sábado, 30 de janeiro de 2016

Gerando emprego e renda

Sob o comando do chanceler Luciano Feijão e sua esposa Liduína Prado Feijão e de seus filhos Lúcio, Marcia  e Joaquim Feijão, foi inaugurada, na noite de quinta-feira (28), a nova sede da Faculdade Luciano Feijão, no bairro Dom Expedito Lopes, em Sobral. O empreendimento educacional de iniciativa privada que reúne um grupo de faculdades recebeu o apoio do Programa de Desenvolvimento Econômico (Prodecon), da Prefeitura de Sobral.  Com uma área de 29 mil metros quadrados, as novas instalações da faculdade Luciano Feijão ocupam cinco andares de um moderníssimo que vão oferecem aos alunos que já estudam na Instituição e outros que a ela virão uma estrutura de maior conforto e comodidade, locomoção e acessibilidade. Construída dentro dos mais rigorosos padrões de exigências das novas concepções arquitetônicas, a nova Faculdade Luciano Feijão  garante total acessibilidade a pessoas com deficiências diversas. Ofertará modernos laboratórios, 40 salas de aula e um teatro com 750 lugares, para os alunos dos cursos de graduação em Direito, Administração, Psicologia e, em breve, Engenharia e Enfermagem.
 
“Sobral é realmente uma cidade diferenciada, especial porque além de ser um território de negócios, de atividades econômicas e industriais com êxito; além de ser um território de fé, uma característica importante do nosso povo; aqui também é um território do conhecimento onde há um cuidado e uma atenção especial com o conhecimento. Receba os nossos parabéns e agradecimento por fortalecer Sobral como lugar do conhecimento não apenas na graduação, mas na pós-graduação na pesquisa porque esse é um caminho fundamental para a promoção do desenvolvimento do nosso povo sobralense e da Região Norte”,destacou o prefeito Veveu Arruda. 

O grupo foi contemplado com o terreno doado pelo Programa de Desenvolvimento Econômico do Município (Prodecon) da Prefeitura de Sobral, coordenado pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), que incentiva a instalação de novas empresas no município. Com a iniciativa, estão sendo gerados cerca de 400 empregos diretos, e, certamente, alguns indiretos, contribuindo com a economia local.
 
A cerimônia de inauguração das novas instalações da Faculdade Luciano Feijão contou com a presença  governador Camilo Santana e a primeira-dama Onélia Leite, do prefeito Veveu Arruda; da secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Daniela Costa; dos deputados estaduais Ivo Gomes e Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, do deputado federal Leônidas Cristino; vereadores de Sobral e outras autoridades. De alunos, professores e funcionários da Instituição.
Do blog, 30/01/2016, com imagens cedidas pela AsseCom/PMS

Educação

Estudantes selecionados no ProUni têm até segunda-feira para fazer matrícula

Nesta edição, o programa ofertou 203.602 bolsas de estudos, em 30.931 cursos de instituições
particulares de educação superior (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Os candidatos selecionados para uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até a próxima segunda-feira (1º) efetuar a matrícula na instituição de ensino. É responsabilidade do estudante verificar nas unidades de educação superior os horários e o local onde deve comparecer para a comprovação das informações prestadas no momento da inscrição.
O resultado da primeira chamada do ProUni pode ser acessado na página do programa, na Central de Atendimento, pelo telefone 0800-616161, e nas instituições de ensino participantes.
A segunda chamada será divulgada no dia 12 de fevereiro, e a comprovação das informações dos pré-selecionados nesta etapa deverá ser feita até 18 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas poderá entrar na lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção. O interesse em participar da lista de espera deve ser manifestado pelo candidato entre 26 a 29 de fevereiro de 2016, na página do ProUni.
Nesta edição, o programa ofertou 203.602 bolsas de estudos em 30.931 cursos de instituições particulares de educação superior. O número de inscritos foi recorde: foram registrados 1.599.808 candidatos e 3.108.422 inscrições — cada estudante pode fazer, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis.
Por meio do programa, estudantes concorrem a bolsas de estudos parciais e integrais em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De Brasília, Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil, 30/01/2016, às 15h17

Campanha do blog

Por uma cidade mais verde
Tempo de chuva é tempo de podar
Faça a poda de suas árvores, mas faça-o com moderação!
As plantas necessitam, como todos sabemos, de uma poda racional, pelo menos uma vez ao ano, para rejuvenescer sua fronde, controlar o seu tamanho e até para combater pragas. Plantas frutíferas, plantas ornamentais, plantas medicinais, todas, necessitam de uma poda básica, em momento e tempo certos. Em períodos de chuvas, por exemplo. E em épocas chuvosas a poda das árvores previne a queda delas pela tempestade, e evita transtornos que seus galhos possam causar à rede elétrica, etc, etc... O corte vegetação paisagística da cidade, geralmente está afeto ao poder público municipal. Porém, há pessoas que se permitem plantar e cuidar em frente às suas residências, em sua rua, em condomínios. E assumem o dever de podá-las. Mas, para que isso ocorra de forma correta é necessário algum conhecimento sobre a vida das árvores, sejam elas de que tipo for. 

Para que as árvores de sua rua fiquem assim...
Algumas pessoas recorrem a profissionais em jardinagens e paisagismo para executar a tarefa de podar suas plantas, mas já há outras pessoas que preferem fazê-lo sozinhas, mesmo.
Em todo caso, não se deve cortar as árvores sem alguns cuidados elementares ou pelo simples desejo de cortar. É preciso saber, pelo menos, que as plantas respiram pelas folhas. E por isso na se deve destituí-las de toda a sua folhagem, pois que, todo ser vivo privado de sua respiração não subsiste. Morre, sumariamente.
...Não as corte assim!
Outra coisa elementar sobre as plantas é que elas necessitam de água para buscar na terra seus nutrientes e para realizar seu metabolismo.
Se você se encontra no grupo dos que preferem fazer o trabalho de manutenção das árvores que ornamentam e dão sombra a sua rua, ou as plantas  do seu jardim sozinho, tenha cautela: você pode maltratar ou até matar suas árvores. Na dúvida, consulte que entenda de botânica. Cuide bem das árvores que lhe cercam e tenha: mais verde, mais sombra, melhor clima, mais qualidade de vida!
Plante uma árvore!
Campanha educativa pró-Meio Ambiente, do:

Meteorologia – Tempo no Ceará

Previsão do tempo para os próximos três dias

Previsão para o dia 30/01/2016
Ao longo do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no sul do estado. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado a claro.

Previsão para o dia 31/01/2016
No decorrer do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas no Sul do Ceará. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado a claro.

Previsão para o dia 01/02/2016
Ao longo do dia, nebulosidade variável com chuvas no sul do estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Análise - 30/01/2016

Observam-se poucas nuvens sobre o Ceará, na imagem acima, do satélite METEOSAT-10, canal visível, das 8 horas local, as quais estão associadas ao posicionamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN - sistema de circulação horária a aproximadamente 12Km de altura) que está na região Nordeste (NE) do Brasil, padrão observado nos últimos dias.
Fonte: FUNCEME, 30/01/2016, às 09h30
(Há prêmios acumulados, nas loterias da Caixa. Faça suas apostas aqui!)

Posse

Prefeito Veveu Arruda empossa novos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral

 
Em solenidade realizada quinta-feira (28), no auditório da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa), o prefeito Veveu Arruda, acompanhado do vice-prefeito Carlos Hilton, empossou 12 novos servidores aprovados no último concurso realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral.
Durante a solenidade, Veveu destacou os investimentos realizados para duplicar a distribuição de água no Município. “Desde a sua criação no anos 60, o SAAE nunca recebeu tantos investimentos, como neste momento. Tudo isso está sendo realizado para duplicar a capacidade de fornecimento de água e, desse modo, poder contribuir para melhorar a vida daqueles que mais precisam,” observou o prefeito, que parabenizou e orientou os novos servidores. “Quero parabenizá-los pela aprovação e desejar que desenvolvam o melhor trabalho possível para servir e atender bem a nossa população. Sejam muito bem vindos!” concluiu.

Ao todo, foram empossados 12 novos servidores aprovados no concurso realizado em 2013, para as funções de técnico em análises químicas, assistentes de operações - operador de processos administrativos, assistentes de operações – operador de sistema de água, esgoto e redes e auxiliar de serviços gerais.
A solenidade contou ainda com a presença do Presidente Interino do SAAE, Ilo Santiago, e do diretor administrativo do SAAE, Vicente Parente.
Com informes da AssCom/PMS, 30/01/2016

Por telefone,

Dilma e Obama acertam parceria para vacina contra o vírus Zika
           ,
A presidenta Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiram criar um grupo de alto nível para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus Zika. Os dois conversaram hoje (29), por telefone, e concordaram em unir esforços para produzir a vacina e produtos terapêuticos contra o vírus. O Zika está relacionado à ocorrência de microcefalia em recém-nascidos. 
A base das pesquisas será a cooperação já existente entre o Instituto Butantan e o National Institute of Health (NIH), que já estudam uma vacina contra a dengue, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Durante a ligação, Dilma e Obama determinaram que o ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Castro, e o Departamento de Saúde dos Estados Unidos mantenham contato a fim de aprofundar a cooperação bilateral na área.
Nesta semana, o governo federal intensificou as ações de mobilização para eliminar criadouros do Aedes aegypti. Outro vírus transmitido pelo mosquito, o chikungunya, provocou a morte de uma pessoa no Recife. Danielle Santana, de 17 anos, teve miosite aguda, associada ao vírus.
De Brasília, Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil, 29/01/2016, às 21h27, atualizada em 30/01/2016

Notícias em manchetes

Manchetes de hoje, 30/01/2016, dos principais jornais do país
01 - Diário do Nordeste (CE) – Roberto Cláudio costura aliança com 17 partidos
02 - O Povo (CE) – 7 bairros concentram metade dos casos de dengue em Fortaleza
03 - O Globo (RJ) – Termo de adesão a triplex contestam defesa de Lula
04 - Valor Econômico (RJ) – Bovespa sobe 4% com estímulo japonês e ameniza perdas de janeiro
05 - Folha (SP) – Nota fiscal de barco reforça elo de Lula com sítio de Atibaia
06 - Correio Braziliense (DF) – "A verdade ficará clara no decorrer das investigações", diz Lula sobre triplex
07 – Estado de Minas  (MG) – BH está incluída em plano de teste da vacina
08 – Correio da Bahia (BA) – Boemia de cara nova
09 –  Jornal do Commercio do Recife (PE) – Dilma fecha parceria com Obama no combate ao zika
10 – Zero Hora – (RS) – MP intima Lula e Marisa para depor sobre o caso triplex
 (Uma Escola que educa para a vida toda!)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Guerra ao mosquito

Dilma discute com governadores ações de combate ao Aedes aegypti
 
A presidenta Dilma Rousseff está reunida neste momento com os governadores dos estados de Pernambuco, Paraíba, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, por meio de videoconferência, para tratar de medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Dilma está acompanhada de sete ministros, entre eles, da Saúde, Marcelo Castro, da Integração Nacional, Gilberto Occhi e da Defesa, Aldo Rebelo, na Sala Nacional de Coordenação e Controle para Enfrentamento da dengue, chikungunya e vírus Zika. 

Dia de mobilização
Hoje, o governo federal promove um dia de mobilização para eliminar possíveis criadores do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika – que pode causar microcefalia em crianças.
                                               Aedes aegypti
O governo federal promove hoje (29) um dia de mobilização para eliminar possíveis
criadores do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika
(Foto: Divulgação/Fiocruz)
Mais cedo, o ministro da Saúde afirmou que o Brasil está diante de uma epidemia que chama a atenção do mundo, ao se referir ao avanço do vírus Zika no país. A declaração foi feita um dia após a Organização Mundial da Saúde (OMS) convocar um comitê de emergência para tratar do assunto.
O continente americano deve ter entre 3 milhões e 4 milhões de casos de zika em 2016. A estimativa, divulgada ontem (28), é da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da OMS.
Boletim divulgado na quarta-feira (27) pelo Ministério da Saúde confirma que 270 crianças nasceram com microcefalia por infecção congênita, mas não necessariamente causada pelo vírus Zika. A pasta ainda investiga 3.448 casos suspeitos de microcefalia.
A Região Nordeste concentra 86% dos casos notificados. Pernambuco continua com o maior número de casos em investigação (1.125), seguido da Paraíba (497), Bahia (471), do Ceará (218), de Sergipe (172), Alagoas (158), do Rio Grande do Norte (133), Rio de Janeiro (122) e Maranhão (119).
De Brasília, Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil, 29/01/2016 11h00
(Clic na imagem para ampliá-la)

Educação - Nacional

Estudantes têm até hoje para se inscrever no Fies
 
Termina hoje (29), às 23h59, o prazo para inscrições no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2016. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. O Fies financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva. Nesta edição, são ofertadas 250.279 vagas. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 1° de fevereiro.
Pode se inscrever no processo seletivo do Fies o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e não tenha tirado 0 na redação. O candidato precisa ter também renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.
O candidato poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, poderá alterar sua opção de vaga, bem como fazer o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiver obtido a maior média.
Do total de vagas ofertadas nesta edição, 47% vão para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A maior parte da vagas (63%) vai para os cursos considerados prioritários pelo Ministério da Educação nas áreas de saúde, engenharias e formação de professores. A divisão das vagas é a seguinte: 30,4% para cursos de saúde, 18,8% para formação de professores e 13,8% para as engenharias. Os outros 37% são para cursos das demais áreas.

Lista de espera
O processo terá chamada única e lista de espera. Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos na lista de espera para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 1º de fevereiro.
De Brasília, Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil, 29/01/2016 07h34

Meteorologia - Tempo no Ceará

Previsão do tempo para os próximos três dias
Previsão para o dia de hoje, 29/01/2016
No decorrer do dia, nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.

Previsão para o dia 30/01/2016
Ao longo do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas no centro-sul do Ceará.

Previsão para o dia 31/01/2016
Céu parcialmente nublado em todas as regiões do estado durante o dia.

Análise realizada em 28/01/2016
Observam-se nuvens sobre todo o Ceará na imagem acima, do satélite METEOSAT-10, canal visível, das 16h15 local, as quais estão associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN - sistema de circulação horária a aproximadamente 12Km de altura) que está próximo à região Nordeste (NE) do Brasil.
Fonte: FUNCEME, 29/01/2016, às 07h35
(A Sala Vip de Sobral!)

Inauguração

Novo Centro de Educação Infantil inaugurado ontem em Sobral
Novo equipamento de amparo a crianças de 0 a 5 anos atenderá até 208 alunos,
num dos bairos mais carentes de Sobral
O governador Camilo Santana, secretário da Educação, Maurício Holanda, Prefeito de Sobral, Veveu Arruda, vice-governadora Izolda Cela, participaram ontem, quinta-feira (28), às 17 horas, da inauguração do Centro de Educação Infantil Dinorá Gondim Lins Aragão, no bairro Cidade José Euclides, em Sobral. O empreendimento contou com investimentos no valor de R$ 1,1 milhão, oriundo do Governo do Estado, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município, para construir, mobiliar e equipar o novo espaço educacional.
Com quatro salas de aula, o Centro irá atender até 208 alunos. O CEI conta também com laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.
A educação de qualidade para as crianças é um dos compromissos assumidos pelo governador Camilo Santana. Para isso, a atual gestão vem investindo em espaços pedagógicos adequados e lançou o MAISPAIC - Programa  de Aprendizagem na Idade Certa, que ampliou até o 9º ano do ensino fundamental benefícios antes ofertados da Educação Infantil ao 5º ano. Com a medida, os municípios passam a contar com mais apoio técnico e financeiro para a formação de professores, aquisição de material didático e de literatura, avaliação e gestão municipal.
À solenidade inaugural do CEI Dinorá Gondim Lins Aragão, além do Governador Camilo Santana, do Secretário de Educação do Estado, Maurício Holanda e do Prefeito de Sobral, Veveu Arruda, estiveram abrilhantando o evento, a vice-governadora Izolda Cela, o vice-prefeito Carlos Hilton, o deputado federal Leônidas Cristino, o deputado estadual Ivo Gomes, Secretário de Educação de Sobral, Júlio Alexandre, Secretários da municipalidade, Vereadores de Sobral, prefeitos da região e grande presença de público.
Logo mais, outras informações acerto do evento.
Reportagem do blog, 29/01/2016, às 07h02
(Uma Escola que Educa para a vida toda!)

Estrada

O prefeito Veveu Arruda e os secretários do Município estarão, a partir das 19 horas, desta sexta-feira (29), na localidade de Boqueirão, para celebrar o início das obras de pavimentação asfáltica e sinalizações horizontal e vertical dos 11 Km da estrada que liga a localidade à sede de Sobral. O evento, que acontecerá na Praça da Igreja, contará com a atração ‘Bié e Banda’, que animará o público com muito forro pé de serra.
A obra, além de melhorar o trânsito de pessoas, o transporte escolar e o escoamento da produção agrícola, é um compromisso assumido pelo prefeito Veveu Arruda junto aos moradores da localidade. “Esta reivindicação veterana dos moradores agora foi atendida. "O meu compromisso, que era calçamento com pedra tosca, será asfalto. Estou muito feliz com essa conquista", comemorou o prefeito Veveu.
Com informes da AsseCom/PMS
(Capacete não protetor de cotovelo. Use-o na cabeça!)
Campanha de Educação no Trânsito do:

Economia

Governo anuncia medidas de crédito para injetar R$ 83 bilhões na economia
O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, a presidenta Dilma Rousseff e o ministro
da Fazenda, Nelson Barbosa, na reunião do Conselhão
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Para impulsionar a produção e recuperar o crescimento, o governo anunciou hoje, (ontem, 28), medidas de estímulo ao crédito que injetarão R$ 83 bilhões na economia. Algumas ações de estímulo foram anunciadas mais cedo pela presidenta Dilma Rousseff, no encerramento da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão.
A medida que, segundo o governo, terá mais impacto sobre a economia é a agilização da aplicação dos recursos do Fundo de Infraestrutura do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS) em empreendimentos da área e a simplificação da emissão de debêntures de infraestrutura, que liberará até R$ 22 bilhões. Essa medida, no entanto, necessita de aprovação do Congresso Nacional.
Em segundo lugar, está a autorização para que parte da multa rescisória do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), paga em demissões sem justa causa, possa ser usada como garantia para o crédito consignado – com desconto das parcelas diretamente no salário – por trabalhadores do setor privado. A expectativa do governo é que a medida resulte na injeção de R$ 17 bilhões em crédito.
> Continue lendo esta matéria, após o merchandising, abaixo: >
Em seguida, vem a abertura da linha de crédito para refinanciar as prestações do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) e do Programa de Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame), que deverá resultar em empréstimos de R$ 15 bilhões.
O governo também anunciou o reforço da concessão de crédito por bancos públicos com taxas menores que as de mercado. Os principais setores beneficiados serão as micro e pequenas empresas, a construção civil, os exportadores e o agronegócio.
A retomada da linha de pré-custeio agrícola do Banco do Brasil deverá injetar mais R$ 10 bilhões e a aplicação de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em Certificados de Recebíveis Imobiliários deverá impulsionar o crédito habitacional também em R$ 10 bilhões.
A reabertura da linha do BNDES para financiar capital de giro de empresas com garantia do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) e com redução das taxas de juros deverá resultar na liberação de mais R$ 5 bilhões. Por fim, o aumento do prazo máximo de pagamento e a redução da taxa de juros da linha de pré-embarque de produtos exportados injetará R$ 4 bilhões.
Segundo o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, as medidas não resultarão em custo para o governo porque os financiamentos terão taxas de mercado e o governo está apenas simplificando procedimentos e reduzindo riscos, o que ajuda o próprio mercado a reduzir as taxas de juros. “Em relação ao crédito, a maior parte das iniciativas são administrativas. Sem gerar custo adicional para os contribuintes brasileiros. Queremos usar melhor os recursos disponíveis”, declarou.
Com 47 empresários e 45 representantes da sociedade civil e das centrais sindicais, o Conselhão é um fórum de discussão sobre medidas a serem adotadas para recuperar o crescimento econômico. Depois de um ano e meio sem reuniões, o colegiado foi reativado recentemente pela presidenta Dilma. Segundo o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, deverão ser feitas quatro reuniões no ano. A próxima será em abril.
De Brasília, Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil, com colaboração de Paulo Victor Chagas e Sabrina Craide, 28/01/2016 21h48. Atualização: 29/01/2016

Notícias em manchetes

Manchetes de hoje, 29/01/2016, dos principais jornais do país
01 - Diário do Nordeste (CE) – Governo Federal libera R$ 83 bilhões em linha de crédito
02 - O Povo (CE) – Governo tenta recuperar a economia
03 - O Globo (RJ) – Barbosa anuncia no Conselhão que incentivo ao crédito chega a R$ 38 bilhões
04 - Valor Econômico (RJ) – Governo apresenta medidas para ampliar o crédito em R$ 38 bilhões
05 - Folha (SP) – Para analistas, pacote do governo de estímulo ao crédito é inócuo
06 - Correio Braziliense (DF) – Dinheiro sumiu, dengue explodiu
07 – Estado de Minas  (MG) – Governo anuncia medidas de crédito para injetar R$ 38 bilhões na economia
08 – Correio da Bahia (BA) – Folia com 260 atrações, sem corda
09 –  Jornal do Commercio do Recife (PE) – FGTS como garantia para o consignado
10 – Zero Hora – (RS) – Dilma usará FGTS e bancos públicos para emprestar R$ 38 bilhões
(Rua Viriato de Medeiros, em frente ao Mercado Central de Sobral)  

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Opinião - Comentário

De que lado você está?
Por Tico Santa Cruz (*)
Acho estranho quando alguém vem a mim e diz:  "Você não está do lado do povo!!!" 
Imediatamente meu cérebro começa a fazer uma busca para localizar a qual povo o indivíduo se refere. 
O Povo dos bancos? 
O Povo que sempre teve comida no prato, dinheiro para viajar, empregada doméstica, condições de colocar seus filhos numa escola boa e pagar plano de saúde? 
O Povo que jura de pé junto que é contra a corrupção mas que sonega imposto, ultrapassa farol vermelho, fecha cruzamento, fura fila, falsifica carteira de estudante, paga grana para passar na frente dos outros onde existe burocracia, que compra produto pirata? 
O Povo que diz que bandido bom é bandido morto e quer fazer justiça com as próprias mãos e que fala que direitos humanos é coisa feita pra proteger vagabundo e que quer colocar criminosos menores de idade misturados com adultos em penitenciárias entupidas e quer dar porte de arma para qualquer cidadão para que o mesmo possa se defender sozinho? 
O Povo que acredita que estamos a beira de um Golpe Comunista, e que o foro de São Paulo é uma organização que vai implementar junto com outros países da América Latina uma política bolivarianista e transformar o Brasil em Cuba ou na Venezuela? 
De que Povo estamos falando? 
Do Povo que é a favor de intervenção militar e que elogia ditadura e aposta em viúvos da Ditadura como opção para presidência desse país? 
O Povo que aplaude a violência da Polícia Militar contra estudantes que estão lutando para que sejam fechadas suas escolas? 
O Povo que bate panela no alto da sacada do seus apartamentos bacanas enquanto um monte de gente não tem nem comida pra comer? 
O Povo que pensa que corrupção começou há 14 anos e que bom mesmo era quando Negro não entrava na Universidade, quando Gay não tinha direitos, quando lugar de mulher era na cozinha e quando pobre não viajava de avião ou frequentava o mesmo shopping? 
Que Povo é esse que essas pessoas dizem que não estou ao seu lado? 
O Povo que acredita que democracia é pesquisa de opinião pública e que isso seja o suficiente para acabar com a democracia?
Porque se for esse povo, realmente eu não estou ao seu lado. 
Alias, estamos bem distantes e em lados bem opostos.
Agora se for o Povo que entende que o Brasil está passando por um momento difícil, que o Governo não vem desempenhando um papel esperado e que inclusive não aprova a forma como vem sendo administrado. Que sabe que é preciso punir TODOS os corruptos de TODOS os partidos e investigar os casos de forma justa e correta, sem pender de forma manipulada a uma direção só, que não quer perder os avanços que foram feitos nos últimos anos e percebe que hoje no Congresso existe uma campanha para travar politicamente esse país e inviabilizar qualquer tentativa de melhorias, para que com isso AQUELES que antes estavam no poder possam voltar ao comando e esse Povo sabendo disso, mesmo sem concordar com o Governo, está lutando arduamente pela democracia, porque entende e sabe que não existe mágica em política, nem santo, nem herói e que será preciso muita força e muita luta para que não sejamos engolidos por um SISTEMA QUE SEMPRE PRIVILEGIOU OS MAIS RICOS - ainda privilegia - e que é pautado por gente que só pensa no próprio umbigo. 
Bom, com esse povo estou de mãos dadas.
O Brasil tem lados, amigos! Sempre teve, mas dessa vez ficou evidente. E realmente não estou ao lado de quem quer entregar meu país para um GRUPO DE BANDIDOS que se fingem de Santos e que usa a massa revoltada para tentar voltar ao poder a qualquer custo. 
Podem me xingar a vontade, tentar me humilhar, me difamar, inventar mentiras, ameaçar. 
Do lado dessa gente que acha que política é futebol, realmente não estou e não esperem algo diferente de mim. 
Estou do lado do Povo que sempre foi invisível, e que talvez por isso nem seja considerado Povo por quem diz quem é ou não é o Povo.
É tanto Povo, que fica realmente confuso escolher qual deles nós pertencemos.
(*) - Tico Santa Cruz é cantor e compositor. Comentário do seu Facebook, 28/01/2016, às 22h08

Política

Investigado que delatou Dirceu admite ao MPF que mentiu em depoimento
 
O empresário Fernando Moura Hourneaux, investigado na Operação Lava Jato, admitiu hoje (28), em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF), que prestou informações falsas durante interrogatório ao juiz federal Sérgio Moro, na sexta-feira (22). Moura culpou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu nas delações assinadas com o MPF. A confissão ocorreu após os procuradores abrirem procedimento para verificar se o réu quebrou acordo de delação premiada.
Aos procuradores, Moura disse que estava disposto a negar, perante Moro, as declarações prestadas nas delações. O empresário explicou que, um dia antes de embarcar para Curitiba para prestar depoimento, foi abordado por uma pessoa em Vinhedo (SP), onde mora.
Segundo ele, o desconhecido perguntou sobre seus netos, que moram no Rio Grande do Sul. Diante da abordagem, o delator disse que ficou transtornado e passou a temer pela segurança de sua família.
"Eu ia negar toda a minha delação. Eu só não iria negar dois fatos, o Duque [Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras] e a Hope [empresa acusada de fraudar contratos com a estatal], porque a pessoa que me abordou não tinha sotaque carioca, tinha sotaque paulista. Essa foi minha atitude", informou aos procuradores.
No depoimento, Moura pediu uma segunda chance aos procuradores da Lava Jato e ao juiz Sergio Moro. "Se o juiz Moro quiser me ouvir, tenho coisas a falar e a acrescentar. Errei muito feio, não sei nem se tem justificativa o que fiz."
De acordo com o MPF, Moura entrou em contradição durante o primeiro depoimento prestado ao juiz, no dia 22 de janeiro.
No depoimento de delação, Moura afirmou que procurou Dirceu em 2005 para saber o risco que corria de ser implicado nas investigações do processo do mensalão. "Foi nesse encontro que José Dirceu lhe deu a dica para sair do Brasil e ficar fora do país até a poeira baixa", diz trecho da delação.
Na semana passada, ao ser questionado por Sérgio Moro sobre os motivos pelos quais deixou o Brasil, Moura entrou em contradição. "Aí nessa declaração, que depois que assinei eu fui ler, eu disse que foi o Zé Dirceu que me orientou a isso. Não foi esse o caso", respondeu o investigado.
O empresário deve prestar um novo depoimento ao juiz amanhã (29). Na mesma audiência, estão previstas as oitivas de José Dirceu e do ex-excutivo da Empreiteira Engevix Gerson Almada.
Os depoimentos ocorrem na ação penal em que José Dirceu e mais 15 investigados foram denunciados pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A acusação contra o ex-ministro se baseou nas afirmações de Milton Pascowitch, em depoimento de delação premiada.
O delator disse que fez pagamentos em favor de Dirceu e Fernando Moura, empresário ligado ao ex-ministro. Segundo os procuradores, o dinheiro saiu de contratos entre a Engevix e a Petrobras e teriam passado por Renato Duque e Fernando Moura.
Dirceu está preso preventivamente desde agosto do ano passado em um presídio em Curitiba. A defesa do ex-ministro afirma que a denúncia é inepta, por falta de provas. De acordo com os advogados, a acusação foi formada apenas com declarações de investigados que firmaram acordos de delação premiada.
De Brasília, André Richter - Repórter da Agência Brasil, 28/01/2016 20h42
(O mais puro e genuíno sabor natural da laranja!)

Internacional - Saúde

OMS convoca comitê de emergência para tratar de combater o vírus Zika

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, anunciou, hoje (28), a criação de um comitê de emergência para tratar do vírus Zika. O grupo deve se reunir na próxima segunda-feira (1º) em Genebra para tratar, entre outros assuntos, do aumento de casos de malformações em bebês e de doenças neurológicas possivelmente associado à infecção.
De acordo com a OMS, o comitê também deve definir se a epidemia do vírus Zika constitui emergência em saúde pública de importância internacional, como aconteceu na recente epidemia de ebola detectada na África Ocidental.
Durante sessão realizada em Genebra, Margaret Chan avaliou que a situação do vírus no mundo mudou drasticamente e que o Zika, após ser detectado nas Américas em 2015, se espalha agora de forma explosiva. Até o momento, segundo a diretora-geral, 23 países já reportaram casos da doença.
“O nível de alarme é extremamente alto”, disse, em discurso. “A chegada do vírus a algumas localidades foi associada a um grande aumento no nascimento de bebês com cabeças anormalmente pequenas e casos de Síndrome de Guillain-Barré [doença neurológica que provoca fraqueza muscular e paralisia em membros do corpo]”, completou.
Ainda de acordo com a diretora-geral da OMS, uma relação causal entre o vírus Zika e casos de malformação congênita e síndromes neurológicas ainda precisa ser estabelecida, mas há uma suspeita muito forte.
“As possíveis ligações, apenas recentemente levantadas, rapidamente mudaram o perfil de risco do Zika, de uma leve ameaça a algo de proporções alarmantes. A crescente incidência de microcefalia é particularmente alarmante, já que coloca um fardo de partir o coração sobre famílias e comunidades.”
A situação é preocupante, segundo Margaret Chan, por conta de fatores como a ausência de imunidade entre a população; a falta de vacinas, tratamentos específicos e testes de diagnóstico rápido; e a possibilidade de disseminação global da doença, quando considerada a presença do mosquito Aedes aegypti em diversas partes do planeta. O mosquito é o transmissor do vírus.
“Além disso, condições associadas aos padrões de clima impostos pelo El Niño, este ano, devem aumentar a população de mosquito de forma significativa em diversas áreas”, alertou. “O nível de preocupação é alto, como o nível de incerteza. Perguntas não faltam. Precisamos obter algumas respostas rapidamente”.
                            
Microcefalia no Brasil
Boletim divulgado ontem (27) pelo Ministério da Saúde confirma que 270 crianças nasceram com microcefalia por infecção congênita, mas não necessariamente pelo vírus Zika. A pasta ainda investiga 3.448 casos suspeitos. Os números são referentes a registros de outubro de 2015 a 20 de janeiro deste ano. A microcefalia pode ter como causa diversos agentes infecciosos, além do Zika, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral.
O governo federal anunciou ontem que 220 mil militares vão ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da febre chinkungunya e do vírus Zika. Em coletiva de imprensa, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, informou que os homens das três Forças Armadas vão atuar em 356 municípios. “As Forças Armadas já exercem essa função auxiliar desde o primeiro momento de combate ao mosquito Aedes aegypti. Agora estamos intensificando a mobilização onde há uma incidência maior”, disse Aldo Rebelo.
De Brasília, Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil, 28/01/2016 15h39
(Época de chuva é tempo de plantar. Plante uma árvore!)
Campanha educativa do: