segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Alerta geral

Incêndio de sábado no centro comercial de Sobral acende alerta vermelho às autoridades de segurança local

(Foto: Jéssyca Rodrigues/DN)
Um incêndio acontecido no início da noite de sábado no centro de Sobral causou pavor a comerciantes da área afetada e comoção à população adjacente e em geral. Uma loja de materiais inflamáveis, a Mucambo Plásticos, localizada na Avenida Cel. Diogo Gomes, em frente ao bloco do Mercado da Fruta no Mercado Central, pegou fogo, aproximadamente, a partir das 21 horas. O Corpo de Bombeiros foi chamado às pressas ao local para debelar as chamas, mas apesar da rápida chegada e intervenção dos soldados da Brigada do Fogo, o incêndio durou até às 22 horas. e atingiu parte da estrutura de um prédio vizinho. A loja de plástico teve perda total e sua estrutura não resistiu e caiu, comprometendo parte da estrutura de prédios anexos – um outro comercio à direita e uma farmácia à esquerda, esta, na esquina com a rua Domingos Olímpio. 
Dado à natureza dos materiais dos comércios da área, o temor dos comerciantes e da população era de que o sinistro tomasse proporções ainda maiores, ou, por alguma razão (faíscas, por exemplo) atingisse a área do shopping popular, onde tudo é muito vulnerável a fogo. Felizmente, o perigo foi afastado a tempo. Não houve vítimas. Só prejuízos materiais, de certa monta, a lamentar. Debelado o ímpeto das chamas, o trabalho dos Bombeiros continuou no local, para evitar mais prejuízos no entorno. A cidade que já vivia apreensiva sobre esses riscos na área do Mercado Central, agora, está cada vez mais em alerta. O segundo piso do Pavilhão Central do Mercado, onde lojas de roupa (com suas instalações elétricas precárias) se confundem com restaurantes (em que o acende/apaga de fogões a gás) constitui-se perigo iminente de novos incêndios. Ali, a provisão de hidrantes é precária e os recursos hídricos desses equipamentos podem não se apresentarem disponíveis na hora de uma necessidade, por causa da escassez d´água que hora a cidade experimenta. Daí, convir que as autoridades de segurança da cidade, neste sentido, intensifiquem as medidas de prevenção/precaução, não só ali, como em outras áreas de risco na cidade, para que não venhamos lamentar tragédias de maiores proporções.
Sobre o incêndio de sábado, a Perícia Forense faz análise sobre as possíveis causas e dará a conhecer os resultados a quem interessar possa, no prazo regulamentar. Enquanto isso, a especulação principal sobre a causa o incêndio, recai sobre um curto circuito nas instalações elétricas da loja sinistrada.
Por Herculano Costa, 29/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário