quinta-feira, 30 de abril de 2015

Funceme prevê

Chuvas no Ceará serão em torno da média entre maio e julho 

Parece uma boa notícia, mas nem tanto. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) elaborou prognóstico climático para os meses de maio, junho e julho no Ceará e a maior probabilidade apontada é para chuvas em torno da média. Entretanto, os meteorologistas da instituição ressaltam que, por se tratar do período em que as chuvas começam a diminuir no Estado, mesmo se atingirem os índices da média histórica, as chuvas não devem reverter os danos causados pela estiagem, pois se trata de um trimestre com precipitações reduzidas. 
A média somada dos próximos três meses é de 142,8 milímetros (89,9 mm em maio, 37,5 mm em junho e 15,4 mm em julho). Esse índice é bem inferior, por exemplo, à média do trimestre fevereiro, março e abril, que é de 517,6 mm. “Essa nova previsão aponta para o último mês da quadra chuvosa e para a pós-estação chuvosa. Na climatologia do Ceará, é um período de diminuição das precipitações”, explica o meteorologista Raul Fritz.

Segundo ele, em maio, a Zona de Convergência Intertropical ainda pode fazer chover no Estado e também nesse mês começarão as precipitações causadas pelos Distúrbios Ondulatórios de Leste ou Ondas de Leste, cuja atuação permanece até julho e atinge principalmente a faixa litorânea e a Região Jaguaribana. “Ainda choverá, mas mesmo se forem em torno da média, os acumulados das precipitações devem ser mais baixos nos próximos meses”.

Ano seco

Já estando no fim do mês de abril, a distribuição das chuvas no Ceará caminha pra configurar mais um ano de seca, que seria o quarto seguido. A Funceme havia previsto, no fim de dezembro, que as precipitações entre janeiro e março ficariam abaixo da média e foi o que aconteceu. Choveu 305 mm nos três primeiros meses do ano e a média do período é de 432 mm, o que caracteriza desvio negativo de 29,4%.
A Funceme também previu maior chance de chuvas abaixo da média no trimestre fevereiro, março e abril. Para este período, a média é de 517,6 mm e choveu 398,8 mm. Parcialmente, pois abril ainda não terminou e os dados não foram consolidados, o desvio desse trimestre está negativo em 23%. 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme, em 28 de abril de 2015, atualizado em 30/04/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário