sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Chuvas no Ceará

Litoral, Serra da Ibiapaba e Sul do Ceará têm boas possibilidades de chuvas neste fim de semana
 
Serra de Ibiapaba tem previsão de precipitações no fim de semana (FOTO: Reprodução)
O primeiro fim de semana de fevereiro começa com previsão de nebulosidade variável com possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e na Serra da Ibiapaba e céu parcialmente nublado nas demais áreas ao longo desta sexta-feira (02). No sábado (3), há possibilidade de precipitações no litoral e no sul do Estado. Já no domingo (4), segue com chances de chuvas na faixa litorânea, mas também na Serra da Ibiapaba. 
Neste início de estação chuvosa, o que se observa é a presença de nuvens sobre o Estado associada à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico indutor de chuvas neste período, assim com a existência de um Cavado de Altos Níveis sobre o Nordeste. 
Entre as 7h desta quinta-feira (1º) e as 7h desta sexta, há registros de poucas chuvas no Estado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Balanço parcial indica precipitações em quatro municípios, sendo eles: Ubajara (8.8 mm), Trairi ( 8 mm), Paraipaba (7.2 mm) e Paracuru (5.4 mm).
 
Prognóstico 
Após o período de seis anos consecutivos de seca, o Estado apresentou cenário favorável para chuvas acima da média histórica. A avaliação climática para o período de fevereiro a abril divulgada em 22 de janeiro aponta que, no Ceará, há 40% de probabilidade para chuvas superiores à média histórica, 35% em torno da normalidade e 25% de chances do período se encerrar abaixo do normal.
O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, explicou que a situação para o trimestre é mais favorável em relação ao mesmo período de 2017. Contudo, ele pontuou que haverá tendência similar de irregularidades dependendo da região do Estado. 
Da AsseCom da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Felipe Lima, em 02/02/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário