segunda-feira, 29 de abril de 2013

SEMIFINAIS DO CAMPEONATO CEARENSE

Mesmo em desvantagem na semifinal, Guarany pode passar com 2 empates. Fortaleza não

Guarany/S e Fortaleza chegam às semifinais do Campeonato Cearense em desvantagem em relação a Icasa e Ceará, respectivamente. Donos de campanhas inferiores na fase anterior, as equipe veem seus adversários chegarem à essa fase com vantagem no regulamento.

                                         
                                          Guarany pode passar até com 2 empates
No entanto, o Cacique do Vale pode até conseguir uma classificação à final com 2 empates, enquanto o fato torna-se impossível para o Tricolor de Aço. Isto porque, segundo o regulamento, por Guarany e Icasa serem de cidades diferentes, vale como critério de desempate o gol marcado fora de casa.


Assim, caso empatem em pontos e no saldo de gols após 2 partidas, passará de fase quem tiver marcado mais gols na casa do adversário. Desta forma, caso empate em casa em 0 x 0 em casa, o Bugre passaria de fase com um empate com gols em Juazeiro do Norte.
Caso o critério de gols fora também não decida um classificado, o Icasa leva vantagem por ter melhor campanha na 2ª fase (3º critério de desempate).
                                              Fortaleza precisa vencer
No caso dos rivais da Capital, não vale o critério de gols como visitante. Assim, para eliminar o Ceará, o Fortaleza necessariamente precisa de pelo menos uma vitória.
Em caso de dois empates, ou uma vitória para cada lado com saldo de gols semelhante (por exemplo 1×0 e 1×2), o Ceará avança por ter melhor campanha.
Critério beneficiou alvinegros em 2012
Foi este mesmo critério que serviu para, em 2012, fazer do Ceará campeão. Na decisão contra o Fortaleza, houve empate sem gols na 1ª partida (mando do Fortaleza), e empate em 1 a 1 no jogo de volta (mando do Ceará). Com melhor campanha, o Alvinegro sagrou-se bicampeão estadual.

                          Equipe do Ceará campeã cearense de 2012 (Foto: Walesca Santiago)

Veja o que diz o regulamento
Art. 15 – Na fase semifinal, as Entidades de Prática se enfrentam, em jogos de ida e volta, com mando de campo da segunda partida da Entidade de Prática com melhor campanha na Segunda fase.
§ 1º – Os jogos das semifinais acontecerão de acordo com a seguinte chave: 1º Colocado da 
Segunda Fase x 4º Colocado da Segunda Fase; e, 2º Colocado da Segunda Fase x 3º Colocado da Segunda Fase.
§ 2º – Em caso de empate em pontos ganhos entre as duas Entidades de Prática na fase semifinal, o desempate para efeito de classificação, será efetuado observando os seguintes critérios abaixo:
I.     Melhor saldo de gols nas duas partidas da fase semifinal;
II. Maior número de gols marcados sem o mando de campo na Fase Semifinal (critério usado apenas em caso de entidades de prática de diferentes cidades);
III. Melhor campanha na Segunda Fase.         
                                                                                                                                                (Por Marcelo Bloc - Adaptação do blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário