sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Meteorologia - Chuvas no Ceará

Chove em 123 municípios do Ceará; Fortaleza tem relâmpagos na madrugada

 
Aspecto de uma rua na periferia de Fortaleza (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)
Chuvas atingiram 123 municípios do Ceará nas últimas 24 horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Na Capital, houve registro de muita chuva e relâmpagos nas primeiras horas desta sexta-feira, 18. Houve altos índices de precipitação em várias regiões do Estado, mas as maiores marcas foram registradas no Maciço do Baturité e no Sertão Central e Inhamuns. A Região Metropolitana de Fortaleza também aparece com altos índices.
Itapiúna, localizada no Maciço de Baturité, chegou a maior marca, com 80 milímetros (mm). Também pertencente à região, o município de Aracoiaba registrou 70 mm. Ainda choveu com um pouco menos de intensidade em outras cidades da região, como Ocara (48 mm), Redenção (36 mm) e Guaramiranga (26 mm).
 
O Mapa acima mostra municípios do Ceará que registraram chuva entre às 7 horas dessa quinta-feira e o mesmo horário desta sexta-feira. (Foto: Reprodução/Funceme)
Já no Sertão Central e Inhamuns, dois municípios ficaram entre os dez do Estado com precipitações mais intensas. São eles, Quixadá, que atingiu a marca de 64 mm e  Quixeramobim, que registrou 63 mm. A região é historicamente conhecida como uma das mais secas do Estado e vem recebendo índices pluviométricos consideráveis nos últimos dias.
Em relação à Fortaleza e Região Metropolitana, foi registrado muita chuva nos municípios de Horizonte (70 mm) e Eusébio (60 mm). Na capital, a chuva contou com relâmpagos e trovões, com 35 mm de precipitação.
Previsão
Para esta sexta-feira, 18, está previsto céu nublado com chuva no centro-norte do Estado. Nas demais regiões, a Funceme prevê que haja nebulosidade variável com eventos de chuva.
Na manhã desta sexta-feira, 18, foi divulgado pela Funceme o prognóstico para a quadra chuvosa de 2019, com previsão de chuvas em torno da média histórica.

As 10 maiores chuvas por posto no dia de hoje foi a seguinte;
Itapiúna: 80.0 mm; Horizonte: 74.0 mm; General Sampaio: 71.0 mm; Aracoiaba: 70.0 mm; Iracema: 66.0 mm; Quixadá: 64.0 mm; Quixeramobim: 63.0 mm; Banabuiú: 62.0 mm; Beberibe (Posto: Uruaú Carrapicho): 62.0 mm eEusébio: 60.0 mm. 
Copyright by O Povo Online, em 18/01/2019 às 11h30
Uma Campanha do:

Nenhum comentário:

Postar um comentário