segunda-feira, 19 de junho de 2017

Ceará cresce

PIB do Ceará cresceu 1,87% no primeiro trimestre
O governo do Ceará divulgou nesta segunda-feira, 19, que o estado registrou um crescimento de 1,87% do seu Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, comparado com o quarto trimestre de 2016.
O resultado surpreendente é quase o dobro do registrado pelo Brasil que cresceu 1% nos primeiros três meses do ano. Os dados foram divulgados pela gestão de Camilo Santana em entrevista coletiva na sede do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), no Cambeba.
Agropecuária, Indústria e Serviços foram os setores que mais puxaram o PIB local, com crescimentos respectivos de 10,39%, 1,81% e 1,78%, em relação ao trimestre anterior.

O percentual divulgado hoje aponta o melhor avanço do PIB do Estado, desde o terceiro trimestre de 2014, quando houve um aumento de 2,11%. Desde então, todos os números eram negativos.
O diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, juntamente com os analistas, fará a apresentação do estudo na sala de reuniões da instituição vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão, no Cambeba. Após o término da apresentação, os economistas ficarão disponíveis para responder perguntas dos jornalistas. 
Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia a cada três meses. São eles: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. 
O PIB é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. O estudo é calculado com base nos resultados dos setores Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. 
É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, as informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações após cálculo das Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.
De Fortaleza (CE), com informações do Núcleo de Comunicação do Governo do Estado, Adhler Costa, para o Blog, em 19/06/2017, às 15h45 

Nenhum comentário:

Postar um comentário