terça-feira, 3 de novembro de 2015

Economia - Semi árido

Nordeste e MG buscam recursos para Agricultura Familiar
 
Os secretários de Estado responsáveis pelas políticas de desenvolvimento agrário do Nordeste e de Minas Gerais vão reivindicar, junto ao governo federal, mudança na legislação para que os recursos compulsórios arrecadados pelo Sistema S (Sesi, Senai, Senat, Senar, Sesc, entre outros), principalmente os de base previdenciária oriundos da comercialização da produção da agricultura familiar, sejam melhor aplicados, sobretudo para potencializar a produção por meio de política nacional de assistência técnica rural.
A medida integra um conjunto de propostas que constam na “Carta de Belo Horizonte”, aprovada nesta sexta-feira (30), no encerramento do 4º Fórum dos Secretários de Estado Responsáveis pelas Políticas de apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e de Minas Gerais. A ideia central do documento é propor ações para o fortalecimento institucional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para garantir as conquistas do setor nos últimos anos.
 
Segundo o secretário Dedé Teixeira, é fundamental o discurso dos recursos hídricos na agricultura para implementação de projetos de inovação e núcleos produtivos. “A carta dos secretários é composta por propostas, entre elas a participação ativa do governo federal na questão dos impactos dos recursos hídricos na Agricultura Familiar", concluiu. 
Para o secretário-executivo do Fórum, Eugênio Peixoto os dez secretários de Estado que compõem o Fórum irão solicitar uma audiência pública com o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, para discutir a questão dos recursos hídricos.
Além do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, assinaram o documento os secretários de Estado Adelmo Soares (Agricultura Familiar do Maranhão), Esmeraldo Leal (Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca de Sergipe), Glênio Martins (Desenvolvimento Agrário do Estado de Minas Gerais), Lenildo Morais (Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba), Raimundo Costa (Assuntos Fundiários e Apoio a Reforma Agrária do Rio Grande do Norte), além dos representantes da Secretarias de Alagoas (Álvaro Machado), Piauí (Adalberto Pereira) e Pernambuco (José Cláudio). [...]
Coordenadoria de  Imprensa do Governo do Estado do Ceará - Casa Civil, Ana Martins, 03/11/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário