quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Das Manchetes dos principais jornais

PF prende nesta manhã senador petista Delcídio do Amaral
                                         Delcidio Amaral
(Senador Delcídio do Amaral, do PT - Foto: Captura de imagem)
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta-feira, em Brasília, o senador Delcídio do Amaral (PT), líder do Governo no Senado Federal. A prisão, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), faz parte das investigações da Operação Lava Jato que apura os esquemas de corrupção na Petrobras.
O líder do governo no Senado chegou por volta das 8h15 desta quarta-feira (25) à sede da Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A prisão do senador foi autorizada pelo ministro-relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavaski.
No Senado, a Polícia Federal realiza operação de busca e apreensão nos gabinetes da liderança do governo e do senador. A Polícia Legislativa impede o acesso da imprensa ao local. Segundo a colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, Delcídio estaria obstruindo as investigações da Lava Jato. 
Ele teria sido flagrado na tentativa de prejudicar as investigações contra ele, em uma tentativa de destruir provas contra ele.
Esta é a primeira vez que um senador com mandato é preso. Segundo foi dado a saber à imprensa especializada, pela manhã, o ministro Teori Zavascki convocou uma reunião extraordinária da Turma dedicada à Lava Jato. A reunião da Corte está sendo reservada, que é algo raro.
De acordo com a fonte da informação no tribunal, a sessão foi marcada pelo presidente da Turma, ministro Dias Toffoli, a pedido do ministro Teori Zavascki, relator dos casos relativos ao esquema de corrupção na Petrobrás.
Zavascki informou nessa terça, 24, ao presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, de que seria realizada uma sessão nesta quarta, 25, para debater uma decisão importante. O informe a Lewandowski foi feito pessoalmente pelo relator dos processos da Lava Jato na Corte e não pelo presidente da Turma, ministro Dias Toffoli, a quem cabe usualmente fazer os comunicados institucionais.
Além de Delcídio do Amaral, a PF prendeu também o chefe de gabinete dele, o banqueiro André Esteves do banco BTG Pactual e um advogado ligado ao senador.
Com conteúdo de Agências, 25/11/2015, às 06h30
(Aqui sim, Educação para toda a vida!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário