quarta-feira, 14 de junho de 2017

Ceará - Educação

Izolda Cela discute medidas para a educação com representantes de Portugal
WEB_TS5455.jpg
A vice-governadora do Estado, Izolda Cela, recebeu na tarde desta terça-feira (13), no Gabinete da Vice-Governadoria, Palácio Iracema, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, para uma troca de experiências na área da educação. O secretário do Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, e a vice-cônsul de Portugal em Fortaleza, Ana Cristina Pedroso, também participaram do encontro. 
"O Brasil ainda apresenta muitos desafios na área da educação, a comparação internacional mostra isso. No Ceará, ainda não atingimos o ideal, mas temos um ritmo rigoroso em busca de transformação. Quando fui secretária da Educação, o maior problema evidenciado era o alto índice de analfabetismo. Foi uma grande convocação para enfrentar essa questão, que condena todo o processo escolar. Implantamos o Programa de Alfabetização na Idade Certa e, com o tempo, apresentamos uma evolução importante, uma mudança de patamar. Temos todo um trabalho de envolvimento que nos dá esperança para termos jovens chegando ao Ensino Médio e, depois, nas universidades", disse Izolda Cela.

WEB_TS5409.jpg
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, demonstrou interesse no estreitamento de relações com o Brasil. "Nossa visita, em primeiro lugar, é um agradecimento por apoiar a comunidade portuguesa. Queríamos também transmitir nossa vontade, assim como o de outros governos federais, em conferir possibilidade de investimentos em Fortaleza. Temos uma experiência muito interessante que apresentou uma queda significativa do insucesso escolar. Necessitou de visita a escolas, uso de novas tecnologias como quadros interativos. Então, estamos dispostos a fazer visitas por aqui também, junto com nossos empresários, o secretário da Educação e Ciência, para estreitarmos esses laços".
O secretário do Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, destacou o atual momento da política e economia cearense, que tem possibilitado atraído a visibilidade de investidores internacional. "O Estado vive um momento único, por mais que a gente enxergue o Brasil numa situação política complicada. Temos feito um trabalho na educação que é referência, é o estado com a melhor situação fiscal do país, que mais tem investido e também o primeiro em transparência. Isso coloca o Ceará numa boa posição intencionalmente. Há algum tempo o governador assinou o Memorando de Entendimento com o Porto de Roterdã, temos o maior investimento privado do Nordeste por parte dos coreanos na Companhia Siderúrgica do Pecém. Queremos Portugal como parceiro nessa rede, até pela relação tão próxima e próspera que temos".
A visita foi em decorrência que, no dia 10 de junho, é celebrado o “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, com cerimônias oficiais em diversas cidades do Brasil. 
Do Núcleo de Comunicação Social do Governo do Estado do Ceará, Thiago Sampaio. Repórter/Célula de Reportagem, 14/06/2017 - Fotos: Tiago Stille

Nenhum comentário:

Postar um comentário