segunda-feira, 31 de março de 2014

CHUVAS NO CEARÁ

Fortaleza registra a maior chuva do ano no Ceará: 169 milímetros 
Pela primeira vez em 2014, a Zona de Convergência Intertropical atuou de forma regular em todo o Ceará. O resultado foi o registro de precipitações em 161 dos 184 municípios do Estado, entre o domingo, 30 de março, e a segunda-feira, 31. De acordo com os números da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, a cidade com chuva mais intensa foi Fortaleza, com 169 mm, sendo a maior precipitação do ano na Capital. Também choveu forte em Caririaçu (111 mm), Milhã (110 mm) e Pedra Branca (110 mm).
Segundo a meteorologista Meiry Sakamoto, a previsão é de que a Zona de Convergência permaneça atuando favorável até a quarta-feira, 2 de abril, e após isso as chuvas devem perder intensidade. “Chuvas mais intensas em algumas regiões e noutras não, assim como três ou quatro dias chuvosos seguidos de períodos sem chuva são características nossas. Isso é a irregularidade das precipitações, que se acentua em anos em que as chuvas estão abaixo da média histórica”.
Prognóstico 
Ela representou a Funceme na reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, realizada na manhã desta segunda-feira, no Quartel do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza. Na ocasião, Sakamoto apresentou a previsão climática para os próximos três meses. “Este é o terceiro prognóstico que emitimos em 2014, e agora apontamos para um período diferente: abril, maio e junho. Há uma maior probabilidade de termos um acumulado de chuvas abaixo da média histórica em uma área da Região Central até o Sul do Estado. Na parte Norte, que inclui a faixa litorânea e a Região da Ibiapaba, a tendência é de maior chance de chover em torno da média”, explicou.

A meteorologista informou ainda que, em números parciais, o Ceará está com déficit de chuvas em 2014. “Em janeiro, choveu 52% abaixo da média no Estado e em fevereiro, as precipitações foram 26% inferiores à média do mês. Março ainda não terminou e estamos computando os dados dos últimos dias, mas, até o dia 26, as chuvas estavam 40% abaixo da média. O evento de chuva intensa registrada hoje vai melhorar esse número, mas, certamente, o mês ficará negativo”.
Assessoria de Comunicação da Funceme - Guto Castro Neto, 31.03.2014, às 14h30

SEGURANÇA PÚBLICA DE SOBRAL EM PAUTA

Prefeito de Sobral recebe em seu gabinete Cúpula da Segurança Pública do Estado de Ceará
Prefeito de Sobral, Veveu Arruda, reúne, nesta segunda-feira (31/03), em seu gabinete, a cúpula da Segurança Pública do Estado do Ceará. Participam da reunião, o Secretário de Segurança, Servilho Paiva, o Secretário-adjunto de Segurança Pública, o Delegado Geral da Polícia Civil, o Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, o Comandante Geral da Polícia do Interior e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, que ali se encontrarão com Juízes e Promotores criminais de Sobral, além do Comandante do 3º BPM e dos Delegados Regional e Municipal, todos no sentido de apresentar propostas de busca soluções para os problemas de segurança pública da cidade de Sobral e Região Norte do Estado do Ceará.
Com informes da PMS

PLENÁRIO DO SENADO, AGORA

Começa sessão que relembrará os 50 anos do golpe
 
Teve início há pouco a sessão especial do Senado que lembrará os 50 anos do golpe de 1964. O pedido para a sessão foi feito pelo senador João Capiberibe (PSB-AP), ele próprio vítima dos anos de chumbo. Segundo o senador, é preciso que os fatos acontecidos há meio século sejam lembrados e repudiados, “para que os jovens nascidos na democracia conheçam a história do seu país e contribuam para o aperfeiçoamento dela”. Para ele, a ditadura de 1964/1985 deixou marcas que persistem até hoje:
– A ditadura deixou consequências que duram até o presente. É preciso informar o que aconteceu. É importante que a sociedade saiba, porque a ditadura deixou consequências que duram até hoje. Por exemplo, o caso do desaparecimento do pedreiro Amarildo e de milhares de outros. As execuções sumárias feitas pelos policiais. É uma consequência da ditadura. Aqueles que lá atrás sequestraram e assassinaram brasileiros não foram punidos. Eles estão aí.
Os 21 anos de poder militar, iniciados em 31 de março de 1964, foram marcados por violência, cassação de direitos políticos, censura, repressão e suspensão das eleições diretas para presidente da República e governadores de estado. O golpe, que não foi apenas militar, mas tramado também por setores da sociedade civil, começou a ser desenhado em 1961, com a instabilidade decorrente da renúncia do presidente Jânio Quadros.
Havia nos setores mais conservadores da sociedade, incluindo uma parcela dos militares, o temor de que a posse do então vice-presidente João Goulart empurrasse o Brasil rumo ao socialismo. Uma saída para o impasse político foi a implantação do parlamentarismo, entre 1961 e 1962. O regime presidencialista foi retomado em 1963, após um plebiscito.
À frente do país, João Goulart defendia as chamadas reformas de base – isto é, mudanças profundas nas legislações bancária, fiscal, urbana, eleitoral, agrária e educacional – e o direito de voto para os analfabetos e militares de patentes inferiores.
Em 13 de março de 1964, em comício no centro do Rio de Janeiro, diante de cerca de 150 mil pessoas, Jango defendeu com ênfase as reformas e fez críticas duras aos opositores que, segundo ele, estavam contra o povo. Em resposta, os conservadores promoveram no dia 19 de março a Marcha da Família com Deus pela Liberdade. As estimativas variam, mas calcula-se que aproximadamente 500 mil pessoas tomaram as ruas de São Paulo para bradar contra "a ameaça comunista".
A partir daí a tensão política somente se agravou, até o dia 31 de março, quando o general Olímpio Mourão Filho iniciou a movimentação de tropas de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro. Começava o golpe.
No dia seguinte, em Brasília, em uma sessão tensa, o Congresso discutiu a deposição do presidente constitucional. A luta entre golpistas e janguistas, entrou pela madrugada e terminou com a chancela do Legislativo à ruptura democrática: o presidente do Congresso, Auro de Moura Andrade, declarou vaga a Presidência da República, com o argumento de que João Goulart havia deixado o Brasil. Jango, no entanto, estava no Rio Grande do Sul.
O presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, assumiu a Presidência, à espera do primeiro general-presidente. Em 9 de abril, uma junta formada pelos chefes militares baixou o primeiro dos atos institucionais – instrumentos que davam aparência legal ao regime ditatorial – suspendendo por dez anos os direitos políticos dos opositores e instituindo eleição indireta para presidente da República. Ainda em abril, o marechal Castello Branco foi empossado presidente. Tinha início o maior período de supressão de liberdades políticas da história moderna do Brasil.
Da Agência Senado - Plenário - Sessão especial - 50 anos do golpe de 1964 - 31/03/2014 - 11h31

PUBLICIDADE

Programe-se: Dia 12 de Abril, no Coqueiros
Quer se divertir? O seu lugar é aqui! Quer se emocionar? Então, venha pra cá!
Sunset Produções

EMPREENDEDORISMO

Semana Nacional do Microempreendedor Individual em Sobral
Sobral recebe, entre os dias 31 de março e 04 de abril, a 6ª edição da Semana Nacional do Microempreendedor Individual. Promovido pelo Sebrae, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico – STDE. A programação contará com palestras de capacitação, que serão oferecidas gratuitamente.
A Semana do Microempreendedor Individual realizada anualmente, em todo o país, visa incentivar a formalização de novos negócios dentro das atividades enquadradas dentro do MEI e capacitar os profissionais já formalizados, especialmente em gestão e administração.

PROGRAMAÇÃO:
31 de Março (segunda-feira)
19h – Palestra sobre o Microempreendedor Individual
Local: Centro de Convenções

03 de Abril (quinta-feira)
09h – Oficina SEI Planejar
14h – Oficina SEI Controlar meu dinheiro
Local: Sebrae Sobral

04 de Abril (sexta-feira)
09h – Oficina SEI Vender
14h – Oficina SEI Comprar
Local: Sebrae Sobral
De Fábio Frota da STDE, por E-mail, para o blog

DITADURA - 50 ANOS DO GOLPE MILITAR

31 de março: militares consumam golpe contra Jango e a democracia 
Tanques do Exército ocupam as ruas do Rio de Janeiro no golpe de 1964, iniciando o mais longo período de exceção do país (Foto: Arquivo Nacional)
Tanques nas ruas, população dividida e um presidente da República acuado e sem apoio. Nesse cenário, há 50 anos, se iniciava no Brasil o mais longo e duro período de ditadura do país, que perduraria 21 anos. Nas primeiras horas do dia 31 de março de 1964, tropas comandadas pelo general Olímpio Mourão partiram de Juiz de Fora (MG) em direção ao Rio de Janeiro consumando um golpe há muito tempo planejado pelas forças militares.
Isolado, o então presidente da República João Goulart, conhecido como Jango, pouco pôde fazer para evitar o golpe. Com a economia do país em crise e sem forças para promover as reformas de base, principal bandeira de seu governo, ele deixa Brasília rumo ao Rio Grande do Sul no dia 1º de abril.
Alguns dias depois, e dando o golpe como irreversível, o presidente parte com a família rumo ao Uruguai em um carro preto, escoltado por militares que ainda mantinham lealdade à Constituição. Jango morre na Argentina 12 anos depois. Inicialmente apontada como infarto, a causa da morte de João Goulart é investigada até hoje. 

Para o doutor em história e professor da Universidade de Brasília (UnB) Antônio Barbosa, os militares já haviam orquestrado uma espécie de golpe contra a democracia brasileira três anos antes. Com a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, os militares atuaram para impedir a posse do vice, Jango, e o Congresso Nacional aprovou a mudança de sistema de governo, que passou do presidencialismo para o parlamentarismo, no qual o presidente da República não detém a chefia de governo.
“[Os militares] permitiram que João Goulart chegasse ao poder [em 1961], mas tiraram os poderes dele. Por isso, do dia 7 de setembro de 1961 até janeiro de 1963, quando houve o plebiscito e o não [ao parlamentarismo] venceu, Jango teve os poderes limitados”, relembra.
Depois das eleições gerais de 1962, cujos resultados foram influenciados pela injeção de recursos norte-americanos que buscava eleger parlamentares favoráveis aos interesses daquele país e ainda influenciar os meios de comunicação em favor das teses conservadoras, Jango fica isolado, sem conseguir levar adiante as reformas de base.
“Você não imagina o que foi o país naquele período, a partir de 1963, depois que os eleitos tomaram posse no Congresso Nacional, até 31 de março de 1964. Foram coisas que os jovens de hoje nem conseguiriam imaginar”, conta Barbosa.
“Nos últimos dois meses que antecederam o 31 de março, era muito comum no país inteiro as aulas serem interrompidas, especialmente nas escolas públicas, para as professoras levarem os alunos para rezar o terço. A cada conjunto de dez Ave-Marias, se fazia uma exortação, que naquela época era 'Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, livrai-nos do comunismo, Amém'. Era esse o ambiente, o clima.”
O temor dos militares de que o comunismo aflorasse no Brasil foi uma das justificativas para o golpe. No entanto, para o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Paulo Ribeiro da Cunha, o golpe foi sendo construído ao longo dos anos pelos comandantes das Forças Armadas. “Em 1954, já foi uma tentativa, um preâmbulo, abortado, principalmente, pelo suicídio de Getúlio Vargas. Mas, em seguida, tivemos várias tentativas de golpe”, explica. A tese é reforçada por Antônio Barbosa: “Jango era um homem de centro-esquerda, não era comunista, não era socialista”.
Dois momentos foram cruciais para fortalecer a linha golpista das Forças Armadas e precipitar a derrubada da democracia: o comício de Jango na Central do Brasil, na sexta-feira 13 de março de 1964, com o palanque montado em frente ao Ministério da Guerra. Na ocasião, João Goulart fez um discurso duro em defesa do mandato e das reformas de base, o que soou como uma afronta aos militares. Uma semana depois, a resposta da direita veio com a Marcha da Família com Deus pela Liberdade.

Para Antônio Barbosa, havia dois projetos em luta, um para reformar o capitalismo brasileiro e outro para modernizá-lo pela via autoritária Elza Fiuza/Agência Brasil
“Os militares se sentiram apoiados. Mais de 500 mil pessoas foram às ruas em São Paulo. Isso há 50 anos, sem internet e redes sociais. E ali sim, se radicaliza, e os líderes, que há muito tempo preparavam um golpe, perceberam que era o momento”, analisa Barbosa.
“O curioso é que foi em nome da democracia que se suprimiu a democracia no país”, ressalta o coordenador do Curso de Especialização em Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Pio Penna.
Segundo Antonio Barbosa, ninguém se levantou para defender João Goulart. “Foi uma revolução absolutamente sem sangue e sem tiro. O país completamente mobilizado, ideologicamente falando. Mas não podemos esquecer que o Brasil era um país de população com mais de 75% de analfabetos e mais de 95% de religiosos que seguiam a Igreja Católica. E a igreja, naquele momento, estava completamente imbuída da luta anticomunista. Padres, no país inteiro - por dez anos eu vi isso - procurando alertar as pessoas de que o comunismo estava chegando.”
O golpe definiu a vitória da opção conservadora em um país que se desenvolvera ao longo do século 20, mas não havia modernizado suas relações sociais.
“Diria que, no Brasil, no início dos anos 1960, havia dois projetos em luta: um reformista, capitaneado por Goulart, que queria, na minha opinião, oferecer uma face mais humana para o capitalismo brasileiro. De outro, um projeto de modernização do capitalismo brasileiro, inserindo-o em escala global, pela via politicamente autoritária. E quem venceu foi esse grupo. Então, o regime de 1964 começa sem enganar ninguém: é um regime de exceção”, lembra Barbosa.
Ao longo de 21 anos, cinco generais se sucedem no comando do país, no que ficou conhecido como “anos de chumbo”. Uma geração política foi suprimida pela ditadura, milhares de pessoas foram torturadas e mortas e o país é devolvido à sociedade economicamente quebrado, vítima do endividamento acumulado no período militar.
Jango só voltaria ao Brasil morto, no dia 7 de dezembro de 1976, para ser enterrado em São Borja, sua cidade natal. É o único presidente da República que morreu no exílio. Em 1985, o colégio eleitoral elege Tancredo Neves como o primeiro presidente civil desde 1964.
De Brasília, Ivan Richard - Agência Brasil, 31/03/2014, às 08h14

METEOROLOGIA - TEMPO NO CEARÁ

Previsão Diária do Tempo
 
Previsão para o dia 31/03/2014
A instabilidade atmosférica aumenta no decorrer do dia devido à proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o norte do Nordeste brasileiro. Desta forma o ambiente atmosférico segue favorável para à ocorrência de chuvas em todas as regiões cearenses.

Previsão para o dia 01/04/2014
Predomínio de céu entre parcialmente nublado e claro com possibilidade de ocorrerem chuvas isoladas em todas as regiões cearenses em virtude da proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Previsão para o dia 02/04/2014
As regiões cearenses deverão ficar com nebulosidade variável e chuvas isoladas devido ao avanço de áreas de instabilidade atmosférica provenientes do oceano.

Análise - 30/03/2014
 
Conforme a imagem do satélite METEOSAT-10, canal visível, às 8h15 local, observa-se maior nebulosidade na região litorânea e adjacências devido à atuação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical - ZCIT (faixa de nuvens com grande desenvolvimento vertical do tipo Cumulonimbus-Cb, associada a eventos meteorológicos como chuva intensa).
Fonte: Funceme, 31/03/2014, às 08h30

anterior 28/03/2014 - 09h39

LOTERIA DA CAIXA - CONFIRA SEU JOGO

Mega-Sena acumula, e prêmio pode chegar a R$ 40 milhões na quarta-feira
 
MEGA-SENA
CONCURSO 1586
8 39 43
46 47 58
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.586 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado (29) em Porto Belo (SC).
O prêmio acumula e a previsão é de que a Mega-Sena pague R$ 40 milhões no sorteio da próxima quarta (2), segunda a Caixa Econômica Federal. Veja as dezenas: 

08 - 39 - 43 - 46 - 47 - 58

A Quina teve 150 acertadores e cada um vai levar R$ 25.052,84. Já a Quadra paga R$ 508,57 para cada um de seus 10.556 ganhadores.
Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até às 19 horas (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. Em Sobral, o apostador faz seus jogos das loterias da Caixa com muito mais conforto e comodidade na 
LOTERIA PÉ QUENTE, localizada na Praça Samuel Ponte, no centro da cidade. A aposta mínima da Mega custa R$ 2,00.

NOTÍCIAS - PRINCIPAIS DESTAQUES DE HOJE

Manchetes desta segunda-feira (31/03), dos principais jornais do país
O Povo (CE) – Exemplo de quem transforma a violência em cultura de paz

Diário do Nordeste (CE) – 13 mil armas apreendidas no Ceará em dois anos

3 – O Estado (CE) – Secessão Estadual: Aliança com Cid Gomes terá semana decisiva

4 – O Globo (RJ) – Estado terá que unir os lados rivais do Complexo da Maré

5 – Valor Econômico (RJ) – Indústria acelera compra de insumos importados

Estadão (SP) – Indústria tem pior desempenho em 4 anos e anula ganho de janeiro

7 - Folha  de São Paulo (SP) – 46% apoiam revisão da Anistia, diz Datafolha

8 – Correio Braziliense (DF) – Violência dentro das escolas do DF assusta alunos e professores

9 – Estado de Minas (MG) – Desrespeito à Lei deixa pedestre sem vez em BH

10 – Jornal do Commercio (PE) – Futebol: Felicidade alvirubra

11 - Zero Hora (RS) – Inter: Com a força e a vontade

PENSAMENTO DO SÁBIO

Para o leitor refletir hoje
Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças a Deus por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato a eles por eu ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter um trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus por tê-lo. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter o hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma a tudo. Tudo depende só de mim. 
(Charles Chaplin)

DITADURA, NUNCA MAIS

Golpe Militar de 31 de março de 1964
Uma ferida na história do Brasil

domingo, 30 de março de 2014

ECUMENISMO

Para o leitor refletir
“Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança”.

Paulo Coelho

LOTERIA DA CAIXA - CONFIRA SEU JOGO

Mega-Sena acumula, e prêmio pode chegar a R$ 40 milhões na quarta-feira
 
MEGA-SENA
CONCURSO 1586
8 39 43
46 47 58
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.586 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado (29) em Porto Belo (SC).
O prêmio acumula e a previsão é de que a Mega-Sena pague R$ 40 milhões no sorteio da próxima quarta (2), segunda a Caixa Econômica Federal. Veja as dezenas: 

08 - 39 - 43 - 46 - 47 - 58

A Quina teve 150 acertadores e cada um vai levar R$ 25.052,84. Já a Quadra paga R$ 508,57 para cada um de seus 10.556 ganhadores.
Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até às 19 horas (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. Em Sobral, o apostador faz seus jogos das loterias da Caixa com muito mais conforto e comodidade na
LOTERIA PÉ QUENTE, localizada na Praça Samuel Ponte, no centro da cidade. A aposta mínima da Mega custa R$ 2,00.
Do G1, em São Paulo - 29/03/2014 21h32 - Atualizado em 29/03/2014 21h32

METEOROLOGIA - TEMPO NO CEARÁ

Previsão Diária do Tempo
 

Previsão para o dia 30/03/2014
A proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) poderá deixar o céu com nebulosidade variável e chuva em todo o Ceará, no decorrer do dia.

Previsão para o dia 31/03/2014
A instabilidade atmosférica aumenta no decorrer do dia devido à proximidade de um ramo da ZCIT sobre o Nordeste brasileiro. Desta forma o ambiente atmosférico segue favorável para à ocorrência de chuvas em todas as regiões cearenses.

Previsão para o dia 01/04/2014
As regiões cearenses deverão ficar com nebulosidade variável e chuvas isoladas devido ao avanço de áreas de instabilidade provenientes do oceano
.
Análise - 29/03/2014
  
Conforme a imagem do satélite METEOSAT-10, canal visível, às 08h15 local, há nuvens sobre todo o Estado associadas à áreas de instabilidade atmosféricas provenientes do oceano Atlântico.
Fonte: Funceme, 30/03/2014, 08h20

NOTÍCIAS - DESTAQUES DE HOJE

Manchetes deste domingo (30/03), dos principais jornais do país
O Povo (CE) – Ditadura, 50 Anos: Uma ferida na História do Brasil 

Diário do Nordeste (CE) – Em 10 anos, economia deve manter alta no CE

3 – O Estado (CE) – Documentos americanos podem esclarecer fatos sobre o golpe de 64

4 – O Globo (RJ) – Após 15 minutos e sem resistência, forças ocupam  Complexo da Maré

5 – Valor Econômico (RJ) – Para Gabrielli, caso da Refinaria é campanha eleitoral

Estadão (SP) – PT cede em alianças para garantir controle de CPI da Petrobras

7 - Folha  de São Paulo (SP) – Direita na Venezuela quer golpe, diz Maduro

8 – Correio Braziliense (DF) – Quando a bigamia está dentro da Lei

9 – Estado de Minas (MG) – MG registra 1º caso de dengue hemorrágica do ano

10 – Jornal do Commercio (PE) – 50 anos depois do golpe militar

sábado, 29 de março de 2014

RESGATE DE MOMENTO IMPORTANTE DA HISTÓRIA DO BRASIL

Documentos americanos podem esclarecer fatos sobre o golpe de 64
 
Carta enviada pelo presidente do Senado Federal do Brasil, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao presidente do Senado dos Estados Unidos, Joe Biden, é a mais recente tentativa do Estado brasileiro de ter acesso a documentos da Central de Inteligência Americana (CIA) sobre os anos que antecederam o golpe militar de 1964. Pela Constituição americana, o vice-presidente dos Estados Unidos acumula o cargo com o exercício da função de presidente do Senado.

Na carta, Renan Calheiros se baseia no “longo histórico de relações bilaterais” entre Brasil e Estados Unidos para solicitar a liberação de documentos sigilosos relativos às violações de direitos humanos e liberdades democráticas havidas no Brasil entre os anos de 1964 e 1988. O presidente do Senado brasileiro pede ainda a Biden que colabore “no sentido de apoiar a luta pelos direitos humanos no Brasil e o resgate histórico de um período nebuloso de supressão das liberdades democráticas em nosso País”.

Calheiros diz ainda que, “a despeito do retorno à normalidade democrática no Brasil, ainda restam muitos episódios referentes ao golpe de 1964 que precisam ser esclarecidos, vítimas a serem reconhecidas e danos a serem reparados”. Para isso, ele considera essencial a colaboração das instituições norte-americanas no sentido de facilitar o acesso a dados e informações que possam ter sob seu controle a respeito desse período.

Além disso, Renan comunica ao presidente do Senado americano que uma comissão de senadores brasileiros será designada para ir aos Estados Unidos tratar do assunto pessoalmente com representantes do Congresso americano.

A carta foi motivada por um pedido direto do filho do ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe. João Vicente Goulart procurou os representantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado, após anos tentando, junto com outros membros da família, ter acesso a documentos cuja classificação de sigilo já deveriam ter sido retirada nos Estados Unidos.

“Os Estados Unidos têm vários arquivos [sobre o golpe brasileiro]. Embora tenha uma lei que permita o acesso a alguns documentos com 25 anos, outros com 50 anos, a gente precisa saber onde os documentos estão. Eles fazem isso justamente para dificultar e nós acreditamos que com o pedido de Estado para Estado fique muito mais fácil”, explicou.

João Vicente está convicto que os documentos em poder do Estado norte-americano vão conter fatos ainda desconhecidos sobre a história brasileira. Segundo ele, é importante o envolvimento de toda a sociedade brasileira no sentido de pressionar para ter acesso a essas informações. “Acho que principalmente sobre o golpe nós vamos ter muitas informações novas. Até hoje quando eles fazem a desclassificação ainda aparecem tarjas pretas que não permitem a leitura de determinados trechos dos documentos”, diz.

O presidente da subcomissão da verdade, que faz parte da Comissão de Direitos Humanos, senador Randolfe Rodrigues (PMDB-AP), conta que entre os documentos aos quais se pretende ter acesso estão os depoimentos de agentes da CIA ao Senado americano na década de 1970. De acordo com ele, esses depoimentos podem conter informações sobre a influência dos Estados Unidos no golpe que depôs o presidente João Goulart.

“Queremos saber qual foi todo o procedimento da Central de Inteligência Americana em relação à ditadura militar brasileira, aos militantes políticos brasileiros e também [em relação à] morte do presidente João Goulart. Nós acreditamos que esses documentos vão mostrar também ligações com a Operação Condor”, diz o senador.

Tanto João Vicente Goulart, quanto Randolfe Rodrigues acreditam que o momento histórico, em que se completam 50 anos do golpe no dia 31 de março, é relevante para trazer à tona novas informações que os documentos podem conter.
De Brasília, Mariana Jungmann - Agência Brasil, 29/03/2014 11h02

PARA O LEITOR REFLETIR, HOJE

Da depressão
 
Um psiquiatra amigo conta que, ao contrário da crença popular que atribui a escuridão à capacidade de deprimir as pessoas, a maior parte dos suicídios ocorre de manhã.

É justamente no momento de acordar que o depressivo se vê diante de sua maior dificuldade: enfrentar um novo dia.
Isto nos leva a considerar o velho ditado árabe: o pior de todos os passos é o primeiro.
Quando estamos prontos para uma decisão importante, todas as forças se concentram para evitar que sigamos adiante.
Já estamos acostumados com isto. É uma velha lei da física: quebrar a inércia é difícil. Como não podemos mudar a física, concentremos a energia extra e conseguiremos dar o primeiro passo. Depois o próprio caminho ajuda
De Paulo Coelho, sábado, 29/03/2014, às 06h20

NÃO RECLAME DO CLIMA. PLANTE ÁRVORES!

Tempo de chuva é tempo de plantar
Plante Vida. Plante uma Árvore
 
 Em algum lugar da nossa cidade está faltando a sombra de uma árvore. Num parque, numa praça, numa rua, em frente à sua casa. Não importa a quem cabe a responsabilidade por essa carência. Você também é responsável pela melhoria do clima da cidade. Então faça a sua parte. Onde for permitido, plante uma árvore e colha sombra, melhor clima, ar mais puro e mais beleza paisagística!  

Campanha do blog do Herculano Costa