quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Sucessão presidencial no Ceará

Dilma obteve preferência de 7 entre cada 10 cearenses, em 173 municípios
 
A presidente reeleita, Dilma Rousseff (PT), obteve a preferência de 7 entre cada 10 eleitores, em 173 dos 184 municípios cearenses. Também, o Ceará foi o terceiro Estado onde a petista obteve melhor desempenho nas urnas, ficando atrás, pela ordem, apenas do Piauí (78,30%) e do Maranhão (78,76%) com a maior vantagem.
De acordo com os dados divulgados pelo TRE-CE, a disputa foi mais apertada em apenas dois municípios (Parambu e Morrinhos); em outros seis Dilma venceu com mais de 90% dos votos sobre o tucano Aécio Neves.
Diassis Diniz, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, avalia que a vitória expressiva de Dilma no Estado encontra resposta no que ele chamou de “política presente em todo o estado.
“Temos a presença dela em grandes investimentos para o Ceará: tivemos entrega do kit de máquinas, obras do cinturão das águas, siderúrgica, metrô, VLT, hospitais regionais, ou seja, em todos os momentos para dar apoio ela esteve presente. Essas política atinge os âmbitos mais interessados”, ressaltou Diassis.

Fortaleza
Na Capital do Estado, em apenas uma zona eleitoral o candidato Aécio Neves (PSDB) ficou à frente de Dilma, apesar da diferença entre eles ter sido de pouco mais de 2 mil votos. Aécio foi líder nos bairros mais ricos da cidade, entre eles Aldeota, Praia de Iracema e Meireles.
Essa situação também foi avaliada pelo presidente estadual do PT: “Fortaleza foi muito polarizada. Neste 2º turno, houve um crescimento do Aécio. Os votos de Marina que poderiam ter se deslocado para Dilma, foram para ele; é um público específico que pede mudanças, que busca alternativa ao PT, que tinham em pauta tirar o PT do poder”, avalia o presidente do partido no Ceará sobre o desempenho dela nestes bairros.
Aécio Neves saiu de Fortaleza com o terceiro pior resultado de todas as capitais do País, ficando atrás apenas de São Luiz (70% Dilma e 30% Aécio) e Teresina (72% Dilma 28% Aécio).

No interior
No município de Aracati, no Litoral Leste do Ceará, na 8ª Zona Eleitoral, seção 278, que funcionou no Salão Comunitário Rosa de Souza do Nascimento (Bairro Timbaúba), uma curiosidade no placar: Dilma 61 e Aécio, 1; Camilo, 61 e Eunício, 0; Nulos, 0, e Brancos, 2.
Do blog, com dados do TER-CE, 29/10/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário