quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Estiagem no Ceará

Governador Camilo Santana apresenta na AL, nesta quarta-feira, plano de convivência com a seca
              
O governador do Ceará, Camilo Santana, apresenta, na manhã desta quarta-feira (25), um plano de convivência com a seca, com o objetivo de enfrentar a crise hídrica que afeta o Estado. A apresentação será feita no plenário da Assembleia Legislativa do Estado.
Atualmente, os nossos açudes em todo o estado estão com capacidade abaixo de 30%. A situação do abastecimento d’água em algumas regiões já se faz preocupante, e há riscos de colapso.
No município de Crateús, a 354 quilômetros de Fortaleza, o Açude Barragem do Batalhão, que atendia à população, está totalmente seco.
 Desde alguns meses, o abastecimento é feito com água do açude Flor do Campo, do município vizinho de Novo Oriente, que também já está em situação crítica.

(Açude Flor do Campo - Novo Oriente)
O governo tem feito obras emergenciais, como perfuração de poços e envio de carros-pipa. E está concluindo adutora (de 150 km de extensão, que vai do Açude Paulo Sarasate - Araras) para Crateús.
Ontem à tarde, um grupo de trabalhadores sem-terra ocupou o Palácio da Abolição, sede do governo, para reivindicar ações que minimizem os efeitos da seca em comunidades rurais. Os sem-terra se reuniram com representantes do governo e deixaram o palácio do governo com a promessa de que seriam perfurados, emergencialmente, 110 poços para abastecer 220 comunidades afetadas pela seca. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, afirmou que a demanda fará parte do plano que será apresentado nesta manhã na AL.
Mesmo com a incidência de chuvas em várias regiões do Estado, o Ceará deverá enfrentar o quarto ano seguido de seca, segundo os últimos prognósticos divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo o Órgão, o volume de chuvas até maio ficará abaixo das médias históricas. Até agora, as chuvas ocorrida no Ceará não modificaram muito o panorama de necessidade hídrica do Estado, de vez que nossos reservatórios não receberam quase nada em termos de reposição das cotas de suas capacidades de armazenamento de água.
Do Blog, com informações diversas, 25/02/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário