Ceará eleva taxa de
alfabetização de crianças ao final do 2º ano
O Estado do Ceará supera os
índices de desempenho de alfabetização e das disciplinas de Português e
Matemática para alunos do 2º e 5º anos, respectivamente. A divulgação dos
resultados do acompanhamento aconteceu no encontro do Sistema Permanente de
Avaliação da Educação Básica (SPAECE), na manhã desta segunda-feira (29), no
auditório do Tribunal de Contas dos Municípios, em Fortaleza, com as presenças
da vice-governadora Izolda Cela e o secretário de Educação Maurício Holanda.
“Tivemos avanços importantes e passos muito significativos, porém ainda temos
grandes desafios. Foi feita, ao longo dos oito anos, uma grande parceria e
adesão dos municípios. Cada um deles mostrou que é possível fazer e avançar em
um ritmo vigoroso. Os dados do Ceará mostram que nós temos um ritmo
diferenciado com relação aos outros estados do Brasil. Então, agora é ampliar
ainda mais o nosso compromisso, tendo metas claras, foco e acompanhando todos
os resultados que queremos alcançar”, falou a vice governadora diante dos
números.
Com relação ao 2º ano do ensino
fundamental, um acompanhamento do desempenho entre os anos de 2007 e 2014
demonstra que 84,6% dos estudantes encontram-se alfabetizados ao término dessa
série. Em 2007, esse percentual era de apenas 39,9%. Nesse mesmo período, a
redução de percentual de alunos não alfabetizados ao final do 2º ano variou de
32,8% para 0,6%. Em 2014, a aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas disciplinas
de Língua Portuguesa e Matemática, também melhorou em relação ao ano de 2008.
Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para
35,5%, enquanto em 2008 era de 6,8%. Já em Matemática, era de 3,6% e passou
para 27,1%.
Ao todo, em 2014, 97.587 alunos
do 2º ano e 115.273 do 5º ano do Ensino Fundamental de 4.192 escolas públicas
participaram da avaliação. "O resultado mais gratificante é o aumento da
igualdade entre os alunos. Porque a média pode melhorar com o aumento das notas
dos estudantes que mais se destacaram, deixando os mais frágeis lá pra trás.
Mas quando a gente consegue melhorar as notas, trazendo todos para um patamar
acima, isso é muito bom", explicou o secretário Maurício Holanda. "O
Ceará é certamente um farol que ilumina a educação básica em todo o país. Vocês
são um exemplo de políticas públicas que tem mudado a vida de tantos
estudantes", elogiou o secretário da Educação Básica do Ministério da
Educação, Manuel Palácios.
No próximo mês de agosto, o
governador Camilo Santana irá anunciar o novo desenho e as ações do Programa
Alfabetização na Idade Certa (PAIC) para o ciclo 2015 – 2018, que terá como
referência a trajetória e os resultados conquistados ao longo dos oito anos de
realização do programa.
PAIC
O PAIC teve sua origem pela iniciativa de alguns municípios cearenses, apoiados pela Undime, Aprece e Unicef, a partir dos resultados do Comitê Cearense pela Eliminação do Analfabetismo Escolar, instituído na Assembleia Legislativa. Foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado em 2007. A partir da implementação, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. O programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa. > Leia mais sobre esta importante matéria. Clic abaixo em:
O PAIC teve sua origem pela iniciativa de alguns municípios cearenses, apoiados pela Undime, Aprece e Unicef, a partir dos resultados do Comitê Cearense pela Eliminação do Analfabetismo Escolar, instituído na Assembleia Legislativa. Foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado em 2007. A partir da implementação, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. O programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa. > Leia mais sobre esta importante matéria. Clic abaixo em:
Em 2011, o Governo do Estado, por
meio da Seduc, expandiu as ações até 5º ano, com vistas a melhorar os
resultados de aprendizagem da etapa inicial do Ensino Fundamental. Essa
iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5) e visa
oferecer aos municípios mais formação aos profissionais, apoio à gestão escolar
e aos alunos com dificuldades de aprendizagem, entre outros aspectos.
O PAIC juntamente com outras
experiências, contribuiu para a estruturação por parte Ministério da Educação
do Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
SPAECE – Escalas
A escala da alfabetização (2º ano) é constituída por cinco padrões,
representados pelas seguintes pontuações: até 75 pontos – não alfabetizado; de
75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150
– suficiente e acima de 150 – nível desejável.
Os resultados do 5º ano, por sua
vez, são identificados a partir de quatro padrões de desempenho, sendo para
Língua Portuguesa: até 125 pontos – muito crítico; de 125 até 175 – crítico; de
175 até 225 – intermediário, e acima de 225 – nível adequado. Para Matemática,
os padrões de desempenho dos alunos do 5º ano são expressos através dos
seguintes níveis: até 150 pontos – muito crítico; de 150 até 200 – crítico; de
200 até 250 – intermediário, e acima de 250 – nível adequado.
Em 2007, ano de implantação do
PAIC, a média de proficiência alcançada no 2º ano do Ensino Fundamental foi de
119,1 pontos, o que corresponde ao padrão intermediário. Em 2014, alcançou
174,3 pontos, permanecendo na proficiência desejável, conquistada desde 2013.
No início do Programa, apenas 14 municípios estavam no padrão Desejável em
alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2014,
esse número subiu para 173.
Quanto aos resultados do 5º ano,
em 2008, nenhum município cearense apresentava média no nível adequado em
Língua Portuguesa e Matemática. Em 2014, o resultado do 5º ano cresceu de forma
considerável, mostrando que 34 municípios cearenses já se encontram com média
no nível adequado nas duas disciplinas.
Da Assessora de
Imprensa da Secretaria da Educação, Jacqueline Cavalcante / Coordenadoria de
Imprensa da Casa Civil do Governo do Estado Ceará,Sabrina Lima, Gestora de
Célula/Secretarias, 30/06/2015 (Fotos: Marcos Studart)
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