segunda-feira, 15 de junho de 2015

Alimentos orgânicos

Produtores de mais de 38 municípios participam da VI Feira Regional da Agricultura Familiar em Sobral

 
Para os consumidores que estiveram na Praça de Cuba, nos dias 11 e 12 de junho, puderam adquirir frutas, legumes, verduras, ovo caipira, farinha de mandioca, plantas ornamentais e medicinais, milho, feijão, artesanato de madeira e comidas típicas, além dos produtos oferecidos pelo Caminhão do Peixe. Isso porque o ponto recebeu a VI Feira Regional da Agricultura Familiar, contou com a participação de mais de 50 produtores de 38 municípios da região norte do Estado e Serra da Ibiapaba.
“A feira é uma forma de exercitar no agricultor a necessidade dele comercializar o seu produto”, explica a titular da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri) de Sobral, Luiza Barreto. “Eles são muito preocupados com a questão da produção, e participando das feiras, surge a oportunidade do produtor pensar em fazer contato direto com o consumidor final e mostrar o valor que tem o seu produto”, concluiu.
Além de valorizar a agricultura familiar e seus produtos, a feira oferta produtos que contribuem com a qualidade de vida dos consumidores. “A qualidade e o fato de ser mais saudável, já que os produtos são agroecológicos e livre de agrotóxico, é um outra vantagem nesta feira”, afirma a coordenadora Regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Leomézia Aguiar.
Sobre a participação dos produtores na feira, a organizadora do Grupo de Mulheres Produtoras e Artesãs de Tianguá, Graciete Barbosa, diz que “é muito importante. Tem agricultor que chega para nós e diz que esta feira tinha que ter todo o mês. As pessoas além de vir e de gostarem, dizem que, por eles, aconteceria sempre”, comemora.
A a VI Feira Regional da Agricultura Familiar é uma iniciativa da Fetraece, em parceria com Seagri, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Central Única dos Trabalhadores e Instituto Agropolos.
Da SEAGRI/PMS, 15.06.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário