segunda-feira, 31 de julho de 2017

Educação - Sobral

Inaugurado o Colégio Maria Dias Ibiapina na Cohab III
O prefeito Ivo Gomes, a vice-governadora Izolda Cela e o secretário da Educação, Herbert Lima, inauguraram, na noite de sexta-feira (28), o Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina, na Cohab III. Este foi o 4° equipamento vinculado à Rede Pública de Educação, entregue pelo prefeito Ivo Gomes, só neste mês, à população sobralense, que também recebeu um Centro de Educação Infantil na Cohab II, um ginásio poliesportivo, no Sinhá Saboia, e um outro Colégio de Tempo Integral, no distrito de Caracará.
 
"Queremos que a educação das nossas crianças seja cada vez mais uma educação de excelência. Para isso precisamos nos desafiar. Além disto, há a necessidade de a escola assumir a responsabilidade com a formação integral das nossas crianças, pois o mundo precisa cada vez mais de pessoas que sejam capazes de dialogar, de respeitar os outros, de serem solidárias, de conviver bem em sociedade", afirmou a vice-governadora Izolda Cela. 

Para o prefeito Ivo Gomes, "inaugurar uma escola é sempre motivo de grande alegria. Mais difícil que construir o prédio é manter o ritmo da educação pública de Sobral, que ostenta os melhores indicadores de educação do Brasil. É muita coisa chegar onde chegamos, mas Sobral almeja agora subir nos padrões internacionais de educação. A escola de tempo integral vai olhar para os seus alunos não só do ponto de vista dos conhecimentos, mas também das competências socioemocionais. Tratar o coração, a mente e o comportamento dos nossos jovens para construirmos de forma sustentável uma sociedade mais pacífica".
 
Segundo o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, "esse é o 4° Colégio de Tempo Integral em Sobral, mas com uma característica especial.  Identificamos uma demanda de estudantes do Nova Caiçara que se deslocavam diariamente para outras 26 escolas em vários bairros. 
Para aumentar a qualidade no atendimento e a segurança dessas crianças, essa escola inicia, no dia 1° de agosto, atendendo a essas crianças e adolescentes mais perto de casa, desde o berçário até o Ensino Fundamental II".
O novo colégio sobralense atenderá, inicialmente, a 1.199 crianças e adolescentes, do berçário ao Ensino Fundamental II, moradores da Cohab III e do Residencial Nova Caiçara, além de outros territórios vizinhos. Com a conclusão de mais um Colégio de Tempo Integral no Nova Caiçara até o fim do ano, a partir de 2018, o Colégio Maria Dias Ibiapina atenderá a um número menor de alunos, estudando em dois turnos.

Maria Dias Ibiapina 
Nasceu em Sobral em 19 de setembro de 1922, filha de Antônio Felix Ibiapina e Filomena Dias Ibiapina. Foi professora e escritora, tendo lecionado nos Colégios Patronato, Santana, Dom José, entre outros. Em 1983, ingressou na Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL). Recebeu diversos comendas e homenagens no Município, entre elas, a Comenda Educadora Notável pela Câmara Municipal. Faleceu em 2005. 
Da Coordenadoria de Comunicação e Tecnologia da Informação, Secretaria da Educação de Sobral, 31/07/2017

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário