segunda-feira, 31 de julho de 2017

Solidariedade

Hospital Regional Norte mobiliza mães para doação de leite materno em Sobral
O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, da rede pública do Governo do Ceará, inicia nesta terça-feira, dia 1º, atividades em comemoração ao ‘Agosto Dourado’, mês dedicado ao incentivo à amamentação. Até o dia 4 serão desenvolvidos trabalhos educativos e orientações em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno. Paralelamente, de 1º a 31 de agosto, o Banco de Leite Humano do HRN também realizará ações da campanha ‘Amamente Você também’. A atuação será feita no complexo do Centro de Atenção à Saúde Reprodutiva da Mulher do HRN e em áreas externas da cidade de Sobral. 
“É um mês no qual a sociedade, todos os serviços públicos, devem fazer ações em referência a esse tema. Como já existe a comemoração da semana mundial do aleitamento, estamos estendendo as ações no Banco de Leite Humano do HRN. Em vez de ser apenas uma semana, as ações vão acontecer durante todo o mês de agosto”, destaca a coordenadora do BLH, Samara Andrade. 
WEB_TS9967.jpg
O leite doado para pasteurização no Hospital Regional Norte faz a diferença na vida muitos bebês. A dona de casa Antônia Diana Amorim, de 31 anos, do município de Massapê, é mãe das gêmeas Taiane e Taiene, que nasceram com prematuridade extrema, no último dia 12. Taiane está internada na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e recebe o leite doado de outras mães. Já a Taiene está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI Neonatal). Ela é amamentada com o próprio leite da mãe, mas na primeira semana de vida precisou receber o leite materno pasteurizado. “Me sinto feliz em saber que as minhas filhas recebem esse alimento. Só tenho a agradecer e reforçar a importância que essa atitude tem na vida de muitos recém-nascidos”, fala Antônia Diana. 
A jovem mãe de iniciais M.J.S, de 17 anos, da cidade de Crateús, é uma outra mãe doadora. Ela acompanha o filho Pedro Victor da Silva, que se encontra internado na UCI após nascer prematuro. A jovem possui excedente do alimento, por isso, recebeu o convite para doação. “Doar é um ato de nobreza. É muito importante para os bebês que precisam. Lá na frente a gente pode ser recompensada da mesma forma por esse gesto de amor”, afirma. 
banner_agosto_dourado_hias_hrn2_2017.png
Este ano, entre janeiro e junho, o Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte realizou 4.035 atendimentos. Destes, 138 foram de mães que doaram excedente de leite para pasteurização. O volume de leite humano doado foi de 38,5, beneficiando 338 recém-nascidos. Para doar leite materno, basta estar amamentando e apresentar excesso de leite; estar saudável; não fumar; não usar álcool ou drogas; não usar medicamentos que impeçam a doação; apresentar cartão do pré-natal e documento oficial com foto.

Serviço:
Campanha Agosto Dourado
Data: de 1º a 31 de agosto
Horário: de 7 às 18 horas
Local: Hospital Regional Norte - Entrada pelo Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher, na Avenida John Sanford, 1.505, Bairro Junco, Sobral. 
Da Assessoria de Imprensa do HRN, Thiago Conrado. Fotos: Divulgação/Hospital, 31/07/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário