segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Poder

Ao contrário de Bolsonaro, Mourão rebate Trump e diz que ato reflete tensão geopolítica
 Hamilton Mourão
Vice-presidente Hamilton Mourão (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)
Diferentemente de Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão rebateu a decisão de Donald Trump, que anunciou pelo Twitter que vai retomar tarifas sobre o aço e o alumínio de Brasil e Argentina.
Durante participação em um evento em São Paulo promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Mourão disse que o gesto de Trump é característico da tensão geopolítica que o mundo vive. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
"Hoje, pela manhã, Trump disse que vai aumentar as tarifas do aço brasileiro porque estamos desvalorização de forma artificial as nossas moedas. Não é o que está acontecendo", disse o vice-presidente. "Isso [o ato de Trump] é uma característica da tensão geopolítica que estamos vivendo, que gera protecionismo e é anticíclica em relação à globalização", acrescentou.
Mourão comentava sobre o conflito comercial entre Estados Unidos e China quando falou sobre a medida de Trump. Segundo ele, o conflito gera oportunidades para países como o Brasil e leva a reações como a de Trump.
"EUA e China passam por um choque tecnológico, comercial, mas é também uma disputa de poder", afirmou Mourão. "Óbvio que abre oportunidades a países como nós, que precisamos dinamizar exportações, de financiamento de infraestrutura, de construção, e os chineses estão dispostos a financiar", disse.
Com informação do jornal O Estado de S. Paulo, Brasil 247, publicado em 02.11.2019, às 15h53

Nenhum comentário:

Postar um comentário