 'Minha Minha Casa, Minha Vida', já garanti para a prefeita Mônica Aguiar que assim que o Governo Federal autorizar, os recursos do Estado estão garantidos, para assegurar moradia digna à população. Outro compromisso pelo qual vamos lutar é o estaleiro em Camocim. É uma luta grande, mas no que depender de apoio do Governo, seja com terreno, incentivo fiscal, estamos juntos para trazer esse sonho", garantiu o governador. 
Camilo explicou o motivo pelo qual ele próprio escolheu Camocim como sede da primeira edição do Governo Itinerante de sua gestão. "Queria dizer que hoje Camocim é a sede do Governo do Estado. Estamos trazendo toda a equipe. Isso é algo simbólico e histórico. Eu escolhi pessoalmente a cidade por dois motivos: primeiro, por ser uma terra e gente maravilhosas. Segundo, porque um dos momentos de maior emoção que eu e a Izolda passamos em nossa campanha foi nesta cidade. Quero agradecer o apoio que deram a nós e podem ter certeza que vamos trabalhar muito por vocês", disse o governador. 
No município, o governador repassou certificados de entrega de sistemas de abastecimento de água e títulos de terra, que vão beneficiar centenas de moradores de Camocim, além dos certificados dos cursos de gestão escolar e auxiliar de produção. Camilo anunciou o lançamento de duas novas turmas do curso de auxiliar de produção e também assinou o protocolo de construção de um monumento na entrada do município e a ordem de serviço para a construção de uma sede do Detran.
Pedro Ronaldo Lira, beneficiado com o certificado do curso de auxiliar de produção, não escondeu a felicidade com o momento. "É um prazer estar nesse momento com toda a equipe do Governo do Estado. E estou mais feliz ainda por estar recebendo esse certificado, onde vou poder ajudar produzindo materiais agrícolas. O Camilo está cumprindo os compromissos de campanha e esperamos que se mantenha assim nos próximos quatro anos", disse. 
A dona de casa Carlota de Oliveira Freire, beneficiada com o novo sistema de abastecimento de água, também demonstrava alegria pela melhoria na vida. "Tenho muito o que agradecer ao governador Camilo Santana porque acabou a seca e a sede na nossa comunidade. Teremos água o ano todo, mais saúde para as nossas famílias", disse. Com o mesmo entusiasmo, o aposentado Ubirajara Leitão Albuquerque era só elogios. "Camocim está em festa. Tenho certeza que o Camilo é não só o melhor governador para o Ceará, mas o melhor de todo o Brasil. Ele representa o povo cearense. E a expectativa é a melhor possível para que ele melhore ainda mais as áreas de educação, saúde e segurança", ressalta.
Além de todo o secretariado, também marcaram presença na solenidade a vice-governadora Izolda Cela; os deputados federais Domingos Neto e Leônidas Cristino; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, juntamente com os deputados estaduais Sérgio Aguiar e Robério Monteiro; e a prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, entre outros. 

Governo Itinerante
Com o objetivo de aproximar ainda mais o Governo do Estado e a população cearense, o município de Camocim recebeu toda administração estadual da gestão do governador Camilo Santana. A proposta é levar os questionamentos diretamente ao chefe do executivo e aos gestores das secretarias, com o imediato encaminhamento de demandas. 
Essa aproximação tem como epicentro a “Tenda da Cidadania”, funcionando desde o dia 28 de maio, com programação das 9 às 17 horas, com prestação de serviço e, durante a noite, com a exibição de filmes com a  transformação da tenda em um grande cinema para a população. 
Entre as dezenas de serviços prestados pelo Governo Itinerante estão consultas médicas, vacinações, ações de prevenção à dengue, orientação sobre alimentação saudável, educação ambiental, emissão de documentos, assinatura de convênio do projeto Primeiro Passo, e atuação de unidade móvel da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas e da Ouvidoria do Estado.
Da Coord. de Impr. do Gov. do Estado - Casa Civil, Wilson Zanini/Thiago Sampaio, Fotos: Queiroz Netto, 30.05.2015

Ensino de qualidade em Sobral

Farias Brito, Mais uma Vez O Melhor!  
Do Infantil ao Pré-Vestibular
Campeoníssimo  em Certames e Vestibulares

Sobral olhando o futuro

Inaugurado o “Parque da Luz”, onde a luz fez a curva
Em solenidade que contou com a presença do Governador Camilo Santana, da Vice governadora, Izolda Cela, do Prefeito de Sobral, Veveu Arruda, do Vice prefeito, Carlos Hilton, do Secretário das Cidades, Ivo Ferreira Gomes, do Deputado Federal Leônidas Cristino, do Presidente da Câmara Municipal, José Crisóstomo Ibiapina e muitas outras autoridades, foi inaugurado na noite de ontem (29), em Sobral, o primeiro planetário do interior do Ceará.
O Planetário local agora compõe, com o já existente Museu do Eclipse, o Observatório Henrique Morize e o Centro de Ensino e Divulgação Cientifica de Sobral, o “Parque da Luz”.
Nascidos na gestão Cid Ferreira Gomes, como prefeito de Sobral, em 1999, o Museu do Eclipse de Sobral e o Observatório Henrique Morize, foram construídos para comemorar os 80 anos do Eclipse Total do Sol ocorrido em 29 de maio de 1919, em cujo evento astronômico, aqui se reuniram as Comissões Científicas do Brasil (Chefiada pelo cientista Henrique Morize), dos EEUU, e da Inglaterra, para comprovação da Teoria de Relatividade defendida pelo físico alemão Albert Einstein.
Na solenidade de ontem, também foi inaugurada a requalificação da Praça Osvaldo Rangel/Praça do Patrocínio, uma homenagem a N.S. do Patrocínio, padroeira da Matriz e Paróquia do mesmo nome, cujo templo recebeu pintura nova da municipalidade, em face das inaugurações.
O Planetário de Sobral, tão logo foi inaugurado, já começa a funcionar. As sessões de visitas já podem ser feitas partir de hoje (30), e as de pesquisas, por escolas e grupos de estudos, a partir da próxima segunda-feira (01/06), nos horários de 18, 19 e 20 horas, de segunda a domingo, bastando apenas que sejam feitos agendamentos por e-mail ou telefone.
Segundo fontes da municipalidade, foram investidos no complexo “Parque da Luz” (Planetário, Museu, Observatório e requalificação da Praça, recursos da ordem de R$ 5 milhões, oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia, Governo do Estado (Secretaria das Cidades) e Prefeitura Municipal de Sobral
O centro de Ensino e Divulgação Científica de Sobral irá beneficiar um público de cerca de 1, 8 milhão de pessoas de toda a Zona Norte do Estado do Ceará.

Para o prefeito Veveu Arruda “o novo equipamento inaugurado vai oferecer a crianças, jovens e adultos, não só de Sobral, mas também de toda a Região Norte, uma experiência enriquecedora, atrativa e prazerosa”. Segundo ainda o prefeito “além da área da educação, o complexo todo é uma atrativo turístico para todas as cidades da Região e quiçá de todo o Estado, pois demonstra a ciência de forma prazerosa como se se estivesse assistindo a um filme, ao invés de uma aula.
Quanto à requalificação da Praça, “a gente fica feliz por atender antigo anseio da coletividade local e também por satisfazer um desejo próprio, nosso, de ver este importante logradouro receber estes melhoramentos de que estava a merecer”, destacou o prefeito.

Dados técnicos do Planetário
O Planetário de Sobral tem cúpula de 10 metros de diâmetro. O Observatório está equipado com projetores de fabricação da empresa alemã Carl Zeiss, modelo Skay máster ZKP-3 e projetor digital Space Gate V. Tem auditório em poltrona com 79 assentos, sendo, dois lugares adaptados especialmente e reservados para cadeirantes.

Serviço
Planetário de Sobral - Praça do Patrocínio
Telefones: (88) 3611.4603 / 3695.5205
E-mail: planetario@sobral.ce.gob.br
Texto de Herculano Costa, fotos: Divulgação, 30/05/2015

Vai comprar calçados?

Aproveite as grandes PROMOÇÕES nas nossas três lojas
 
Na Loja da Avenida Dom José, preços promocionais de inauguração das novas instalações 
Não são saldos. São OFERTAS de verdade!

Cismos

Mostra explica de forma lúdica sismos na região de Sobral
 
Segue em cartaz até junho, na Unidade SESC Sobral, a Mostra Geo. Realizada com o objetivo de desmistificar os sismos na região de Sobral, através de abordagem à Geologia. A exposição é destinada aos alunos das escolas de Sobral e da região Norte, além de grupos de pesquisa ligados ao assunto, clubes de ciências e universitários do curso de geografia. A visitação acontece de terça a quinta-feira, das 8 às 17 horas, com agendamento prévio. O acesso é gratuito.
Tratando mais especificamente da acomodação das placas tectônicas e dos abalos sísmicos, a mostra explica, de forma lúdica, os movimentos que acontecem no interior do planeta. A exposição segue uma linha cronológica da criação e evolução da Terra, até os dias atuais, mostrando suas modificações através de erupções vulcânicas e as transformações sofridas. No espaço, os visitantes encontram uma câmara magmática e conferem simulações de explosões, erupções vulcânicas e tremores.
Da AssCom - SESC Sobral, para o blog

Economia

Resultado do PIB reflete incertezas do início do ano, diz Levy
 
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse hoje (ontem, 29), no Rio de Janeiro, que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre deste ano – que mostrou recuo de 0,2% em relação ao trimestre anterior e queda de 1,6% em comparação a igual trimestre do ano passado – retrata o momento de incertezas que vigoravam no início de 2015. “Tinha gente que tinha dúvidas quanto à economia brasileira, qual rumo que a economia ia tomar.”
Levy assegurou, entretanto, as coisas mudaram. As incertezas em relação ao abastecimento de água e energia foram superadas, bem como dúvidas sobre a possibilidade de rebaixamento do grau de investimento do Brasil e mesmo de a Petrobras não conseguir divulgar o seu balanço auditado referente a 2014.
“Havia muita incerteza quando o ano começou e isso, evidentemente, afetou a atividade econômica. De lá para cá, eu acho que a confiança mudou. Nós vencemos esses desafios mais imediatos: o Brasil manteve o seu investment grade [grau de investimento]; a Petrobras publicou o seu balanço, está fazendo uma série  de ajustes lá, enquanto a produção de petróleo continua crescendo. E, na parte de energia, a gente vê, inclusive, os reservatórios na Região Sudeste hoje com 35% [de capacidade], até porque com o realinhamento de preços também a própria população teve mais indicações para reagir à menor quantidade de água que a gente teve no ano passado”, disse o ministro.
Perguntado sobre a possível venda da BR Distribuidora para ajudar nos investimentos da Petrobras, o ministro esclareceu que esse não é um assunto vinculado ao Ministério da Fazenda. Apesar disso, avaliou que a administração da Petrobras está fazendo um trabalho de renovação importante. Ele acrescentou que “a produção de petróleo vem aumentando, o pré-sal é uma realidade, é uma vitória da engenharia brasileira”. > Leia mais sobre esta matéria. Clic, abaixo, em:

´Notícias - Principais destaques de hoje

Manchetes deste sábado (30/05), dos principais jornais do país
01 - Diário do Nordeste (CE) – Economia brasileira recua 0,2% no primeiro trimestre
02 - O Povo (CE) – Prefeitura usa tecnologia e motociclistas para fiscalizar lixo
03 - O Globo (RJ) – Brasil só está à frente da Rússio e Ucrânia no ranking do PIB
04 - Valor Econômico (RJ) – PIB veio em linha com o esperado, diz Levy
05 - Folha (SP) – PIB cai 0,2% e aponta ciclo recessivo no país
06 - Correio Braziliense (DF) – #Corrupção NÃO
07 – Estado de Minas  (MG) – Agora é pra valer: Radares da rodovia Fernão Dias (BH-São Poulo) começam a multar segunda feira
08 –  Diário de Pernambuco (PE) – Perícia que não ia acabar nunca
09 – Zero Hora – Ajuste na economia faz PIB encolher 0,2%

sexta-feira, 29 de maio de 2015

O Eclipse total do Sol - 29 de maio de 1919

No dia em que a ciência fez morada em Sobral
 
Em 1915, Einstein anunciou a sua Teoria da Relatividade, segundo a qual era exigido que a luz tivesse peso e sofresse a força da gravitação como qualquer outra partícula de matéria, estava sujeita a comprovação experimental direta à veracidade desta conclusão. Ocasião única favorável para testar tal conclusão seria o momento de um eclipse total do Sol quando as estrelas em sua vizinhança pudessem ser fotografadas e assim permitisse acompanhar a direção da luz por elas emitidas. Um raio de luz estelar caso possua massa, sofrerá um desvio de seu curso ao passar por perto do campo gravitacional de um corpo maciço como o sol, era a hipótese.
Durante o tempo da I Guerra Mundial não foi possível a realização dessa experiência. O Eclipse de 29 de maio de 1919 despertou assim a atenção dos astrônomos e físicos e deveria ser aproveitado ao máximo. Outros fenômenos solares, como as protuberâncias e a constituição da coroa poderiam ser também melhor estudadas durante a ocultação. O eclipse total de 1919 tornou-se assim um fenômeno de enorme importância para a curiosidade dos astrônomos.
Invisível no hemisfério setentrional, o eclipse não poderia ser visto pelos observatórios europeus e norte-americanos. Estes tiveram que organizar expedições científicas para apreciar o fenômeno, onde as condições fossem mais favoráveis.
Consultando um mapa da trajetória da sombra, via-se que ela começava no pacífico, perto da costa ocidental do Peru e passava sobre o nordeste do Brasil, atravessando o Atlântico rumo à África, onde atingia a costa da Libéria cruzando a África Central, terminando no mar, perto da Costa oriental africana.
A primeira providência a ser tomada foi encontrar, nesta linha de sombra, os locais mais apropriados para onde enviar os observadores. Foi necessário considerar a facilidade de acesso, a altura do sol no momento do eclipse e as possíveis condições meteorológicas com relação a nuvens. Estes estudos preliminares foram feitos no Observatório de Greenwich pelo Dr. Hinks.
No Peru o sol estaria muito baixo, pois apenas surgiria no horizonte. Na África oriental também, pois o ocaso seria próximo. Nas ilhas de São Pedro e São Paulo, no meio do Atlântico o sol estaria a pino, mas uma estação ali seria impraticável já que são apenas rochedos isolados no mar e seus cumes cobertos de guanos. A Libéria seria aceitável tanto com relação à duração da totalidade como a altura do sol, mas lá estava no meio da estação chuvosa e as possibilidades de bom tempo eram remotas. No Lago da Tanganica, a montagem a montagem da estação para observação seria bastante onerosa e também as condições meteorológicas poderiam não ser tão favoráveis. Os astrônomos do Observatório de Greenwich resolveram então mandar duas expedições: uma a cidade de Sobral no Ceará e outra à Ilha do Príncipe, na costa ocidental da África. Nestes dois locais o sol estaria numa altura de 45° e a duração total do eclipse seria de mais de cinco minutos. As condições nestes locais seria as mais favoráveis.
E assim, para observar em Sobral o eclipse total do sol do dia 29 de maio de 1919 estiveram a postos três comissões cientificas. O observatório do Rio de Janeiro enviou sua comissão chefiada pelo Dr. Henrique Morize, composta dos cientistas: Dr. Domingos Costa, astrônomo; Dr. Lélio Gama, calculador; Dr. Teófilo Lee, geólogo e químico; Dr. Luis Rodrigues, meteorologista; Dr. Alírio de Matos, astrônomo; Artur de Almeida, mecânico e Primo Flores, auxiliar. O objetivo da Comissão Brasileira era fotografar a coroa solar para determinar sua extensão, determinar sua composição, tentar medir a velocidade de sua rotação e testar subsidiariamente a Teoria da Relatividade de Einstein
A Comissão Americana, pertencente ao Carnegie Institution de Washington, veio a Sobral, aqui chegando, na data de 9 de maio, junto à Comissão Brasileira, era composta dos cientistas: Dr. Daniel M. Wise, especialista em magnetismo terrestre e Dr. Andrew Thompson, especialista em fenômenos atmosféricos. Tinha como objetivo principal medir os efeitos do eclipse sobre o magnetismo terrestre e sobre as propriedades elétricas do ar na ausência dos raios solares diretos.
A missão mais importante cabia à Comissão Inglesa, composta do Dr. C.D. Crommelin, secretário do Royal Astronomy Society e assistente do Observatório Greenwich e do Dr. C. Davidson, astrônomo do mesmo observatório. O objetivo único da Comissão Inglesa foi medir o peso da luz, para por à prova a Teoria da Relatividade de Einstein. Quando Newton investigou a natureza da luz supôs que ela fosse composta de uma corrente de minúsculas partículas lançadas através do espaço a uma grande velocidade. Enquanto essa teoria vigorou, era natural supor que a luz estava sujeita à força da gravitação, como qualquer outra partícula de matéria deslocando-se a mesma velocidade.
E assim, as observações do Eclipse Total do Sol feitas em Sobral no dia 29 de maio de 1919 deu ao mundo da ciência física moderna e da astronomia as respostas às indagações antes feitas pelos cientistas do mundo inteiro sobre os estudos de Newton e Einstein sobre a famosa Teoria da Relatividade deste.
Pesquisa de Herculano Costa, em diversas fontes, para o blog, em 29/05²015 

Informe publicitário

No INSTITUTO ALENCARINA - IAL  
Cursos

Profissionalizantes | Extensão universitária | Pós-
graduação

As mais interessantes especializações em Sobral

O seu caminho para o futuro
Faça logo a sua matrícula
(Clic sobre a imagem, para ampliá-la) 

Em meio ao escândalo - Eleição na FIFA

Protesto marca início de eleição de novo presidente da Fifa
 
Duas manifestantes palestinas interromperam hoje (29) por alguns instantes o 65º Congresso da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que deverá escolher nesta sexta-feira um novo presidente e votar a possibilidade de expulsar Israel da organização. A escolha de um novo mandatário ocorre em meio a denúncias de corrupção e prisões de sete de seus dirigentes a pedido da Justiça dos Estados Unidos.
Duas mulheres interromperam o discurso de abertura do presidente da Fifa, Joseph Blatter, mostrando cartões vermelhos aos representantes do organismo, enquanto gritavam “Israel fora!”, antes de serem retiradas por seguranças. Cerca de 150 manifestantes pró-Palestina já tinham protestaram no exterior do Hallenstadion, local do congresso, antes do início dos trabalhos.
A Palestina, membro da Fifa desde 1998, pede a expulsão de Israel, devido as restrições impostas à liberdade dos jogadores palestinos. Além disso, opõe-se à participação no campeonato israelense de cinco clubes localizados em colonatos na Cisjordânia.
Para que Israel seja expulso da Fifa é necessária uma votação de uma maioria de dois terços.
O suíço Joseph Blatter disputa o quinto mandato consecutivo, com o príncipe jordaniano Ali bin Al Hussein.
Cada uma das 209 federações-membro da Fifa tem direito a um voto, que é secreto. O presidente da entidade terá mandato de quatro anos, com direito a reeleição ilimitada. A eleição ocorre sob críticas de dirigentes de federações internacionais de futebol.
O presidente da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), Michel Platini, pediu hoje a demissão de Blatter. Ele disse que “a maioria das associações” vinculadas à Uefa vai votar no candidato adversário, Ali bin Al Hussein. Já a Confederação Asiática de Futebol reiterou seu apoio ao atual presidente da Fifa.
Na quarta-feira (27), uma operação da Polícia Federal norte-americana (FBI), em conjunto com autoridades suíças, prendeu sete dirigentes do futebol que estavam em Zurique. Entre eles o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin.
Autoridades norte-americanas investigam a participação de dirigentes da Fifa e empresários em fraudes na escolha dos países-sede das duas próximas copas do Mundo (Rússia, em 2018, e Catar, em 2022). No Brasil, as suspeitas recaem sobre contratos de patrocínio e de transmissão da Copa do Brasil assinados pela CBF. Ontem (28), Blatter afirmou que as denúncias trouxeram “vergonha e humilhação” para o esporte mundial.
De Brasília, da Agência Brasil, Talita Cavalcante, Com informações da Agência Lusa, 29/05/2015, às 07h12

Ensino de qualidade em Sobral

Farias Brito, Mais uma Vez O Melhor!  
Do Infantil ao Pré-Vestibular
Campeoníssimo  em Certames e Vestibulares

Ceará - Educação

Governador garante novos investimentos para a Educação e entrega Lei do Piso dos Professores à Assembleia
 
A sessão desta quinta-feira (28) na Assembleia Legislativa do Estado recebeu, no final da manhã, o governador Camilo Santana para marcar mais uma data histórica em sua gestão. "Hoje, 85% do Fundeb estão sendo usados com professores. Nós já concedemos auxílio alimentação para todos docentes da rede estadual, nós nomeamos mais 212 novos professores, prorrogamos concurso público. Agora queremos mudar a vida de quase 49 mil magistrados. Nós viemos à Assembleia pedir aos deputados que nos autorizem a garantir um reajuste total de 13,01% a esses profissionais que nos ajudam a construir um futuro melhor", discursou Camilo no Plenário da Casa.
O governador foi acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e do secretário de Educação Maurício Holanda para levar para apreciação e votação dos deputados o projeto de lei que vai promover equiparação do vencimento base da categoria no Ceará ao piso nacional dos professores da rede pública brasileira. "Este é um dia histórico, primeiro porque consagra o processo de negociação, que foi transparente e responsável. O Estado do Ceará não dá nenhum passo atrás, muito pelo contrário, demonstra para o Brasil e para os estados mais ricos que quando há compromisso com a Educação a gente consegue avançar", elogiou o presidente do Sindicato Apeoc (Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará), Anízio Melo.
Quando for aprovada, a nova lei vai beneficiar 48.842 professores da rede pública estadual. De acordo com as negociações com a categoria, o valor será pago retroativo ao mês de janeiro de 2015, com repercussão na tabela para professores de nível médio e superior ativos, inativos, pensionistas e temporários. O percentual total de 13,01% foi alcançado incluindo o reajuste de 6,45% já concedido pelo Governo do Estado aos professores no início deste ano. Com a correção da lei, o vencimento inicial de um professor que começa a trabalhar aqui fica em R$ 2.840,16, que é a soma do piso salarial mais duas gratificações fixas.
Durante a sessão na Assembleia, em que o governador foi recebido pelo presidente da Casa, Zezinho Albuquerque, Camilo também garantiu novos projetos grandes para a área que serão divulgados nos próximos meses. "Eu e a vice-governador Izolda Cela temos uma programação muito forte para a Educação, com investimentos importantes, incluindo ordens de serviço para novas escolas profissionalizantes e de tempo integral que iremos anunciar em breve."

Rede estadual de ensino
A rede estadual conta atualmente com 702 escolas na Capital e no Interior, onde 14.180 professores efetivos estão em atividade. A matrícula reúne 461 mil alunos, dos quais, 340 mil no Ensino Médio. Do total de escolas estaduais,110 são de Educação Profissional e estão responsáveis por 40 mil estudantes em todo o Ceará. Nessas unidades, os alunos fazem cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos, com funcionamento diário em tempo integral. Dessa forma, aprendem uma profissão ao mesmo tempo em que completam os três últimos anos da educação básica. 
Da Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil do Governo do Estado Ceará, Sabrina Lima, para o Blog

Notícias - Principais destaques de hoje

Manchetes desta sexta-feira (29/05), dos principais jornais do país
01 - Diário do Nordeste (CE) – Paralisações de ônibus são parciais; Capital terá passeatas
02 - O Povo (CE) – Em meio a escândalos, Fifa elege presidente
03 - O Globo (RJ) – Governo altera regras para injetar R$ 22,5 bilhões na habitação
04 - Valor Econômico (RJ) – CMN muda regras do compulsório de poupança imobiliária rural
05 - Folha (SP) – Chefe da CBF deixa Suíça após eclosão do escândalo
06 - Correio Braziliense (DF) – Presidente da CBF, sob suspeita, volta às pressas da Suíça 
07 - Estado de Minas (MG) - Manifestações, chuva e greve marcam manhã na Grande BH
08 – Correio da Bahia (BA) – Futebol na lama
09 –  Diário de Pernambuco (PE) – Greve: Nem ônibus, nem metrô
10 – Zero Hora – CBF contra a parede

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Corrupção no Futebol

Polícia Federal abrirá inquérito para investigar corrupção no futebol brasileiro
 
A Polícia Federal (PF) vai abrir inquérito para saber se o esquema de corrupção na Federação Internacional de Futebol (Fifa), investigado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, tem ramificação no Brasil. De acordo com o Ministério da Justiça, as investigações serão centralizadas na Superintendência da PF no Rio de Janeiro.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vão se encontrar nos próximos dias para discutir detalhes do caso. O ministério informou que a PF abriria ainda hoje (28) o inquérito sobre o assunto. Procurada pela reportagem, a Polícia Federal, por meio da assessoria, informou que não está se pronunciando ainda sobre o caso e não confirmou a abertura das investigações.
As autoridades norte-americanas investigam a participação de dirigentes da Fifa e empresários em uma fraude na escolha dos países-sede das duas próximas copas do Mundo (Rússia, em 2018, e Catar, em 2022). No Brasil, as suspeitas recaem sobre contratos de patrocínio e de transmissão da Copa do Brasil assinados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 
Foram presas, até o momento, 14 pessoas, entre eles sete dirigentes da Fifa, incluindo o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin. Todos foram indiciados por extorsão e corrupção pela Procuradoria de Nova York. 
A CBF anunciou ontem (27), em nota, o afastamento de Marin até a conclusão do processo. A entidade também informou que vai "reanalisar todos os contratos ainda vigentes e remanescentes de períodos anteriores". Hoje, o prédio da sede da CBF, na Barra da Tijuca no Rio, batizado com o nome de Marin na fachada, amanheceu sem o nome do dirigente.
De Brasília, Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil, 28/05/2015, às 18h51

Governador e Prefeito inauguram

Governador Camilo Santana e Prefeito Veveu Arruda inauguram praça e planetário em Sobral
 
O governador Camilo Santana e o secretário das Cidades, Ivo Gomes, inauguram, amanhã, sexta-feira (29), em Sobral, a nova Praça do Patrocínio e o Planetário da cidade. Nó último dia 6 de março, Camilo visitou o município e entregou outras duas áreas de lazer para a população: as praças Clodoveu Arruda (do Amor) e Duque de Caxias (do Bosque), ambas financiadas pelo Programa Cidades do Ceará, tocado pela Secretaria das Cidades e Prefeitura Municipal de Sobra
No total, para a reforma das três praças, o Estado investiu cerca de R$ 4 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa prevê também reforma da Praça Manoel Artur da Frota (da Várzea), já autorizada pelo governador, e a readequação dos passeios e da pavimentação do Sítio Histórico, do Projeto Sobral Novo Centro.
Na requalificação da Praça do Patrocínio foram realizados serviços de pavimentação, iluminação pública, paisagismo e instalação de mobiliário urbano apropriado. A requalificação abrange uma área de 11.418,42 m2.
Já o Planetário, que conta com um projetor planetário e um projetor digital, ambos da fabricante alemã Carl Zeiss, recebeu o investimento de cerca de R$ 5 milhões para construção e aquisição de maquinário. O equipamento tem uma cúpula de projeção de 10 metros de diâmetro e dispõe de 84 assentos, sendo dois para cadeirantes. 
A data escolhida para a inauguração do equipamento, 29 de maio, é alusiva aos 96 anos da comprovação da teoria da relatividade de Albert Einstein. Com a estrutura, o Ceará passa a ser detentor de 50% de toda a tecnologia existente no País, uma vez que, atualmente, o Brasil possui apenas quatro planetários iguais ao de Sobral. O primeiro construído no Estado fica localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.
Juntamente com o Museu do Eclipse e o Observatório Astronômico Henrique Morize, instalado no Museu, o Planetário irá compor o Centro de Estudos e Pesquisas das Ciências de Sobral. Desse modo, a estrutura irá atender e beneficiar a aquisição de conhecimento científico dos alunos do ensino fundamental ao mais alto nível superior de ensino.
Na solenidade, serão também reinauguradas a pintura da Igreja e a requalificação da Praça Nossa Senhora do Patrocínio.
Segundo o prefeito Veveu Arruda, o objetivo do Planetário de Sobral é enriquecer a educação na Região, oferecendo às crianças e jovens uma experiência com a ciência mais completa, atrativa e prazerosa. “Além do forte potencial educacional, o planetário é também uma opção de lazer, que atrairá e beneficiará não só Sobral, como toda a Região Norte”, destacou o Prefeito.
Olhando para o céu, Sobral está cada vez mais olhando para o futuro! 

Serviço:
Inauguração da Praça do Patrocínio e do Planetário de Sobral
Dia: 29/05/2015
Hora: 18 horas
Local: Praça do Patrocínio - Centro - Sobral
 

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades, Ranne Almeida, e AssCom da PMS, 28.05.2015

Humor

Charges, por oportuno! 

Escândalos no Futebol

Entenda os principais pontos da investigação que prendeu caciques do futebol mundial

Extorsão, fraude, lavagem de dinheiro, propinas, subornos. Contratos irregulares, eleições e 
escolhas de sedes de competições sob suspeita. Prisões.
O mundo do futebol acordou estarrecido com os desdobramentos da mega-investigação conduzida pelo FBI sobre as entranhas das negociatas do futebol mundial. De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, a corrupção remete a 1991. O envolvimento brasileiro é evidente: não à toa há dois indiciados e um condenado daqui.
Diante das múltiplas irregularidades apontadas, fica a dúvida sobre quais são os principais pontos da investigação. Entenda a seguir.
CONTRATOS DE MARKETING
Dirigentes que cobram dinheiro "por fora", empresários que pagam para ter direitos de transmissão e comercialização de jogos e competições. Essa é a dinâmica das principais irregularidades verificadas nas investigações.
A corrupção foi detectada, principalmente, na organização de campeonatos na América do Norte e Central — que pertencem à Concacaf — e na América do Sul — da Conmebol. Irregularidades foram constatadas em contratos de competições como as eliminatórias da Concacaf  para a Copa do Mundo, Copa América, Libertadores e Copa do Brasil.
O Departamento de Justiça dos EUA não foi específico ao citar que verificou crimes como extorsão, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro, entre outros, nos contratos. Fica a dúvida, por exemplo, do motivo pelo qual uma propina paga em um acordo de duas entidades privadas se configura em crime.
A explicação pode estar no sistema jurídico americano, em que não há necessidade de enquadrar os atos em uma lei específica. Basta citar decisões anteriores para embasar os processos. Assim, condenações passadas por fraude em contratos de entes privados podem dar sustentação ao indiciamento dos envolvidos.
POR QUE OS ESTADOS UNIDOS?
Há outra característica do sistema jurídico americano que auxilia o andamento das investigações. É a que permite processar estrangeiros não residentes nos Estados Unidos, desde que os crimes tenham alguma relação com o país. Foi o princípio que baseou vários casos contra terroristas que praticaram ou planejaram atentados.

Assim, um contrato da CBF com uma fornecedora de material esportivo entra no escopo das investigações, simplesmente pelo fato de que essa empresa é americana. O uso de um banco dos EUA para as transações, ou até de um servidor de internet do país, pode ser suficiente para levar o processo adiante.
Além disso, a Concacaf, uma das entidades investigadas, está sediada em Miami, na Flórida. Nesta quarta-feira, agentes do FBI apreenderam documentos na sede da confederação.

COPAS DA RÚSSIA E DO CATAR
Era consenso ontem entre analistas experientes de que a escolha dos dois países para sediar, respectivamente, as Copas de 2018 e 2022, serviu como estopim para as investigações. Os EUA eram candidatos a receber o evento em 2022, e a surpreendente eleição do Catar em meio a rumores de compra de votos dos membros do Comitê Executivo da Fifa colocaram uma lupa — especialmente entre ingleses e americanos, derrotados no processo — sobre como a entidade define os locais de seus grandes eventos.
Promotor experiente, o americano Michael Garcia foi nomeado pela Fifa para investigar possíveis irregularidades na escolha das sedes das duas Copas. Seu relatório repleto de denúncias não foi divulgado pela entidade, o que o revoltou e aumentou as suspeitas de que algo estava errado. Nesta quarta, enquanto o Departamento de Justiça dos EUA divulgava detalhes da investigação, a polícia suíça recolhia documentos na sede da Fifa referentes à escolha de Rússia e Catar.

MUNDIAL NA ÁFRICA E COPA AMÉRICA DE 2016

- O inquérito mostrou que fraudes relacionadas a grandes eventos vão muito além das polêmicas sedes das duas próximas Copas. A de 2010, na África do Sul, entrou no escopo das investigações, assim como a Copa América de 2016.
— A Copa do Mundo de 2010 foi a primeira realizada no continente africano, mas, mesmo para este evento histórico, dirigentes da Fifa e outros corromperam o processo por meio de propinas para influenciar a decisão da atribuição da sede da competição — disse Loretta Lynch, procuradora-geral dos Estados Unidos, antes de falar das irregularidades na competição continental do próximo ano, que será realizada em seu país:— As investigações revelaram que aquilo que deveria ser uma manifestação esportiva foi usado como um veículo para uma rede maior para encher os bolsos de executivos, com subornos que somam 110 milhões de dólares.
Por André Baibich, ZH Esportes, 28/05/2015