quinta-feira, 20 de julho de 2017

Extição do TCM - AL decide hoje

TCM pode ser extinto nesta quinta, mas Domingos promete resistir
FOTOMONTAGEM Rachadura inserida no prédio do TCM simboliza possível fim do órgão de fiscalização cearense  
Após muitos conflitos nos bastidores políticos, brigas entre parlamentares e ações na Justiça, a Assembleia Legislativa vota, nesta quinta-feira (20), a Proposta de Emenda à Constituição do Estado (PEC) que extingue o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). São necessários 28 votos para a PEC ser aprovada.
A base aliada ao ex-governador Cid Gomes (PDT) e ao Governador Camilo Santana (PT) calcula que, pelo menos, 31 deputados votarão pelo sepultamento do TCM. Ex-aliado de Cid e Camilo, o presidente do TCM, Domingos Filho, perdeu força política na tentativa de reverter a votação da PEC, mas promete resistir e recorrer à Justiça para manter em funcionamento o Tribunal de Contas dos Municípios.
A Assembleia Legislativa terá, nesta quinta-feira, um dia considerado histórico para os aliados do ex-governador Cid Gomes. Cid articulou a extinção do TCM como resposta ao gesto de Domingos Filho de traí-lo na disputa pelo comando do Legislativo Estadual em 2016. Cid transformou a votação da PEC do TCM em ponto de honra para a sua agenda política.

O fim do Tribunal de Contas dos Municípios tem desdobramentos no cenário político com vistas às eleições de 2018. Um dos impactos é que, extinto, o TCM deixa de ser um dos mais importantes palanques do conselheiro Domingos Filho. O TCM concentrava força política pela relação direta dos conselheiros com ex-prefeitos e prefeitos que, ao longo dos anos, dependem de decisões e compreensões da Corte.
Copyright by CearáAgora, em 20/07/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário