terça-feira, 19 de março de 2019

Dia de São José

Salve São José, patrono da Família, Padroeiro do Ceará
 São José trabalhador
São José é o patrono Universal da Igreja Universal, dos carpinteiros, dos artesãos, dos pais e da justiça social. Para nós católicos, é também o padroeiro da boa morte, uma vez que, muito provavelmente, teve a seu lado no momento derradeiro, Nosso Senhor e a Virgem Maria. Para Santa Teresa D'Ávila - doutora e grande mística da igreja - ele deveria ser ainda o protetor de todos os monges e freiras, devido ao seu belo exemplo de vida. Nada mais justo para o homem santo, que amou a Deus como se fosse seu próprio filho.
Hoje, o nosso blog se resume ao homenagear reverencialmente a São José e seus devotos, com históricos e orações. Dia 19 de março, Salve são José, Patrono da Família,  Padroeiro do Ceará!
Algo sobre a História de São José – A Paternidade
 
Na Bíblia, São José é citado com todas as atribuições de bondade, mas principalmente por ser um homem muito justo, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. Ele aparece principalmente nos episódios da infância de Jesus Cristo.
Apesar de ter sido um excelente pai, o que lhe fez jus também o título de “Tutor de Nosso Senhor”, a notícia de que sua esposa geraria um filho que não era seu, não foi fácil de ser aceita em um primeiro momento. Ele inclusive pensou em abandona-la para que ela não tivesse que arcar com a pena de morte por apedrejamento que poderia ser imposta a ela.
Mas um sonho que José teve com um anjo, que lhe contou a origem da criança: "Maria ficará grávida devido a ação do Espírito Santo e a criança será Jesus Nazareno, "O Messias" o Filho de Deus Salvador do Mundo", José declinou de deixar Maria e aceitou criar Seu filho e também a aceitou novamente como sua esposa.
São José dedicou toda sua vida para cuidar de Jesus e Maria. Viveu do trabalho como carpinteiro e sustentou sua família com muita dignidade e exemplo. José era um judeu religioso praticante. Todos os indícios levam a crer que José faleceu antes de Jesus começar sua vida pública. Caso contrário, ele certamente teria sido mencionado pelos evangelistas, como o foi Maria.
Obviamente Jesus é o Filho de Deus e isso influi em sua personalidade. Porém, do ponto de vista humano, veremos que Ele foi um menino e um homem que teve um pai presente, piedoso e influente. Alguém que lhe ensinou o caminho da justiça, da verdade, do amor e do conhecimento da Palavra de Deus. E por esses motivos que São José é um dos maiores santos de todos os tempos. Pesquisa do Blog do Herculano Costa, em 19/03/2019
Oração a São José Operário, para causas impossíveis
 
“A vós, São José, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa santíssima esposa e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à virgem imaculada, mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que Jesus Cristo conquistou com seu sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.
Protegei, ó guarda providente da sagrada família, o povo eleito de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, o erro e o vício que aflige o mundo. Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do menino Jesus, defendei também agora a santa igreja de Deus, conta as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém. São José, rogai por nós.”
Oração a São José para fazer um pedido especial
 
Reze esta oração a São José para que ele ajude a realizar esse pedido que mais inquieta o seu coração,
algo que muito deseja ou de que muito precisa na sua vida.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Glorioso São José, vós que de Deus Eterno recebestes
o especial privilégio de nos defender dos espíritos do mal na hora da nossa morte,
humildemente Vos suplico, sede atento à prece que Vos dirijo,
confiando em Vossos méritos de esposo da Santíssima Virgem Maria,
Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Suplico-Vos, bem aventurado São José,
pelos Vossos merecimentos, obter do Altíssimo que me seja concedida saúde,
a mim e a todos os meus.
Bem sei que por Vosso intermédio,
os Vossos devotos alcançaram de Nosso Senhor Jesus Cristo
as graças que Vos são solicitadas.

Sois o padroeiro de todos os que trabalham
e ganham honestamente o seu pão de cada dia.
Sois o protetor das criaturas honestas, desambiciosas, pacíficas.
Sois o guia dos moribundos
e o seu defensor contra as ciladas dos demónios na hora da morte.

Por todos os vossos méritos e graças especiais,
de que gozais junto a Nosso Senhor Jesus Cristo,
rogo-Vos Castíssimo Esposo de Maria,
obter da misericórdia Divina o favor que,
pela Vossa intercessão, apresento aos pés de Deus.

(Fazer o pedido)

Bem aventurado São José,
sois o nosso auxiliar e nosso protetor,
quando nas tribulações invocamos o Vosso nome.
Sede, pois o propicio à minha prece.
Senhor Deus Eterno, Justo e Misericordioso,
que estabelecestes São José guardião de Vossa família,
aqui na Terra, concedei-nos que, pela interseção sua,
sejamos agraciados com o favor que vos rogamos,
nós que somos devotos do Vosso Glorioso Santo,
esposo da Virgem Maria.

São José, Luz dos patriarcas, orai por nós.
São José defensor de Jesus, orai por nós.
São José, espelho da paciência, rogai por nós.
São José esperança dos enfermos, orai por nós.
São José, patrono dos moribundos, orai por nós.

Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário