sábado, 30 de maio de 2015

Sobral olhando o futuro

Inaugurado o “Parque da Luz”, onde a luz fez a curva
Em solenidade que contou com a presença do Governador Camilo Santana, da Vice governadora, Izolda Cela, do Prefeito de Sobral, Veveu Arruda, do Vice prefeito, Carlos Hilton, do Secretário das Cidades, Ivo Ferreira Gomes, do Deputado Federal Leônidas Cristino, do Presidente da Câmara Municipal, José Crisóstomo Ibiapina e muitas outras autoridades, foi inaugurado na noite de ontem (29), em Sobral, o primeiro planetário do interior do Ceará.
O Planetário local agora compõe, com o já existente Museu do Eclipse, o Observatório Henrique Morize e o Centro de Ensino e Divulgação Cientifica de Sobral, o “Parque da Luz”.
Nascidos na gestão Cid Ferreira Gomes, como prefeito de Sobral, em 1999, o Museu do Eclipse de Sobral e o Observatório Henrique Morize, foram construídos para comemorar os 80 anos do Eclipse Total do Sol ocorrido em 29 de maio de 1919, em cujo evento astronômico, aqui se reuniram as Comissões Científicas do Brasil (Chefiada pelo cientista Henrique Morize), dos EEUU, e da Inglaterra, para comprovação da Teoria de Relatividade defendida pelo físico alemão Albert Einstein.
Na solenidade de ontem, também foi inaugurada a requalificação da Praça Osvaldo Rangel/Praça do Patrocínio, uma homenagem a N.S. do Patrocínio, padroeira da Matriz e Paróquia do mesmo nome, cujo templo recebeu pintura nova da municipalidade, em face das inaugurações.
O Planetário de Sobral, tão logo foi inaugurado, já começa a funcionar. As sessões de visitas já podem ser feitas partir de hoje (30), e as de pesquisas, por escolas e grupos de estudos, a partir da próxima segunda-feira (01/06), nos horários de 18, 19 e 20 horas, de segunda a domingo, bastando apenas que sejam feitos agendamentos por e-mail ou telefone.
Segundo fontes da municipalidade, foram investidos no complexo “Parque da Luz” (Planetário, Museu, Observatório e requalificação da Praça, recursos da ordem de R$ 5 milhões, oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia, Governo do Estado (Secretaria das Cidades) e Prefeitura Municipal de Sobral
O centro de Ensino e Divulgação Científica de Sobral irá beneficiar um público de cerca de 1, 8 milhão de pessoas de toda a Zona Norte do Estado do Ceará.

Para o prefeito Veveu Arruda “o novo equipamento inaugurado vai oferecer a crianças, jovens e adultos, não só de Sobral, mas também de toda a Região Norte, uma experiência enriquecedora, atrativa e prazerosa”. Segundo ainda o prefeito “além da área da educação, o complexo todo é uma atrativo turístico para todas as cidades da Região e quiçá de todo o Estado, pois demonstra a ciência de forma prazerosa como se se estivesse assistindo a um filme, ao invés de uma aula.
Quanto à requalificação da Praça, “a gente fica feliz por atender antigo anseio da coletividade local e também por satisfazer um desejo próprio, nosso, de ver este importante logradouro receber estes melhoramentos de que estava a merecer”, destacou o prefeito.

Dados técnicos do Planetário
O Planetário de Sobral tem cúpula de 10 metros de diâmetro. O Observatório está equipado com projetores de fabricação da empresa alemã Carl Zeiss, modelo Skay máster ZKP-3 e projetor digital Space Gate V. Tem auditório em poltrona com 79 assentos, sendo, dois lugares adaptados especialmente e reservados para cadeirantes.

Serviço
Planetário de Sobral - Praça do Patrocínio
Telefones: (88) 3611.4603 / 3695.5205
E-mail: planetario@sobral.ce.gob.br
Texto de Herculano Costa, fotos: Divulgação, 30/05/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário