Hospital Regional Norte é reconhecido
por assistência segura ao paciente
A Organização Nacional de Acreditação (ONA), que certifica
requisitos de segurança e gestão integrada até o nível de excelência gerencial,
homologou nesta quinta-feira, 13, o certificado de Acreditado Pleno - Nível II,
concedido ao Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública do Governo do
Ceará. O HRN é o quarto hospital acreditado do Ceará, sendo o terceiro público
a receber essa certificação.
A certificação é dada a instituições de saúde que,
além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com
processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.
O HRN foi o segundo hospital de nível terciário inaugurado no interior do
Ceará. É um marco para os seus quatro anos e meio de funcionamento, pois,
agora, se consolida com o reconhecimento por uma assistência segura e gestão
integrada nos serviços ofertados à população dos 55 municípios da macrorregião
Norte.
O diretor-geral do Hospital Regional Norte, Daniel Hardy Melo,
ressalta os benefícios que a Acreditação traz à instituição e,
consequentemente, para os pacientes. “O reconhecimento reflete o empenho da
unidade em melhorar a segurança e a qualidade dos cuidados aos pacientes e
acompanhantes, proporcionando um ambiente livre de riscos para aqueles que
circulam na instituição. As certificações não garantem que as falhas não possam
acontecer, mas atestam que possuímos normas funcionando como ações preventivas.
É um processo importante para o hospital avaliar essas ações de forma
sistematizada”, destaca o diretor.
O Hospital tem como principal perfil no seu
atendimento, pacientes clínicos, cirúrgicos, pediátricos e neonatais. A unidade
conta com 410 leitos, sendo 298 de internação e 112 de emergência e oferece
atendimento 24hs para Urgência e Emergência Adulto e Pediátrico. Desde a sua
inauguração em 18 de janeiro de 2013, até junho de 2017, já foram atendidas
246.112 pessoas na Emergência do HRN. É o caso do aposentado Francisco Cândido
Aguiar, do município de Mucambo. Atualmente, ele se encontra internado na
Clínica Médica, sendo tratado de uma pneumonia. “Para mim o atendimento é
ótimo. Só tenho é agradecer por tudo”, diz. Depois de 21 dias de internação, o
seu Francisco recebeu alta nesta sexta-feira, 14.
Certificação
Em novembro de 2016, o Hospital recebeu a visita diagnóstico do
Instituto Qualisa de Gestão (IQG), entidade credenciada pela ONA, para realizar
o processo de Acreditação. Foram avaliados os critérios de segurança do
paciente, como protocolos, prontuários, comissões, e a interação entre os
setores de assistência, apoio e gestão. Na segunda quinzena de junho de 2017, o
IQG retornou ao hospital para avaliar se o HRN estava apto a receber esse
reconhecimento.
Acreditação
Acreditação Hospitalar é uma certificação de qualidade, exclusiva
para instituições de saúde. O Sistema de Acreditação é uma metodologia
reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância
Sanitária (Anvisa), sendo concedida pela Organização Nacional de Acreditação,
entidade não governamental sem fins lucrativos que fiscaliza os serviços de
saúde no Brasil. Esta certificação visa comprovar a segurança no gerenciamento
de processos, tanto assistenciais como administrativos, reforçando a
credibilidade, a confiança e a sustentabilidade da instituição, visando sempre
uma assistência segura e de qualidade para população. A metodologia apresenta
três níveis: Acreditado (nível I), Acreditado Pleno (nível II) e Acreditado com
excelência (nível III). As visitas para manutenção dos certificados são feitas
regularmente, a cada 8 ou 12 meses.
Da Assessoria de Imprensa do HRN, em 15/07/2017
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