Atacarejo ultrapassa super e hipermercado em representatividade para
famílias

O atacarejo já é o tipo de loja com maior
representatividade entre as famílias brasileiras, de acordo com levantamento da
Nielsen. Pesquisa apresentada durante lançamento da Associação Brasileira dos
Atacadistas de Autosserviço (Abaas), que reúne as grandes do atacarejo, aponta
que esse tipo de loja atinge 46,4% dos domicílios, superando este ano neste
critério os supermercados, depois de já ter superado os hipermercados em 2015.
Segundo o estudo, 415 mil famílias abandonaram os
hipermercados este ano, aumentando a preferência pelo atacarejo. A explicação,
de acordo com a diretora da Nielsen, Daniela Toledo, é a busca dos consumidores
por menores preços.
O atacarejo é o único tipo de loja que continua
observando crescimento no volume de produtos vendidos este ano, ainda de acordo
com os dados do levantamento. As vendas em volume cresceram 14,4% entre janeiro
e setembro de 2016 na comparação com igual período do ano passado enquanto os
outros tipos de varejo juntos tiveram uma queda de 4,2% nas vendas em volume.
Parte da explicação para o crescimento é que o
atacarejo vem investindo pesado em abertura de novas lojas. Em 2016, a Nielsen
calcula que um terço do crescimento de vendas possa ser explicado pela abertura
de lojas novas.
Esta tendência, porém, avaliou Daniela, tende a
diminuir conforme o formato se torna mais maduro, com uma participação já
relevante no consumo das famílias.
No curto prazo, no entanto, as redes tem mantido os
planos de expansão. O Atacadão, que pertence ao Carrefour, vai encerrar o ano
com 12 inaugurações, segundo seu presidente, Roberto Müssnich. A expectativa é
manter um ritmo parecido em 2017.
No Assaí, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), o ano se
encerra com 13 inaugurações. Para 2017, serão de 6 a 8 lojas novas, além de 15
pontos de venda que vão deixar de ser hipermercados Extra para virarem
atacarejos.
A rede Roldão também tem planos para expandir no
próximo ano. Segundo seu presidente, Ricardo Roldão, serão ao menos seis
inaugurações em 2017, fazendo a rede chegar a 36 pontos de venda.
Fonte: Estadão Conteúdo, 23/11/2016
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