segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Efeméride - Nacional

Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, hoje, 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Apesar dos muitos movimentos contra o preconceito há se registram muitas manifestações, mesmo que individuais, de racismo no nosso País. 
(Merchndising)
Quem não gosta de aproveitar um dia de folga, que atire a primeira pedra, não é mesmo? Todo mundo agradece pelo feriado prolongado, trata logo de planejar boas viagens com os amigos ou festeja se a programação incluir cama e maratona de séries. Com o de hoje, Dia da Consciência Negra, não é diferente, apesar da frase: “mas nós não temos o Dia da Consciência Branca”. E sabe qual é o pior? Os questionamentos que parecem ingênuos, mas são preconceituosos, não param por aí.
  
Quem é negra sabe: um dia de compras, por exemplo, vira inoportuno com a pergunta “quanto custa essa camiseta?”; ou um meeting de trabalho acaba em 'climão' quando somos recebidas com um olhar de surpresa e a fala "ah, é você?". Por isso, nesse dia de reflexão sobre a inclusão do negro na sociedade, nós separamos as 22 frases que toda mulher negra está simplesmente cansada de ouvir:
1. Oi, morena!
2. Eu não sou racista. A minha melhor amiga é negra.
3. O racismo no Brasil não existe mais.
4. Vocês também são racistas. Eu vivo sofrendo racismo reverso.
5. Vocês precisam parar de "mi mi mi".
6. Você é uma negra muito bonita.
7. Você deve ser um furacão na cama.
8. Você não é mulher para casar.
9. A sua beleza é tão exótica.
10. Quando você sai com o cabelo preso fica mais elegante.
11. Você é tão escura, nem parece brasileira.
12. No verão, quero ficar igual a você, da cor do pecado.
13. Você nem precisa usar protetor solar, né?
14. Nossa, o seu cabelo é macio. Achei que fosse duro.
15. Eu até queria que o meu fosse assim também.
16. A moça que trabalha lá em casa usa o mesmo penteado que o seu.
Você alisaria? (Foto: Reprodução Instagram @nichollekobi )
17. Você alisaria o cabelo? A vaga não tem o seu perfil.
18. Você não é negra! Os seus traços são finos e a sua pele é mais clara que a da Globeleza.
19. Vocês têm mania de perseguição, não posso nem elogiar o seu corpo.
20. Aliás, você sabe sambar, né? Me ensina?
21. Você já pensou em ser passista de escola de samba?
22. Eu amo a sua cultura, me sinto branca de alma negra.
Iza (Foto: Marie Claire)
 Celebridades negras falam sobre preconceito velado
“Mulata não é elogio". É com essa frase que a cover girl de novembro, Iza, da revista Marie Claire (foto) descreve uma das diversas caras do racismo disfarçado de elogio. “Passei quase dez anos alisando os fios do cabelo e escondendo a bunda. Agora, sei o quanto tudo isso me empodera”, disse Iza
"Dizer para uma mulher negra: 'Nossa, como você é linda, seus traços são finos e delicados', não é elogio", falou Aline Wirley, ex-Rouge. Já Patty de Jesus, farta de eufemismos, foi categórica: "Não me chamem de morena. Eu sou negra". Sthefanie Ribeiro: “Até quando as negras serão domésticas na sua novela? Afinal, o que é apropriação cultural?” Indaga. 
O cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, branco e de olhos azuis, em recente declaração a respeito de preconceito racial dissera: “nenhum brasileiro tem cem por cento de sangue branco”.
De fontes diversas, pesquisado por Herculano Costa para o blog, em 20/11/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário